Http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Portal Educacional Clickideia
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Portal Educacional Clickideia
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Por que o jornal na escola?
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
TV ESCOLA.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
vídeo
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor

Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas OCRI/ITAC Ottawa 2007 3/25/2017 2:24 PM 3/25/2017 2:24 PM Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Laboratórios para as escolas urbanas Laboratórios para as escolas rurais Banda larga nas escolas Formação de professores e gestores para uso educativo das TIC nas escolas públicas © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION. © 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION. 2 2

ATENDIMENTO DO Escolas Rurais LapTop Professor Artur Escolas Urbanas Banda Larga Nas Escolas LapTop Professor Escolas Urbanas Artur Equipamentos Administrativos Queremos chegar a todas as escolas públicas nas zonas rurais e urbanas até 2010

Por que um Portal para professores? Antiga reivindicação dos formadores brasileiros: ter um canal virtual de contato oficial, de professor para professor Apoio aos processos de capacitação institucionais ofertados pelo Ministério da Educação e seu diversos parceiros Oportunizar aos professores de todas as regiões do país o acesso a possibilidades informais de formação continuada Participação do Brasil no RELPE – Rede Latinoamericana de Portais Educativos desde 2005

Como esse “apoio” se estrutura no Portal? - Disseminação das experiências educacionais das e nas diferentes regiões do Brasil - Oferta de recursos multimídia em diferentes formatos, materiais de estudo, links Oferta de ferramenta de autoria para compartilhamento, entre os professores, de sugestões didáticas para as variadas áreas do conhecimento e níveis de ensino – rede de conhecimento Possibilidade de interação entre professores de diferentes locais, formação e interesses Inclusão digital dos professores seja no âmbito público ou privado

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor

O “Espaço da Aula”: uma possibilidade de aprendizagem na prática...? ...o professor exerce um papel central na aprendizagem do aluno, por ser ele quem decide o “o que” e o como” acontece na sala de aula. ... o professor que aprende bem e, continuadamente, pode contribuir mais efetivamente com a aprendizagem do aluno. ...é fundamental para um educador saber selecionar adequadamente as estratégias que melhor ajudarão o aluno a alcançar as aprendizagens esperadas.

Acesso aos recursos e aulas nos 3 primeiros meses após lançamento do Portal Sugestões de aulas

ACESSOS 1. 572. 582 acessos - 111 países 1. 021 ACESSOS 1.572.582 acessos - 111 países 1.021.150 visitantes únicos – 58.774 inscritos

Portal E-proinfo

Diferencial

Comentários

A abordagem inicial sobre o tema poderá se desenvolver .... Terminada a exposição dos principais conceitos, inicia-se a segunda parte da aula... Por fim, com os alunos ainda em grupo, o professor pode ...

Inclua em suas estratégias recursos multimídia e de interação Inclua em suas estratégias recursos multimídia e de interação. Mas lembre-se que a aula não deve ser simplesmente sobre o uso desses recursos, e sim, propor o uso das TICs de forma integrada ao currículo e para enriquecer a dinâmica de trabalho dos alunos: • Vídeos, animações/simulações, áudios, imagens, experimentos e outros - inseridos do Portal ou links externos. • Blogs - para divulgar as aprendizagens e promover a comunicação entre alunos e pessoas de diferentes localidades. • Links de portais ou sites - como espaços ricos de pesquisa para os alunos • Podcasts ou áudios - novas linguagens para as produções dos alunos • Google docs, wiki ou outro editor - para produção colaborativa entre os alunos. • Softwares educacionais - para criação de jogos, experimentações e outros. • Salas de chat, fóruns - para debates entre alunos de diferentes locais. • Jornais eletrônicos e murais digitais - para registro das novas aprendizagens.

Área do Professor

http://portaldoprofessor. mec. gov. br/fichaTecnicaAula. html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4849

“Navegar pelo Portal do professor foi uma experiência importante e muito interessante. Arrisquei postar uma aula no portal seguindo as sugestões. Parecia tudo muito fácil, uma vez que planejo minhas aulas diariamente, porém quando "abrimos" nosso planejamento para nossos colegas, recebemos sugestões, ideias e percebemos o quanto ainda temos que aprender.” Lisandra Pegoraro Trecco - Universidade de Passo Fundo “Trabalhar com o Portal do Professor foi muito bom. Nele aprendi coisas novas e percebi que quanto mais dinâmicas e inovadoras nossas aula forem, mais atraentes elas serão aos nossos alunos. O planejamento de uma aula sempre representa um desafio, pois não basta conhecermos bem o assunto. Precisamos transformar este projeto numa aula em que o aluno sinta-se provocado a buscar além daquilo que estamos trabalhando. E as aulas que vi nas sugestões do Portal, muito contribuíram: novas ideias, novos recursos, enfim, novas visões sobre o ensinar e aprender.” Natália Didó - Universidade de Passo Fundo

Oferecer recursos multimídia em diferentes formatos, materiais de estudo, links

Possibilitar a interação entre professores de diferentes locais, formação e interesses

Disseminar as experiências educacionais das e nas diferentes regiões do Brasil

Carmemprata@mec.gov.br portaldoprofessor@mec.gov.br