SISTEMA ABO Karl Landsteiner, no início do século XX, fez reagir amostras de sangue de diversas pessoas, isolando as hemácias e fazendo diferentes combinações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biologia Aulão de Genética
Advertisements

SISTEMA ABO Antígenos: substâncias estranhas ao organismo, provocam reações de defesa. Aglutinogênio= antígenos existentes na superfície das hemácias.
Cruzamentos em Genética
A primeira Lei de Mendel
GENÉTICA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
Sumário Excepções às leis de Mendel: dominância incompleta, co-dominância, alelos letais e alelos múltiplos. Correcção de exercícios sobre hereditariedade.
Departamento de Biologia
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
Genética.
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
GRUPOS SANGUÍNEOS, TRANSFUSÃO, TRANSPLANTES
NOÇÕES DE IMUNOGENÉTICA E DA GENÉTICA DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO e RH
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Alelos Múltiplos (Polialelia)
GRUPOS SANGUÍNEOS.
Sistema ABO, RH, MN.
Noções de probabilidade.
Ácidos nucleicos.
SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS 1os anos Pessoa 2009
É responsável pelo transporte, regulação e proteção do nosso organismo.
Genética Básica.
Alelos Múltiplos O Sistema ABO Prof. Ana Rita Rainho.
Os genes Juliana Zimmermmann.
Sistema ABO Karl Landsteiner, no início do
SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO BIOLOGIA-2°E.M
GENÉTICA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS

Alelos múltiplos ou polialelia
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
Alelos múltiplos.
Atividades de Laboratório
Os genes alelos múltiplos
Sangue O sangue é constituído por uma parte líquida chamada de plasma e por uma parte sólida composta pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos,
Alelos Múltiplos ou Polialelia
Descobre o teu sistema imunitário através de várias ferramentas de diagnóstico Responsáveis: Glória Nunes Manuela Correia Paula Videira Julho 2010.
Herança dos grupos sanguíneos
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
Probabilidade Alelos Múltiplos Prof. Lourenço
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Alelos múltiplos Série de três ou mais genes alelos que, ocupando o mesmo locus produzem, dois a dois, diferentes aspectos da mesma característica biológica.
Revisão de Ciências Avaliação mensal – 3º bimestre
Extensão Mendeliana Prof. Adair Carvalho.
Reação de Aglutinação Direta e Indireta
3º Bimestre Biotecnologia
Polialelia (Alelos Múltiplos)
Marcello Vieira Lasneaux
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
Genética do Sistema ABO e Fator Rh
Aluno (a): Professora: Patrícia 8º Ano Vespertino
GENÉTICA: GRUPOS SANGUÍNEOS
Grupos sanguíneos Sistema ABO e Rh
Definição... Teste realizado para estabelecer qual o tipo sanguíneo e o fator Rh (positivo ou negativo) que uma pessoa possui.
Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos
UPGRADE - Semana 3 Polialelia
Interações de genes alelos DOMINÂNCIA INCOMPLETA E CO-DOMINÂNCIA
GENÉTICA: GRUPOS SANGUÍNEOS
Casos especiais da 1° Lei de Mendel
Sistema sangüíneo ABO.
Extensões Mendeliana Vera Andrade, X Aa P AAaa 100% ervilhas amarelas Parental F1 Geração F1 Amarela Verde Amarela 1ª Lei de Mendel.
Grupos sanguíneos Sistema AB0 e Rh
- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade
DOMINÂNCIA INCOMPLETA Considere: V – alelo responsável pela corola vermelha B – alelo responsável pela corola branca Indique os genótipos dos hibrídos.
Descobertas Pós-Mendeliana. Genes Letais Talassemia (Anemia do Mediterrâneo) GenótipoFenótipo TNTNTNTN Normal TMTNTMTN Talassêmico Menor TMTMTMTM Talassêmico.
SANGUE Página 113.
Trabalho de biologia Aluna= ingride t. professor=hosmany data=
Ciências Naturais – 9.o ano
Genética.
Herança de grupos sanguíneos na espécie humana
Transcrição da apresentação:

SISTEMA ABO Karl Landsteiner, no início do século XX, fez reagir amostras de sangue de diversas pessoas, isolando as hemácias e fazendo diferentes combinações entre plasma e hemácias. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_ABO Imagem: Autor desconhecido / Public domain.

São conhecidos, na espécie humana, cerca de 20 sistemas de classificação sanguínea. Os três principais utilizados na análise serão: ABO, MN e Rh. Esses 3 sistemas são transmitidos independentemente, pois os alelos estão em cromossomos não homólogos.

Dessa forma, foi descoberto que os seres humanos possuem três grupos sanguíneos: A, B e O Assim, foi explicado por que tantas pessoas morriam depois de transfusão sanguínea. O sangue AB, mais raro, foi descoberto anos depois por colaboradores de Landsteiner. Os grupos sanguíneos no sistema ABO são em número de quatro determinados geneticamente.

Os fenótipos são manifestados por três alelos: IA , IB , i. I deve-se à palavra Isoaglutinação. Da relação de Dominância entre os pares de alelos formados é que se obtém os diferentes tipos de Sangue formado (fenótipo). Como o alelo i só consegue manifestar fenótipo quando está em dose dupla ele é recessivo em relação à IA e IB. Grupo O é Homozigoto Recessivo. Porém quando os alelos IA e IB estão juntos , ocorre um caso de Co-dominância e o indivíduo será AB.

Sendo assim, indivíduos: IA IA ou IA i possuem antígeno A IB IB ou IB i possuem antígeno B IA IB possuem antígeno A e B i i não possuem antígenos

Qual a diferença entre o sangue A, B, AB ou O? O sangue humano possui uma parte líquida chamada de plasma, nela são encontradas as aglutininas (anti-A e anti-B), que atuam como anticorpos e reagem contra os aglutinogênios (A e B), presentes nas hemácias sanguíneas. Sangue Aglutinogênio Aglutinina A Anti-B B Anti-A AB A e B Nenhuma O Nenhum Anti-A e anti-B

Qual a diferença entre o sangue A, B, AB ou O? O sangue humano possui uma parte líquida chamada de plasma, nela são encontradas as aglutininas (anti-A e anti-B), que atuam como anticorpos e reagem contra os aglutinogênios (A e B), presentes nas hemácias sanguíneas. Além do antígeno nas hemácias, encontra-se no plasma sanguíneo uma outra proteína atuando dessa vez como Anticorpo, conhecida como Aglutinina. A reação de antígeno-anticorpo é muito específica e no sistema sanguíneo pode causar a Aglutinação.

Existem 2 tipos de aglutininas que podem ocorrer no plasma. Anti-A que reage com o antígeno A Anti-B que reage com o antígeno B Sendo assim, pessoas com antígeno A não apresentam anticorpo Anti-A. Já nas pessoas com antígeno B, é o inverso, pois não apresem o anticorpo Anti-B. Logo indivíduos com antígeno A devem apresentar anticorpo Anti-B. O inverso ocorre com o antígeno B. Pessoas do grupo AB não possuem esses anticorpos, senão a aglutinação ocorria já internamente. Pessoas do grupo O por não apresentarem antígenos, possuem os dois anticorpos em seu plasma.

DETERMINAÇÃO DO SISTEMA ABO O sangue depois de centrifugado se divide em duas partes distintas. Plasma: parte líquida e de menor densidade. Elementos Figurados: parte que se encontram as células ou pedaços delas, como por exemplo: Hemácias, Leucócitos e Plaquetas. N° GAMETAS DIFERENTES 2N

No sistema ABO existem 2 tipos de proteínas atuando como antígenos conhecidos como Aglutinogênio e são determinados por um alelo. Aglutinógeno (Antígeno) A é determinado por alelo IA . Aglutinógeno (Antígeno) B é determinado por alelo IB . O alelo i não produz antígeno. N° GAMETAS DIFERENTES 2N

TIPAGEM SANGUÍNEA – SISTEMA ABO Esse teste é feito para se descobrir qual o tipo sanguíneo de uma pessoa. O teste consiste em colocar em uma lâmina um pouco de soro Anti-A e um pouco de soro Anti-B sem misturar os dois. Depois é acrescentado um pouco da amostra de sangue da pessoa em cada um dos dois anticorpos. O resultado pode se encontrado de 4 formas: N° GAMETAS DIFERENTES 2N

2N TRANSFUSÃO SANGUÍNEA Para que ocorra uma transfusão bem sucedida é necessário haver a compatibilidade de doador/receptor. Para isso o antígeno do doador não pode se ligar ao anticorpo do receptor causando Aglutinação. Um exemplo com sangue do tipo A. Seu antígeno é o A e seu anticorpo é Anti-B. Se ele doar para um indivíduo de sangue B irá ocorrer a aglutinação, pois o anticorpo do B é o Anti-A. O doador do tipo O pode doar para qualquer outro tipo pois não possuí antígeno nas hemácias. Por isso o denominamos Doador Universal. Já o do tipo AB pode receber de qualquer um pois não possui nenhum anticorpo no plasma. Conhecido como Receptor Universal. N° GAMETAS DIFERENTES 2N

TRANSFUSÃO SANGUÍNEA N° GAMETAS DIFERENTES 2N