Mudança do clima e acordos internacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
Advertisements

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
CIER Implicações e oportunidades dos acordos sobre o clima para o setor elétrico Rio de Janeiro, 20 de Maio de 2010 Newton Paciornik Ministério da Ciência.
Visão Geral do Mercado de Carbono e o MDL SWISSCAM – Roberta Chaves Sá Borges.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
JOSÉ MANUEL PUREZA O Direito Internacional do Ambiente - Aula 3 - Faculdade de Direito – Universidade Nova de Lisboa
Mudança do clima e acordos internacionais
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
Protocolo de Quioto.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Gold Standard e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
As provas científicas são conclusivas EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Väder- och Klimatförändringar
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
O mercado dos créditos de carbono
Biomassa.
Palestrante: José Eustáquio Viola
CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE
CETESB Inventário de gases de efeito estufa São Paulo, 24 de setembro de 2010 Seminário sobre Mudanças Climáticas Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante.
Mauro Meirelles de Oliveira Santos Ministério da Ciência e Tecnologia
Curitiba, 21 de novembro de 2007
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Programa UFBA Ecológica
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
62º CONGRESSO ANUAL DA ABM GESTÃO ENERGÉTICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Vitória, 24 de julho de 2007 Impacto do Tratado de Quioto no Brasil Luiz Gylvan.
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Eco-92.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Política e Meio Ambiente
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Formalização de um novo acordo internacional EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Efeito de estufa.
Ecologia e relações internacionais
Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
O Efeito Estufa.
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Fluxos e fontes de energia
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Natureza e Tecnologia.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Coordenação Geral de Mudanças Globais de.
COP21 – O que é e por que é diferente das anteriores? COP21 – Modo de Usar Oficina para Jornalistas Novembro, 2015 Carlos Rittl Observatório do Clima Secretário.
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Instituto Fernando Henrique Cardoso Bolsa de Mercadorias e Futuros Mudança Climática e Desafios do Desenvolvimento São Paulo, 1º de setembro de 2005 Luiz.
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
Transcrição da apresentação:

Mudança do clima e acordos internacionais 10/04/2006, Goiânia

Referências básicas www.ipcc.ch www.unfccc.int www.stabilisation2005.com www.climatelaw.org www.ieta.org www.oabsp.org.br

Mudança do clima: noções básicas sobre o clima Clima são as estatísticas (média, desvio padrão, etc.) das variáveis que definem o estado da atmosfera: Temperatura; Pressão; Vento (direção e intensidade); Precipitação; Umidade.

Mudança do clima: noções básicas sobre o clima O clima é determinado pelas condições geográficas e pelo aporte de energia solar. A radiação do sol esquenta a superfície, de forma diferente. Com a rotação da terra, é gerado o movimento da atmosfera.

Mudança do clima: noções básicas sobre o clima A cor da radiação de um corpo depende de sua temperatura: A superfície do Sol está a 6.000K, por isso a radiação solar é no espectro visível, com o máximo na cor verde. A superfície da Terra está a 300K, por isso a radiação terrestre é no espectro infra-vermelho, invisível.

Mudança do clima: Efeito estufa e aumento de sua intensidade Uma estufa permite a entrada da radiação solar (verde) e bloqueia a saída da radiação infra-vermelho, aquecendo o interior. O planeta Terra é uma estufa natural, porque certos gases na atmosfera são opacos à radiação infra-vermelho.

Mudança do clima: Efeito estufa e aumento de sua intensidade A grande maioria dos gases da atmosfera não produzem o efeito estufa: Nitrogênio, oxigênio, gases nobres, 99% da atmosfera; Alguns gases produzem o efeito estufa: Vapor d’água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros gases industriais.

Mudança do clima: efeito estufa e o aumento de sua intensidade A concentração atmosférica do vapor d’água não depende da ação do Homem. A concentração atmosférica dos outros gases que provocam o efeito estufa aumentou nos últimos 250 anos, e continua aumentando devido à ação do Homem.

Mudança do clima: efeito estufa e o aumento de sua intensidade

Mudança do clima: Estado atual e previsões para o futuro Os gases de efeito estufa são eliminados da atmosfera em tempos diferentes: O dióxido de carbono é eliminado rapidamente no início: 15% permanece por mais de mil anos; O metano permanece por 11 anos; O óxido nitroso permanece por 114 anos. Os HFCs (hifrofluorcarbonos), gases que substituem os CFCs (clorofluorcarbonos) que destroem a camada de oxônio, têm vida útil de poucos anos. Os CFCs são gases de efeito estufa, porém a sua eliminação é objeto do Protocolo de Montreal e portanto não são considerados na Convenção do Clima.

Mudança do clima: Estado atual e previsões para o futuro O aquecimento aumenta a temperatura da superfície. Este processo é lento porque há que esquentar a água dos oceanos: As camadas superficiais dos oceanos são misturadas em 20 a 30 anos; As camadas profundas dos oceanos são misturadas em cerca de 500 anos.

Mudança do clima: Estado atual e previsões para o futuro Como resultado dos dois fatores, o aumento da temperatura média da superfície, e portanto a mudança do clima, resultante da emissão de um gás de efeito estufa, tem um máximo algumas décadas após a emissão. 20 anos para o metano; 40 a 50 anos para o dióxido de carbono e o óxido nitroso.

Mudança do clima: Estado atual e previsões para o futuro

Mudança do clima: Estado atual e previsões para o futuro A temperatura média da superfície no mundo já aumentou cerca de 0,6OC. Dentro de 100 anos, a temperatura média da superfície no mundo aumentará mais cerca de 3,5OC.

Mudança do clima: Estado atual e previsões para o futuro A mudança do clima não é nem será uniforme em todo o mundo: O aumento de temperatura é maior nas altas latitudes do hemisfério Norte; A freqüência e a intensidade de eventos extremos será alterada; Haverá mudanças no regime de precipitação.

Mudança do clima: Inação, prevenção (mitigação) e adaptação Face à mudança do clima, há somente três atitudes possíveis: Inação – não fazer nada e aceitar os danos futuros; Adaptação – quando possível, adaptar-se a um novo clima; Mitigação das emissões – reduzir as emissões líquidas antrópicas de gases de efeito estufa.

Mudança do clima: Inação, prevenção e adaptação Na realidade, é impossível adotar somente uma das três atitudes – há que fazer um pouco de cada uma.

Mudança do clima: Inação, prevenção e adaptação Para decidir o que fazer, há que pesar o esforço de mitigar as emissões levando em conta os danos a serem evitados no futuro. A dificuldade é devida a dois fatores: Aversão ao risco; Valor hoje dos danos evitados no futuro.

Mudança do clima: Inação, prevenção e adaptação Necessidade de tratados internacionais para pactuar a repartição dos esforços para evitar, ainda que parcialmente, a mudança do clima: Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima; Protocolo de Quioto; Regime(s) pós 2012.

Mudança do clima e acordos internacionais Acordos internacionais

Acordos internacionais: As Conferências das Nações Unidas Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, Estocolmo, 1972. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, Rio de Janeiro, 1992. Declaração do Rio de Janeiro. Agenda21. Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima Convenção das Nações Unidas sobre a Conservação da Diversidade Biológica. Convenção Internacional de Combate à Desertificação.

Acordos internacionais: Antecedentes das negociações 1971 – Estudo sobre o impacto do Homem sobre o clima – SMIC, MIT Press. “A temperatura média da superfície aumentará em meio grau até o final do século e mais três graus nos cem anos seguintes.” “Será necessário um esforço sem precedentes de cooperação para evitar que isso ocorra.” 1988 – Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – IPCC (www.ipcc.ch). 1990 – Segunda Conferência Internacional sobre o Clima. 1990 – Resolução da Assembléia Geral da ONU.

Acordos internacionais: Antecedentes das negociações Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC, das Nações Unidas, com mais de mil cientistas de todo o mundo. Avaliações periódicas sobre o estado do conhecimento sobre mudança do clima, em seus aspectos de: Ciência Impactos Medidas de prevenção e seus aspectos econômicos. Relatórios de 1990, 1995, 2001 e 2007.

Acordos internacionais: Negociações sobre mudança do clima Comitê Intergovernamental de Negociação de uma Convenção sobre Mudança do Clima. Mandato de Berlim. Grupo Ad-hoc para o Mandato de Berlim.

Acordos internacionais: A posição do Brasil Direito ao desenvolvimento. Responsabilidade histórica. Responsabilidade comum porém diferenciada. Recursos financeiros adicionais e transferência de tecnologia.

Acordos internacionais: perspectivas da agenda ambiental Criação de uma agência ambiental da ONU. Interações crescentes com a OMC. Desafio da redução pela metade das emissões mundiais. O processo de Gleneagles.

Mudança do clima e acordos internacionais Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima (UNFCCC)

UNFCCC: Objeto das negociações internacionais Convenção do Clima é um tratado essencialmente universal. Meta da Convenção: estabilizar a concentração atmosférica de gases de efeito estufa. Para tal é necessário limitar e estabilizar as emissões líquidas globais de gases de efeito estufa.

UNFCCC: Objeto das negociações internacionais A redução das emissões implica mudanças econômicas, embora não cause perdas no total das economias. Cabe aos governos administrar as transições necessárias, com incentivos e compensações quando necessário. Algumas mudanças (de consumo, uso de recursos ambientais) afetam a posição relativa dos países – daí a necessidade de tratados internacionais. O objeto central das negociações é a repartição do ônus associado: (a) aos danos causados pela mudança do clima; (b) às medidas de adaptação; (c) às medidas de redução de emissões.

UNFCCC: Compromissos assumidos de acordo com a Convenção Artigo 4.1: Programas nacionais de limitação de emissões. Comunicações periódicas das emissões nacionais e ,medidas adotadas para lidar com a mudança do clima.

UNFCCC: Instrumentos da Convenção Mecanismo financeiro para apoio às medidas de reduções de emissões dos países não incluídos no Anexo I.

UNFCCC: Aspectos distributivos de um futuro regime de controle de emissões Princípios da Convenção: Responsabilidade comum, porém diferenciada, de todos os países; Responsabilidade histórica, pois a mudança de clima ocorre décadas após a emissão.

UNFCCC: Aspectos distributivos de um futuro regime de controle de emissões Brasil tem cerca de 3% da população mundial; As emissões do Brasil representam cerca de 3,5% das emissões mundiais; O Brasil é responsável por cerca de 2,6% da mudança do clima hoje.

UNFCCC: Metas, Políticas e Medidas Mandato de Berlim: Primeira opção – políticas e medidas, coordenadas internacionalmente. Segunda opção – Metas quantitativas de limitação e redução de emissões, aplicadas às emissões nacionais.

UNFCCC: Metas, Políticas e Medidas Em determinadas circunstâncias, o impacto econômico de metas para as emissões nacionais é menor, se comparado à adoção de políticas e medidas impostas internacionalmente. Isto não se aplica ao caso de emissões devidas ao desflorestamento, ou às emissões de metano de arroz irrigado na China e Índia.

UNFCCC: Metas, Políticas e Medidas Programas nacionais implicam a adoção de metas no âmbito de cada programa. O Brasil propôs em Nairobi a adoção de metas para o desflorestamento na Amazônia.

UNFCCC: Cooperação tecnológica Tecnologia não é grátis, e em geral não está nas mãos dos Estados, com a possível exceção daquelas fortemente controladas, como a nuclear. O Brasil, em muitos casos, é o detentor maior de tecnologias, especialmente no caso do uso de biomassa renovável A cooperação tecnológica deve ser olhada sob o foco da proteção da propriedade industrial.

Mudança do clima e acordos internacionais Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto: Políticas, medidas e metas Países já industrializados: metas de limitação ou redução de emissões relativas a um valor fixo, as emissões em 1990, e expressas em termos da soma das emissões nacionais de todos os gases em todos os setores.

Protocolo de Quioto: Políticas, medidas e metas Países ainda em fase de industrialização: programas nacionais de redução de emissões, com suas metas programáticas; Participação no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, com metas por atividade de projeto, relativas às emissões que ocorreriam no futuro.

Protocolo de Quioto: Políticas, medidas e metas Mecanismos, como o MDL, que permitem a compensação de reduções de emissões entre países e entre projetos, de forma a promover a redução de emissões onde isso possa ser obtido mais facilmente.

Protocolo de Quioto: Os anexos Anexo B do Protocolo de Quioto (Anexo I da Convenção) estabelece os limites de emissões dos países industrializados para o período 2008-2012.

Protocolo de Quioto: Os gases de efeito estufa do Protocolo de Quioto O Protocolo de Quioto, e portanto o seu Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, considera os seguintes gases de efeito estufa: CO2 dióxido de carbono (gás carbônico) CH4 metano N2O óxido nitroso SF6 hexafluoreto de enxofre HFCs hidrofluorocarbonos PFCs perfluorocarbonos

Protocolo de Quioto: Os hidrofluorocarbonos HFC-23 CHF3 trifluorometano HFC-32 CH2F2 difluorometano (fluoreto de metileno) HFC-41 CH3F fluorometano (fluoreto de metila) HFC-125 CHF2CF3 pentafluoroetano HFC-134 CHF2CHF2 1,1,2,2-tetrafluoroetano HFC-134a CH2FCF3 1,1,1,2-tetrafluoroetano HFC-143 CH2FCHF2 1,1,2-trifluoroetano HFC-143a CH3CF3 1,1,1-trifluoroetano HFC-152 CH2FCH2F 1,2-difluoroetano HFC152a CHF2CH3 1,1-difluoroetano HFC-161 CH3CH2F monofluoroetano (fluoreto de etila)

Protocolo de Quioto: Os hidrofluorcarbonos (continuação) HFC-227ca CF3CF2CHF2 1,1,1,2,2,3,3-heptafluoropropano HFC-227ea CF3CHFCF3 1,1,1,2,3,3,3-heptafluoropropano HFC-236ca CHF2CH2CHF2 1,1,2,2,3,3-hexafluoropropano HFC-236cb CH2FCH2CF3 1,1,1,2,2,3-hexafluoropropano HFC-236ea CHF2CHFCF3 1,1,2,3,3,3-hexafluoropropano HFC-236fa CF3CH2CF3 1,1,1,3,3,3-hexafluoropropano HFC-245ca CH2FCF2CHF2 1,1,2,2,3-pentafluoropropano HFC-245fa CHF2CH2CF3 1,1,1,3,3-pentafluoropropano HFC-365mfc CH3CF2CH2CF3 1,1,1,3,3-pentafluorobutano HFC-43-10mee CF3CHFCHFCF2CF3 1,1,1,2,2,3,4,5,5,5-decafluoropentano (2H,3H-perfluoropentano) HFC-c-447ef c-C5H3F7 heptafluorociclopentano

Protocolo de Quioto: Os perfluorcarbonos CF4 PFC-14 tetrafluorometano tetrafluoreto de carbono C2F6 PFC-116 hexafluoroetano perfluoroetano C3F8 PFC-218 octafluoropropano perfluoropropano c-C4F8 PFC-c318 octafluorociclobutano perfluorociclobutano C4F10 PFC-3-1-10 perfluorobutano C6F14 PFC-5-1-14 perfluorohexano C7F16 PFC-6-1-16 perfluoroheptano C8F18 PFC-7-1-18 perfluoroctano

Protocolo de Quioto: Mecanismos de compensação de reduções de emissões “Bolha” européia. Comércio de emissões. Implementação conjunta. Mecanismo de desenvolvimento limpo.

Protocolo de Quioto: Entrada em vigor 55% das Partes. Representando 55% das emissões dos países do Anexo I. 15 de fevereiro de 2005.

Protocolo de Quioto: Possíveis regimes futuros Continuação do regime de Quioto. Novo Protocolo. Regimes fragmentados. Necessidade de coordenação entre os regimes. Métrica comum a todos os regimes.

Mudança do clima e acordos internacionais Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: O instrumento Serão aceitas para fins de demonstração de conformidade com a limitação de emissões de países industrializados as reduções de emissões em relação ao que seriam na ausência da atividade de projeto. A redução de emissões é a diferença entre uma hipótese (a linha de base) e um fato (as emissões verificadas). O Protocolo exige que as reduções sejam adicionais às que ocorreriam na ausência do projeto, ou seja, se as reduções já estivessem ocorrendo, seria necessário que o projeto produzisse reduções ainda maiores.

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: O instrumento O conceito de adicionalidade vem sendo interpretado erroneamente como significando que é necessário demonstrar a linha de base, o que é logicamente impossível. Este fato é o responsável pelas dificuldades de desenvolvimento de metodologias, e portanto pela pouca penetração do MDL no setor industrial brasileiro.

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: Projetos no Brasil e no mundo Especialmente uso de biomassa na geração de energia elétrica e tratamento do metano de aterros sanitários. Notavelmente ausentes projetos sobre o uso de etanol, biodiesel e carvão vegetal na siderurgia.

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: Perspectivas do MDL Falta de interesse de investidores para reduções após 2012, devido à insegurança jurídica. Países industrializados que são Partes do Protocolo de Quioto condicionam os seus compromissos ao desenvolvimento de um regime global. Concorrência com o comércio de emissões de outros regimes. Consenso mundial no sentido de que os mecanismos de compensação devem ser mantidos e aperfeiçoados.