CURSO DO MICROSOFT EXCEL NÍVEL I Frei Joaquim José Hangalo, OFMCAP Centro de Formação São Domingos.

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Transcrição da apresentação:

CURSO DO MICROSOFT EXCEL NÍVEL I Frei Joaquim José Hangalo, OFMCAP Centro de Formação São Domingos

Introdução às Folhas de Cálculo  Sumário  Folhas de cálculo  Linhas & Colunas  Células  Folhas de Trabalho  Livros de Trabalho

Introdução às Folhas de Cálculo  Folhas de Cálculo As Folhas de cálculo são utilizadas pelos contabilistas há centenas de anos, muito antes do aparecimento do computador.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folhas de Cálculo Para os contabilistas antigos, uma folha de cálculo “spreadsheet”, era uma grande folha de papel com colunas e linhas que representava um esquema geral das transacções de uma organização para ser examinada pelos responsáveis.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folhas de Cálculo A folha de cálculo mostrava os custos, receitas e impostos, numa única folha de papel para o gestor analisar e servir de apoio nos processos de tomada de decisão.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folhas de Cálculo Referências anteriores a 1951, ano em que aparece o UNIVAC (Universal Automatic Computer), primeiro computador a ser produzido e comercializado em série, descrevem a folha de cálculo como uma técnica que possibilitava a análise de dupla entrada de dados contabilísticos (uma matriz de contabilidade na qual as colunas e linhas têm associados débitos e créditos).

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo - Conceito Uma folha de cálculo electrónico, também chamada planilha de cálculo electrónico, é uma aplicação de cálculo, análise e representação gráfica de dados.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo - Conceito O conceito essencial subjacente à folha de cálculo é o conceito de matriz. Uma folha de cálculo apresenta-se como uma estrutura quadriculada (formada por colunas e linhas)

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Colunas & Linhas Colunas As colunas, dispostas verticalmente, são identificadas por letras (A.. Z, AA.. AZ, BA.. BZ, CA.. IV). O Excel tem actualmente 256 colunas (2 8 colunas)

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo - Colunas & Linhas Linhas As linhas, dispostas horizontalmente, são identificadas por números arábicos ( ). O Excel tem actualmente linhas (2 16 linhas)

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo - Células Cada um dos rectângulos da grelha, correspondentes à intersecção de uma linha com uma coluna designa-se por célula. A célula é a unidade fundamental de trabalho na folha de cálculo. A célula é o local onde são escritos e armazenados os dados e as fórmulas

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo - Células Cada célula é identificada univocamente por um endereço que é constituído pela letra da coluna e pelo número da linha. Por exemplo, a célula A1 assinalada na figura corresponde à intersecção da coluna A com a linha 1.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo - Células Cada célula é identificada univocamente por um endereço que é constituído pela letra da coluna e pelo número da linha. Por exemplo, a célula A1 assinalada na figura corresponde à intersecção da coluna A com a linha 1.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Referências de células No trabalho com uma folha de cálculo utilizam-se vários tipos de referências a endereços de célula, isto é, várias formas possíveis para indicar, ou referenciar os dados contidos nas células. Uma célula pode conter números, textos, fórmulas, etiquetas ou comentários associados

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Tipos de Referências de células Os tipos de referência a endereços de células mais comuns compreendem as referências absolutas e as referências relativas. As referencias absolutas reconhecem-se pela utilização do símbolo cifrão ($), colocado antes da letra da coluna ou do número da linha, por exemplo $A$1 ou B$5. Quando se copia ou move uma fórmula de uma célula para outra, as referências absolutas existentes na fórmula não se alteram. Não se adaptam às novas coordenadas.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Tipos de Referências de células Os tipos de referência a endereços de células mais comuns compreendem as referências absolutas e as referências relativas. As referencias relativas reconhecem-se pela utilização apenas da letra da coluna seguida pelo número da linha, por exemplo, A1 ou B5. Quando se copia ou se move uma fórmula de uma célula para outra, as referências relativas existentes na fórmula são actualizadas e adaptam-se às novas coordenadas de acordo com a posição relativa das células.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Células A utilização de referências a endereços de células na realização de cálculos é uma técnica importante para aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho realizado com as folhas de cálculo

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Folha de Trabalho (Worksheet) A Folha de Trabalho (worksheet) é uma das folhas que constituem o Livro de Trabalho (workbook). A Folha de Trabalho é utilizada para a inserção de dados e fórmulas, como para a apresentação de resultados.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Folha de Trabalho (Worksheet) A Folha de Trabalho é caracterizada pela sua divisão em linhas e colunas, cujos cruzamentos (intersecção) formam as células.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Folha de Trabalho (Worksheet) A grelha da folha de cálculo assim definida é utilizada para introduzir os dados, e para realizar as operações necessárias com os dados. A grelha é a área de trabalho onde se realizam os cálculos e onde se aplicam as formatações sobre o conjunto de dados.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Livro de Trabalho (Workbook) Os ficheiros das aplicações de folha de cálculo são chamados Livros de Trabalho(Workbook). Um livro de trabalho contém, por padrão, 3 folhas de trabalho, cujos nomes (Folha1, Folha2, Folha3) podem ser vistos na barra de folhas de trabalho. Estes nomes podem ser alterados para nomess mais descritivos e sugestivos segundo as necessidades do utilizador

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Livro de Trabalho (Workbook) O Livro de Trabalho permite reunir no mesmo ficheiro várias folhas de trabalho (worksheets) que contenham dados e resultados relacionados entre si.

Introdução às Folhas de Cálculo  Folha de Cálculo – Conclusão As Folhas de Cálculo possuem inúmeras aplicações e áreas de utilização. Além da tradicional área de contabilidade, muitas outras utilizam com êxito esta aplicação de computador. Desde o controlo de despesas domésticas e bancárias ao suporte à simulação para gerir um investimento, as folhas de cálculo revelam-se bastante úteis. A sua versatilidade é também devida ao leque de fórmulas e de programas que acompanham o conceito de base matricial e que adicionam funcionalidade à folha de cálculo

 Próxima aula  Operações básicas de gestão de livros de trabalho Obrigado!