Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
24/08/12.
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
ATENÇÃO Esta apresentação possui áudio.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
SBC Women in Information Technology Gender and regional differences in Brazil: do they really exist? Janne Oeiras Universidade Federal do Pará
Seminário SANTA CATARINA 2015
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Egressos dos Programas de Pós-Graduação
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pós-Graduação em Saúde
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Temos um histórico de pouca utilização de C&T por parte da indústria paulista. Quais novas oportunidades abrem-se para encaminhar soluções para as maiorias?
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
II Seminário Internacional
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPAG – Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós- Graduação Articulada.
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
CÂMARA DE SAÚDE.
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Pós-Graduação MESTRADOS ACADÊMICOS Cirurgia Vascular Gastroenterologia Cirúrgica MESTRADO PROFISSIONALIZANTE Economia e Gestão em Saúde DOUTORADOS ACADÊMICOS.
Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Estratégias para o desenvolvimento da PPG em Nutrição no País
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL
Rosalina A. Partezani Rodrigues Representante da área da Enfermagem junto a Capes/Professora Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.
Demanda e Capacitação de Recursos Humanos em Biotecnologia
Encontro Nacional de Pós- Graduação em Medicina e Saúde Mestrado Profissional: Pontos Críticos Nestor Schor Salvador Out/2007.
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Outorgado pelo Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins - CELPCYRO.
Interação Universidade e Empresas Farmacêuticas: Desafios e Perspectivas VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Produção Científica da Pós-graduação na Área da Saúde e Destino dos Egressos: na Área da Saúde e Destino dos Egressos: Área da Farmácia I Encontro Nacional.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP II Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Águas de São Pedro Setembro/2008

Avaliação de Egressos: um DESAFIO !!!! Necessidade de um Programa Nacional de Avaliação de Egressos

Avaliação de Egressos: Programas Inadequados ! Programas embrionários nas Universidades e mesmo na CAPES Necessidade urgente de avaliação dos egressos Destino dos 12.000 doutores / ano? Estão adequadamente preparados? Mercado de trabalho específico vinculado em cada área do saber

CAPES Divisão de Acompanhamento de Egressos Chefe de Divisão: Yuri Lopes Zinn dae@capes.gov.br yuri.zinn@capes.gov.br

Avaliação de Bolsas no Exterior (DSW e PD) 71 bolsas exterior/CAPES por ano Dados: Divisão de Acompanhamento de Egressos da CAPES setembro/2008

Avaliação de Egressos: Programas Inadequados ! Programas embrionários nas Universidades e mesmo na CAPES Necessidade urgente de avaliação dos egressos Destino dos 12.000 doutores / ano? Estão adequadamente preparados? Mercado de trabalho específico vinculado em cada área do saber

Avaliação de Egressos: Programas Embrionários ! Absorção dos PGs em Universidades Públicas vs. Privadas ? Absorção na Indústria ? Qual a produção de conhecimento do Egresso ? Feedback do consumidor ? Análise pelo Egresso sobre o Programa e Orientadores ? Qual o impacto institucional do Egresso? Avaliação qualitativa deste impacto ?

Impacto Institucional e Qualitativo do Egresso Na Graduação? Iniciação Científica? Ligas? Na Residência ? Na Especialização ? No Hospital Universitário e/ou Serviços na Comunidade? Liderança Médica? Geração de Conhecimento local ? Participação na Administração Universitária?

Destino dos egressos formados na pós-graduação na década de 90 (Porcentagens)

Dados de Programas Águas de São Pedro Setembro/2008 Avaliação de Egressos Dados de Programas Águas de São Pedro Setembro/2008

EGRESSOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UFMG, USP, UnB e IBICT Levantamento dos doutores dos PPGsCI (2000-2005) : n= 122 104 com CV Lattes (85%) atuando no ensino Distribuição em diferentes Instituições Brasileiras: doutores na Graduação(84%); em Cursos de Especialização (18%) e na Pós-Graduação (44%) Fonte : Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007

Perfil do Egresso Área da Farmácia 1970-2007 * 783 Egressos (11 Programas)) (63 %) (4 %) (6 %) 8% 13% (4%) 63% (3%) (13%) * (8%) Ensino e Pesquisa: 71% * (1%) (1%) Abdalla DSP (2007)

Perfil do Egresso: evolução temporal Programa: USP-Farmácia- Anal Perfil do Egresso: evolução temporal Programa: USP-Farmácia- Anal. Clínicas 1970-2007 Abdalla DSP (2007)

Perfil do Egresso USP-Fármacos e Medicamentos 1972-2007 Região Sudeste 189 Egressos Abdalla DSP (2007)

PROGRAMA DE PG NEFROLOGIA UNIFESP Egressos

IES de Origem

Destino Egressos

Egressos em IES

Egressos Mestrado (270) no Doutorado (118)

Egressos Doutorado (177) no Pós-Doutorado (76)

Egressos Doutorado (177) no Pós-Doutorado (76)

PROGRAMA DE PG Psiquiatria UNIFESP Egressos

IES de Origem

Destino Egressos

Egressos em IES

Egressos Doutorado (98) no Pós-Doutorado (19) - Psiquiatria

Avaliação de Egressos -reflexões !- A maioria dos Egressos dos programas que tivemos acesso, tem algum vínculo universitário PD: ~45% (Nefro) e ~20% (Psiq), necessidade de maior estímulo A Indústria continua absorvendo muito pouco os PhD e assim, a inovação tecnológica brasileira continua muito frágil Necessidade em induzirmos na CAPES um Programa Nacional de Avaliação dos Egressos abrangente (quantitativo e qualitativo)