I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 04/03/11 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO I EREJA CENTRO OESTE 2011 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 Plano Plurianual 2012-2015 Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Diretoria de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica Coordenação-Geral de Monitoramento e Avaliação de Políticas de EPT proeja@mec.gov.br (61) 20228567

EJA – AVANÇOS Reconhecimento do direito à educação; 04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 EJA – AVANÇOS Reconhecimento do direito à educação; Retomada das agendas nacionais e internacionais; Oferta de complementação e certificação de estudos vinculados ou não a programas de capacitação e formação para o trabalho; Abrangência de tópicos de formação como os vinculados à direitos, saúde, economia solidária; Construção de sistemas de informação, documentação, monitoramento e avaliação; Estímulo à pesquisa nacional e regional. 2

04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 EJA – RECOMENDAÇÕES Reconhecer a EPJA como um direito – criação e fortalecimento da oferta; Promover políticas que integrem a EPJA nos sistemas de educação pública; Elaborar políticas de formação inicial e continuada de educadores.

Plano Nacional de Educação 2011-2020 04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 Plano Nacional de Educação 2011-2020 Meta 10 Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. 4

04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 Meta 10 – Estratégias 10.1) Manter programa nacional de educação de jovens e adultos voltado à conclusão do ensino fundamental e à formação profissional inicial, de forma a estimular a conclusão da educação básica. 10.2) Fomentar a expansão das matrículas na educação de jovens e adultos de forma a articular a formação inicial e continuada de trabalhadores e a educação profissional, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador. 10.3) Fomentar a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional, em cursos planejados de acordo com as características e especificidades do público da educação de jovens e adultos, inclusive na modalidade de educação a distância. 5

04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 Meta 10 – Estratégias 10.4) Institucionalizar programa nacional de reestruturação e aquisição de equipamentos voltados à expansão e à melhoria da rede física de escolas públicas que atuam na educação de jovens e adultos integrada à educação profissional. 10.5) Fomentar a produção de material didático, o desenvolvimento de currículos e metodologias específicas para avaliação, formação continuada de docentes das redes públicas que atuam na educação de jovens e adultos integrada à educação profissional. 10.6) Fomentar a oferta pública de formação inicial e continuada para trabalhadores articulada à educação de jovens e adultos, em regime de colaboração e com apoio das entidades privadas de formação profissional vinculadas ao sistema sindical. 6

04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 Meta 10 – Estratégias 10.7) Institucionalizar programa nacional de assistência ao estudante, compreendendo ações de assistência social, financeira e de apoio psico-pedagógico que contribuam para garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão com êxito da educação de jovens e adultos integrada com a educação profissional. 10.8) Fomentar a diversificação curricular do ensino médio para jovens e adultos, integrando a formação integral à preparação para o mundo do trabalho e promovendo a inter-relação entre teoria e prática nos eixos da ciência, do trabalho, da tecnologia e da cultura e cidadania, de forma a organizar o tempo e o espaço pedagógicos adequados às características de jovens e adultos por meio de equipamentos e laboratórios, produção de material didático específico e formação continuada de professores. 7

04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 Plano Plurianual 2012-2015 Ofertar vagas de educação profissional para jovens e adultos articulada com a elevação de escolaridade e realizar processos de reconhecimento de saberes e certificação profissional. META: 13% das matriculas de EJA, ou seja, em torno de 500.000 matrículas. 8

04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

04/03/11 PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PRINCÍPIOS Inclusão da população de EJA nas ofertas dos sistemas educacionais; Inserção orgânica da modalidade EJA integrada à educação profissional nos sistemas educacionais públicos; Trabalho como princípio educativo.

04/03/11 PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos A QUEM SE DESTINA Aos jovens e adultos, preferencialmente, acima de 18 anos. EM – 18 anos (art. 6º) e EF – 15 anos (art. 5º) /Parecer CNE nº 6/2010.

04/03/11 PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos MODALIDADE DE OFERTA Educação profissional técnica integrada ao ensino médio na modalidade EJA. Educação profissional técnica concomitante ao ensino médio na modalidade EJA. Formação inicial e continuada integrada ao ensino fundamental na modalidade EJA. Formação inicial e continuada concomitante ao ensino fundamental na modalidade EJA. Formação inicial e continuada integrada ao ensino médio na modalidade EJA. 12

FONTE DE RECURSOS Estados e municípios: PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos FONTE DE RECURSOS Estados e municípios: Transferência legal automática do FNDE (Lei 11.494 de 20/06/2007) Art. 10. XVII – educação de jovens e adultos integrada à educação profissional de nível médio, com avaliação no processo. Programa Brasil Profissionalizado, Decreto nº 6.302 de 12/12/2007, criado pela SETEC para fomentar a oferta de Educação Profissional nos Estados. Rede Federal: Recursos da SETEC da ação 12.363.1062.6358.0001, fomento à capacitação de recurso humano da Rede Federal e recursos diretos do Tesouro Nacional para as matrículas de PROEJA técnico.

AÇÕES DE APOIO À IMPLANTAÇÃO PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos AÇÕES DE APOIO À IMPLANTAÇÃO Descentralização orçamentária para a Rede Federal e Convênios para estados – para implementação de cursos; Especialização PROEJA (6 edições) – Formação de profissionais, em nível de pós-graduação lato sensu; Edital CAPES/PROEJA – Pesquisa em rede, em nível de pós- graduação strictu sensu; (reedição em 2011) Chamada pública 02/2007 e 01/2008 – Formação PROEJA (120h a 240h); Projeto de Inserção Contributiva – Monitoramento PROEJA; Assistência Estudantil – repasse de R$100,00 mensais aos educandos matriculados e freqüentes; (2011 – matriz orçamentária)

AÇÕES DE APOIO À IMPLANTAÇÃO PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos AÇÕES DE APOIO À IMPLANTAÇÃO Elaboração de Documentos Base – Técnico, Formação Inicial e Continuada, Indígena; (reedição em 2011) Ofício convite 40/2009 – apresentação de projetos de implantação de cursos PROEJA FIC; Edital conjunto com a Rede CertiFIC (2010 e 2011); Apoio à implantação dos Centros de Referência em EJA; Fóruns Regionais de Experiências e Pesquisa PROEJA (2010) Fórum Nacional do PROEJA – 2011; Núcleos de Pesquisa e Inovação – 2011

ATENDIMENTO À POPULAÇÕES ESPECÍFICAS PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos ATENDIMENTO À POPULAÇÕES ESPECÍFICAS PROEJA PRISIONAL – oferta de cursos à pessoas privadas de liberdade; PROEJA INDÍGENA – oferta de cursos à população indígena; PROEJA PESCA – oferta de cursos para jovens, adultos e idosos e população ribeirinha.

OFERTA DE PROEJA TÉCNICO E FIC - 2010 PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos OFERTA DE PROEJA TÉCNICO E FIC - 2010

OFERTA DA REGIÃO CENTRO OESTE PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos OFERTA DA REGIÃO CENTRO OESTE OFERTA MS MT GO DF PROEJA TÉCNICO IFMS: 111 (6%) IFMT: 784 (9%) IFG: 327 (3%) IFGO: 358 (4%) IFB: - PROEJA FIC - IFMT: 376 IFG: 35 IFGO: - IFB: 29 CERTIFIC - PROEJAFIC 120 (Cáceres e Cuiabá) 60 (Formosa) 120 (Brasília, Samambaia) PROEJA ETEC (IFPR) 93 (6 turmas) 32 (2 turmas) PROEJA ESTADUAL 170 245 462

04/03/11 Políticas para a Educação de Jovens e Adultos Plano Nacional de Educação 2011-2020 e Plano Plurianual 2012-2015 BASE LEGAL Decreto nº 5.478, de 24/06/2005: Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Decreto nº 5.840, de 13/07/2006: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA revoga o anterior e amplia a abrangência do Programa para a educação básica. Lei 11.741/2008, de 16/07/2008: Altera dispositivos da Lei nº 9.394 para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica.