Políticas de Educação de Jovens e Adultos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jane Paiva Desafios e perspectivas das políticas públicas de educação de jovens e adultos Jane Paiva
Advertisements

Comissão Municipal de Elaboração
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Que EJA temos e queremos?
Desafios das Políticas Públicas de EJA no Maranhão
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Distribuição de encargos e competências educacionais no regime federativo Luiz Araujo.
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
(Volume I – Orientação a Professores)
Profª Dra. Vera Peroni - PPGEDU/UFRGS
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Uma caminhada de muitos caminhantes.... Causa Rede social Atuação política.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Políticas Públicas – conceitos
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Panorâmica das Práticas e Concepção sobre EJA
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Debates jurídicos sobre o direito à educação infantil Ações Civis Públicas Desafios.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
O financiamento da educação
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL Emendas Constitucionais nº 53/2006 e nº 59/2009.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Transcrição da apresentação:

Políticas de Educação de Jovens e Adultos Profª Dra. Vera Peroni - PPGEDU/UFRGS Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação

ANOS 80 - Contexto Brasileiro: movimentos sociais, movimentos por educação democratização da sociedade

Na educação: DEMOCRATIZAÇÃO: Do acesso Da gestão Do conhecimento

Luta por Direitos EJA: Direito dos que não tiveram acesso Desafios: Qualidade Acesso

O EF obrigatório é para todos e não só para as crianças. Direito público subjetivo para todos os jovens, adultos e idosos desde que queiram se valer dele.

Em nível internacional: crise do capitalismo: Estratégias de superação: Neoliberalismo Reestruturação Produtiva Globalização Terceira Via

REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO - diagnóstico da crise pelo neoliberalismo: crise do Estado e não do capitalismo - crise fiscal : o Estado gastou muito para implementar POLÍTICAS SOCIAIS

Redefinições na Educação: Lógica de mercado na administração ou gestão das políticas educacionais – racionalização de recursos – (crianças mais potencial produtivo no futuro do que a EJA) “deixem os velhinhos morrerem em paz” (Darcy Ribeiro, 1990)

FUNDEF - Veto EJA “ O aluno da EJA, integrante da etapa correspondente ao ensino obrigatório da educação básica, na forma de ensino presencial e com avaliação no processo, não é computado para os investimentos próprios deste fundo” (PARECER CNE/CBE 11/2000)

“ O caminho da destituição de direitos e de deslegitimação da EJA como uma política pública e gratuita é acompanhado por uma crescente visibilidade de programas compensatórios, seja no campo da filantropia, seja no das políticas de formação das empresas”. (Haddad, 1997, p. 121)

“Reafirmam a idéia comum de orientação das políticas recentes de transformar direitos sociais universais em políticas compensatórias”. (Haddad, 1997, p. 121)

DESAFIOS PARA A EJA: Luta por direitos Especificidades: aluno adulto trabalhador

CF/88 art. 208: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de: I – ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria. EC 59 - I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (NR)

Formação do Educador para trabalhar na EJA “ O art. 4º, VI da LDB impõe a oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando; e no inciso VII, a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola” (Parecer CNE/CEB 11/2000, p. 56)

PROEJA – EJA+PROFISSIONAL JOVEM ADULTO TRABALHADOR DISPUTA POR CONCEPÇÃO DE TRABALHO

LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007. FUNDEB Art. 36. No 1o (primeiro) ano de vigência do Fundeb, as ponderações seguirão as seguintes especificações: IV - educação de jovens e adultos com avaliação no processo - 0,70 (setenta centésimos);

RELAÇÃO SOCIEDADE CIVIL x ESTADO SOCIEDADE CIVIL - PROMOTORA DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO MAIS POLITIZADAS (ED. POPULAR) X DESOBRIGAÇÃO DO ESTADO PRECARIZAÇÃO DA OFERTA (EX. BRASIL ALFABETIZADO - BOLSAS)

BRASIL ALFABETIZADO – BOLSAS Art. 18. A título de bolsa, o FNDE/MEC pagará aos voluntários cadastrados no Programa e vinculados a turmas ativas os seguintes valores mensais (até o limite de meses de duração da turma definido no PPAlfa): I - Bolsa classe I: R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) mensais para o alfabetizador de 1 (uma) turma ativa;

RELAÇÃO SOCIEDADE CIVIL ESTADO: SOCIEDADE CIVIL NÃO É UMA ABSTRAÇÃO - MOVA X ALFASOL PROJETOS EM DISPUTA

Luta por direitos X Mercadificação de tudo