IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Que EJA temos e queremos?
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
I Seminário Regional de Pesquisa
II Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
Fóruns de EJA do Brasil. Espaços de construção coletiva - Fóruns de EJA em 2008 Região Sudeste no X ENEJA 27 Fóruns estaduais e distrital de EJA. Locais.
CONFINTEA VI – Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Timothy D
Agenda Territorial Estado do Tocantins
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Saúde e Prevenção nas Escolas
Sérgio Haddad.
Secretário Nacional de Juventude
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
XX Reunião Annual do Faubai
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Futuro do CFES Proposta para debate.
Saúde em Todas as Políticas
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Ministério da Cultura.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
 .
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
História. CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
IV Encontro de Coordenadores do FPDEJA Articuladoras: Keila Alves de Souza Ivana Bognar.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão – SECADI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA- CONFINTEA.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04 KEILA ALVES DE SOUZA EURISMAR ALVES FERREIRA

Confintea Conferência Internacional da Educação de Adultos A CONFINTEA objetiva promover o diálogo e avaliação sobre políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos na esfera internacional e DEFINE os rumos da mesma para os próximos anos. A conferência é o evento internacional máximo da área de educação de adultos e acontece a cada 12 anos.

Das cinco conferências: Helsingor (Dinamarca)_1949 Montreal (Canadá)_1960

Tóquio (Japão)_1972 Paris ( França)_1985

V CONFInTEA Hamburgo (Alemanha) 1997 A V CONFINTEA foi considerada o marco de todas as outras, com a Declaração de Hamburgo, na qual afirma: A impossibilidade de continuar isolando o debate sobre educação das discussões sobre; o desenvolvimento ecologicamente sustentável, a questão de gênero, direitos humanos, justiça e democracia, qualificação profissional e o mundo do trabalho, raça e etnia, tolerância e paz mundial.

Vi CONFInTEA O fato de já ter ocorrido uma conferência na Ásia, três na Europa e uma na América do Norte, indicou a necessidade da realização da VI CONFINTEA na América Latina. Em 2009 ela aconteceu no Brasil.

Porque o Brasil? Em outubro de 2005, durante a visita do Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, o Ministro da Educação apresentou a ele uma carta oferecendo o Brasil como sede para a conferência de 2009. A carta destacava os pontos primordiais das conferências anteriores, reconhecia a importância da necessidade do fortalecimento das ações referentes a EJA dos países do Eixo Sul. Em maio de 2007 o Ministro Fernando Haddad recebe correspondência do Diretor da UNESCO confirmando o Brasil como sede da VI CONFINTEA.

Vi CONFInTEA Belém/PA( Brasil)_2009

Da preparação mundial; Primeiro, todos os países membros das Nações Unidas são convidados a produzir relatórios nacionais sobre o desenvolvimento da políticas de educação e aprendizagem de adultos nos últimos 10 anos (1997 a 2007). Em seguida realizaram conferências regionais preparatórias: *Latino Americana; *Ásia e Pacífico; *África; *Europa e América do norte; *Estados Árabes;

Da preparação brasileira; O Brasil como país sede, provocou um AMPLO debate envolvendo a sociedade civil, educadores e alunos de EJA, gestores municipais e estaduais, fóruns de EJA , universidades, movimentos sociais e sindicais. Para tal realizou: 05 Oficinas Regionais de Formação em Organização e Análise de Dados; 27 Encontros Estaduais; 05 Encontros Regionais; 01 Encontro Nacional;

Da produção do documento base; Todo o processo preparatório à VI CONFINTEA, constituiu-se em discussões e fortalecimento das políticas de EJA e na articulação com os diferentes sujeitos que fazem a EJA neste país. Tais discussões culminaram em um documento base com o tema: “BRASIL_EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE JOVENS E ADULTOS AO LONGO DA VIDA”

DAS RECOMENDAÇÕES DO DOCUMENTO; O documento base traz uma série de recomendações a diferentes setores da sociedade que direta ou indiretamente fazem parte da EJA no Brasil. Ministério da Educação. Poder Legislativo. Sistemas de Ensino Estaduais e Municipais. Conselhos Estaduais de Educação. IES Empresas. E...

...Aos fóruns de eja. Recomenda-se: Contribuir para maior divulgação e conscientização da população quanto a EJA; Mobilizar a sociedade civil para participar na construção, monitoramento, fiscalização e controle social das políticas da EJA; Contribuir para a valorização da Eja no país; Discutir e participar da formulação de políticas públicas elaboradas pelos conselhos de educação; Estimular a criação de mecanismos de incentivo a entrada ou retorno do aluno à EJA , em parceria com a comunidade em geral;

Fomentar a ampliação da participação de gestores públicos nos fóruns, para promover a intersetorialidade; Contribuir para a mobilização e fortalecimento das comunidades locais ,com criação de centro comunitários e afins; Estimular a presença de representantes do movimento do campo nos fóruns; Apoiar reivindicações da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, quanto a criação de sistemas municipais e fortalecimento da autonomia financeira; Fortalecer o caráter formativo das atividades desenvolvidas pelos fóruns; Pautar a discussão da certificação de educadores de EJA em eventos, seminários e encontros, estimulando que o Conselho Nacional de Educação aprove parecer que trate sobre a temática.

Obrigado! keilaalvessouza@gmail.com Eurismar.ferreira@jna.ifmt.edu.br