O Ensino de Química a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Seminário Regional da ABED
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
  Ana Carolina Castelli da Silva
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Oficina – Matemática é MIL
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O uso de alguns sinais de pontuação
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Avaliação EE Padre Anchieta
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Introdução INTRODUÇÃO
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Introdução à Educação à distância
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
Laboratório de Ensino a Distância
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Censo da Educação Superior 2015 Treinamento
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

O Ensino de Química a Distância 14° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância "Mapeando o Impacto da EAD na Cultura do Ensino-Aprendizagem" Setembro 2008 - Santos (SP) O Ensino de Química a Distância Aline Nichele aline.nichele@metodistadosul.edu.br Elisângela Ribas elisangela.santos @metodistadosul.edu.br Perpétua Silva perpetua.silva @metodistadosul.edu.br Daniel Weller dweller@uol.com.br

Para quais alunos o curso é direcionado? O curso é direcionado para qualquer estudante do Centro Universitário que deseja ampliar ou rememorar os conhecimentos de química do Ensino Médio.

Para quais alunos o curso é direcionado? A falta de alguns conhecimentos em química se deve ao fato de que nem todas as escolas trabalham com os mesmos conteúdos ou então, trabalham com os conteúdos de maneira descontextualizada, ou ainda, pelo fato de alguns estudantes terem terminado o ensino médio há muito tempo.

Na escola, muitas vezes, o aluno passa rapidamente pelos conteúdos, não se aprofundando. Porém, quando ingressa em um curso superior, necessita dos conteúdos abordados no ensino médio, e neste momento, percebe seu déficit escolar.

Sendo assim, muitos estudantes buscam no curso revisão de conteúdos uma possibilidade de superar dificuldades encontradas nos conteúdos de Química que estudaram no ensino médio, e, até mesmo, os que não estudaram.

Qual a importância do curso de Nivelamento em Química? Os conteúdos de Química abordados no Ensino Médio são fundamentais para o bom entendimento e aproveitamento de algumas disciplinas ministradas nos cursos de graduação da área da saúde e das engenharias.

Qual a importância do curso de Nivelamento em Química? Assim, é imprescindível que haja a implementação de estratégias de revisão, que possibilitem não somente a inclusão destes estudantes no ensino superior, mas também garantir sua permanência.

No contexto atual é importante que as atividades de aprendizagem sejam conduzidas explorando múltiplas habilidades, o que é viabilizado pelo uso das TICs.

As TICs têm sido cada vez mais utilizadas na educação a distância. Com este propósito, o Centro Universitário Metodista - IPA, implementou uma estratégia de revisão de conteúdos a distância de parte dos conteúdos de Química do Ensino Médio, denominada de curso de Nivelamento em Química.

O Curso O objetivo do curso de “Nivelamento” em Química é fornecer aos estudantes dos cursos superiores das áreas biológicas, da saúde e das engenharias do IPA, com deficiências de conteúdos de ensino médio, subsídios teóricos de parte da química básica para permitir a construção do conhecimento necessária nas disciplinas do ensino superior.

O público-alvo são estudantes dos cursos superiores das áreas biológicas, da saúde e das engenharias do IPA, que tenham necessidade de revisar conteúdos de Química do ensino médio, por apresentarem deficiências em sua formação básica na área de Química Geral e Química Orgânica.

Características do curso A carga horária total é de 36 horas/aula, distribuídas entre encontros presenciais e virtuais. O curso é oferecido semestralmente. As inscrições são feitas através do portal da Instituição. É gratuito.

Como foram escolhidos os temas abordados no curso? A partir de uma avaliação diagnóstica com os docentes das disciplinas da graduação que de certa forma estejam vinculadas com a Química, como as disciplinas de Bioquímica, Biofísica, as próprias disciplinas de Química, entre outras.

Temas abordados Estrutura atômica; Tabela periódica; Ligação química; Forças intermoleculares; Funções orgânicas; Nomenclatura básica de compostos orgânicos; Isomeria; Práticas no laboratório de Química.

Metodologia de Ensino O curso tem nove unidades a distância e três unidades presenciais. Cada unidade a distância é composta de atividades básicas, obrigatórias, além de atividades complementares.

Como são as atividades? Leituras de textos eletrônicos e impressos (livros especializados existentes na biblioteca da Instituição); Utilização de animações e objetos de aprendizagem relacionados ao conteúdo; Exercícios práticos; Construção de textos; Atividades de pesquisa; Debates em grupo.

Ambiente virtual Na primeira edição do curso, ele foi ministrado através do ambiente TelEduc. A partir da segunda edição, o curso tem sido ministrado através do ambiente virtual Moodle, que possibilita a utilização de um maior número de recursos, e é utilizado institucionalmente para todas as atividades e disciplinas a distâncias.

A seguir, a página inicial do curso de Nivelamento em Química – 1ª edição – Ambiente virtual Teleduc.

A seguir, a página inicial do curso de Nivelamento em Química, edições atuais, ambiente virtual Moodle.

Ambiente virtual No ambiente virtual é disponibilizado o plano de ensino, no qual os alunos têm acesso a todas as informações relativas ao curso, como ementa, conteúdos, datas das aulas, formas de avaliação e referências bibliográficas.

Equipe EAD O curso conta com o apoio da equipe EAD do Centro Universitário. Esta é responsável: pelas inscrições dos alunos; criação da sala no ambiente virtual; inserção dos alunos nas salas; suporte ao professor, suporte ao aluno, através de telefone e e-mail; Pelas oficinas sobre o ambiente virtual, oferecidas a todos os alunos da Instituição.

Docente do curso É de responsabilidade da docente do curso: A inserção dos materiais referentes às aulas; a elaboração, inserção e condução das atividades; o controle de entrega das atividades e presença dos alunos.

Características do ambiente virtual Na Instituição, todas as disciplinas conduzidas no ambiente virtual obedecem a uma mesma estrutura, para que o aluno identifique-se e familiarize-se com o ambiente e a forma de apresentação a condução das aulas.

O que há em cada aula? Apresentação da aula: O tema da aula é apresentado e contextualizado. Conteúdos: São disponibilizados textos, objetos de aprendizagem, sites que proporcionam meios de se apropriar dos conteúdos referentes ao tema da aula. Atividades: São disponibilizadas as atividades correspondentes a cada aula. Podem ser fóruns, exercícios interativos (utilizando o Hot Potatoes, por exemplo), entrega de tarefas (na forma de texto online, apresentações, arquivos de texto), construção de texto colaborativo (utilizando a ferramenta Wiki). Saiba mais: São disponibilizados materiais e exercícios adicionais para aqueles alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos.

O curso de Nivelamento vem sofrendo atualizações a cada nova edição. Na sua primeira edição, o material com os conteúdos das aulas era disponibilizado apenas na forma de textos e indicação de sites na Internet. No ambiente virtual Moodle, recursos multimídia foram integrados às aulas, como objetos de aprendizagem, partindo do “pressuposto de que os OAs devem garantir a manutenção de uma nova concepção de aprendizagem em educação a distância.” (BOLL et al., 2008 p. 56)

Expectativas A expectativa é de que os cursos de “nivelamento” tenham maior adesão dos alunos e que este constitua uma estratégia que conduza à diminuição da heterogeneidade no perfil dos alunos que compõem nossas turmas.

Agradecimentos Ao Centro Universitário Metodista – IPA, e a todos integrantes da Equipe EAD.