UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Encontro com professores
Propriedades físicas representativas de
Administração de Marketing 1
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Estudo de cunho Etnográfico.
Questionário de Avaliação Institucional
Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Provas de Concursos Anteriores
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Renda até 2 SM.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Associação Industrial Portuguesa Fórum de Outubro de 2003 Contributos do Sistema Educativo para a Inovação Margarida Chagas Lopes.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
IF696 - Integração de Dados e DW
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
POT I Outubro Instrumento EAT Desenvolvida com base nos estudos de:  Warr e Allan (1998)  Holman, Epitropaki e Fernie (2001)  Validado por Pantoja.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Transcrição da apresentação:

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO TUTOR LOCAL E SUA VISÃO FRENTE À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Apresentadora: Nilvânia Ap. Spressola Ziviani nilvania@claretiano.edu.br nziviani@usp.br

Sumário Introdução Metodologia Levantamento –perfil cognitivo Levantamento -Habilidades Resultados Considerações finais Referências

O Tutor Figura de extrema importância no contexto educacional a distância Perfil ainda não completamente mapeado, com responsabilidades e aptidões ainda não perfeitamente delineadas A atuação do tutor é um fator decisivo para o sucesso da iniciativa e permanência do aluno até o final do curso.

Instituição pesquisada: 43 cursos de Pós graduação 22 cursos de graduação 19 pólos Aprox. 10000 alunos em EaD Vários estados do Brasil e parcerias com Chile, Argentina e Colombia

Objetivos - pela ótica dos próprios tutores: Entender quais são as habilidades, papéis e responsabilidades do tutor local na IES pesquisada; Buscar informações importantes que evidenciem aspectos a serem trabalhados na formação continuada do tutor.

Estratégias cognitivas Metodologia A B Avaliação do Perfil cognitivo Habilidades e competências Questionário de Burge Instrumento Psicométrico de FELDER e SOLOMAN Interesse do tutor Pro - atividade Responsabilidade Visão frente a Ead Mapeamento de estilos Estratégias cognitivas Tutores locais dos Pólos Formação Continuada

Perfil Cognitivo - Felder Ativo - Reflexivo Sensorial - Intuitivo Visual - Verbal Seqüencial - Global Conhecer os estilos de aprendizagem e a motivação dos alunos e professores é crucial para explicar porque certos métodos de ensino funcionam bem com alguns e com outros não...

Questionário - Burge a) Quem são os tutores (idade, sexo, nível escolar); b) Como os próprios tutores descrevem o papel e as responsabilidades que a função requer; c) Quais as tecnologias de comunicação que têm sido usadas para interação entre estudantes e tutores.

Perfil da amostra: Entre homens (52,38%) e mulheres (47,62%). As faixas etárias: Entre 18 a 20 (23%), Entre 20 e 29 (24%), Entre 30 e 39 (48%), Entre 40 e 49 (5%), Titulação: 28,57% graduados, 47,62 são especialistas, 19,05% são mestres 4,76% são doutores.

Resultados: Grau de importância na decisão de trabalhar como tutor local: 80,95% 76,19% 71,43% 38,10% Trabalhar com alunos Ganhar experiência acadêmica Ter uma visão diferenciada de tutoria Aumentar rendimentos (múltiplas respostas)

Resultados: Estilos cognitivos DESAFIO... Dimensões Estilos Quantidade Percentual Dim.1 Ativo 16 66,67% Reflexivo 8 33,33% Dim.2 Sensorial 14 58,33% Intuitivo 10 41,67% Dim.3 Visual 12 50,00% Verbal 12 50,00% Dim.4 Seqüencial 11 45,83% Global 13 54,17%

Resultados - Estratégias de comunicação 9,52% Tomam iniciativa e combinam reuniões presenciais no pólo Entram em contato com os alunos através do ambiente virtual 19,05% Tomam iniciativa e se correspondem com os alunos via e-mail, skype, msn(fora do ambiente virtual) 61,9% 9,52% Tomam iniciativa e telefonam para seus alunos 95,24% Respondem os pedidos dos estudantes.

Visão dos tutores sobre EaD 76,19% disseram que o trabalho como tutor tem ajudado a melhorar as habilidades gerais de ensino, 90,48% disseram que a tutoria é um elemento essencial no aprendizado a distância. 90,48% discordaram plenamente com a declaração de que consideravam a experiência em EaD frustrante.

Assuntos mais importantes discutidos em treinamento: Audio-conferência Ambiente virtual. 38,10% Aconselhamento (tirar dúvidas), 42,86% Rotina de trabalho institucional, 52,38% sobre avaliação dos alunos, 47,62% sobre utilização das TICs. 66,67% Preferem treinamento por audio-conferencia de treinamento em serviço, 47,62% Ser necessário encontros presenciais de treinamento.

Necessidade de contato do tutor com a IES Com outros tutores (locais e web) 57,14% Necessidade de maior contato com o coordenador de curso(47,62%).

Como utilizam o tempo... 25 a 50% - formação continuada, 25 a 50% - preparação para os momentos presenciais. 50 a 75% para contato com alunos menos que 25% tempo gerando relatórios aos coordenadores...

Qual o grau de impacto que alguns aspectos da tutoria exercem sobre os alunos? Itens significativos: cooperação com a aprendizagem das disciplinas e estudos (57,14) resolver problemas administrativos (38,1). Vê-se com isso, que o aluno tem procurado o tutor local para resolver seus problemas, apesar do ambiente virtual proporcionar condições do aluno se comunicar com a Instituição e com o tutor web (virtual).

Considerações Finais As informações fornecidas pelos tutores poderão ser discutidas na instituição e com base nos resultados obtidos será possível planejar estratégias presenciais e virtuais de ensino-aprendizagem, formação continuada e integração com a instituição, de modo a explorar e entender melhor o potencial do tutor local e desenvolver habilidades e atitudes necessárias para seu trabalho.

Referências GONÇALVES,L.M. Tutoria em EaD: com a palavra tutores e alunos. In:VII Encontro Internacional Virtual Educa Brasil, 2007,São José dos Campos. REIS, H., Modelos de tutoria no ensino a distância. Disponível no site: http://bocc.ubi.pt/pag/reis-hiliana-modelos-tutoria-no-ensino-distancia. Acesso em abril de 2008 MAGGIO, M. O Tutor na Educação a Distância. In: LITWIN, E. (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 93-110. MEC, Referencial de qualidade para Educação a Distância– Brasília, pg, 21 e 22. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php? option=content&task= view&id= 62&Itemid=191 acesso em: 05/-05/2008. CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, Manual do Tutor Local – Batatais, 2007 RICHARDSON, R. J. et al.. Pesquisa Social Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999., p.70), GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999, p.41. BURGE, E.J.; And others. “Mediation in Distance Learning: An Investigation of the role of tutoring”. Ontário Inst. For Studies in Education, Toronto, Jun1991. Disponível em: http://www.eric.ed.gov/ERICDocs/data/ ericdocs2sql/content_storage_01/0000019b/80/23/56/2e.pdf. Acesso em 06/04/2008. FELDER, R. M.; SOLOMAN, B. A. Index of Learning Styles Questionnaire. North Carolina State University, 1991. Disponível em: http://www2.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSdir/ILS-a.htm. Acesso em 01/05/2008. NPT, - Nucleo para o Desenvolvimento de Tecnologias e ambientes educacionais – disponível em: <www.npt.com.br> acesso em 05/05/2008.

AUTORES: Nilvania Ap. S. Ziviani nziviani@usp.br Nádia Cristina de A. Melli nc.melli@uol.com.br Elaine Maria dos Santos elaine-maria@uol.com.br Elenise Maria de Araujo elenisea@sc.usp.br José Dutra de Oliveira Neto dutra@usp.br

Obrigada... nilvania@claretiano.edu.br nziviani@usp.br

Extras...

A Tutoria A Tutoria é definida como o conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos acadêmicos, orientando-os, dirigindo-os, motivando-os, avaliando-os para que obtenham crescimento intelectual e autonomia, ajudando-os a tomar decisões em vista de seus desempenhos e participações como acadêmicos GONÇALVES , 2007

Levantamento de informações Pode proporcionar: Melhorias na Contratação e Formação continuada dos tutores Visão estratégica para tomada de decisões

Estilos de Aprendizagem Felder-Soloman ATIVO REFLEXIVO Compreende e retém melhor a informação participando ativamente da realização de uma atividade. Aprende fazendo... Pensa antes, com cuidado... retém e compreende melhor a informação pensando, refletindo calmamente sobre ela, levantando alternativas

Estilos de Aprendizagem SENSORIAL INTUITIVO Gosta de inovação, aprecia a variedade, novos desafios, e evita as atividades que dependem de memorização, que sejam rotineiras ou repetitivas. É imaginativo, está sempre em busca de significados, desafios e novas possibilidades Gosta de resolver problemas através de procedimentos bem estabelecidos e não aprecia complicações inesperadas. Tem interesse por fatos e dados concretos e práticos

Estilos de Aprendizagem SENSORIAL INTUITIVO Gosta de inovação, aprecia a variedade, novos desafios, e evita as atividades que dependem de memorização, que sejam rotineiras ou repetitivas. É imaginativo, está sempre em busca de significados, desafios e novas possibilidades Gosta de resolver problemas através de procedimentos bem estabelecidos e não aprecia complicações inesperadas. Tem interesse por fatos e dados concretos e práticos

Estilos de Aprendizagem SEQUENCIAL GLOBAL Avança com entendimento parcial, absorvendo pequenas partes da informação que vão se conectando logicamente para garantir o entendimento da situação. Enxerga o contexto em que a situação ocorre, para então compreender como juntar as partes para resolver o problema. Tem facilidade para "juntar conhecimento" de maneiras inovadoras.