RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Advertisements

5º Telecongresso Internacional de Educação 17 e 18 de outubro /2007.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Como os Meios de Comunicação Impactam a Apredizagem
PROJETO UNIVERSIDADE CORPORATIVA DE MARINHA MERCANTE
Pontifícia Universidade Católica
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
FINLÂNDIA e-LEARNING Educação como prioridade 1. Grande Desafio
EAD em alimentos – curso teórico prático
Julio Alberto Nitzke e Mara Lucia Carneiro Materiais didáticos digitais (Edital UFRGS EAD 13)
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Universidade – Tecnologias – Articulação
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
Profª. ALINE (WEB-TUTORA)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 15
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Evolução da Mídia Audiovisual
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Clique no slide para avançar
Linha do Tempo EaD Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
Computação &Tecnologia de Informação (TI) nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil.
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
Conceitos e Gerações de EAD
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Histórico/ Evolução da EaD
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
UFBA - Universidade Federal da Bahia
PÓS-DRUPA ABTG/ SENAI 2012 Investir ou não em novas tecnologias.
Educação a Distância no Brasil
Educação Presencial e Educação a Distância  Um dos setores de importância para o desenvolvimento de qualquer país é a educação;  Desenvolvimento significativo.
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Comunicação Social 1º Ano Junho 2011 Google Calendar.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Uma Visão Geral da Educação a Distância
II Oficina de Educação Corporativa “DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA À
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Projeto Educação Novo Milênio Instituto Edumed TV Século 21 Instituto Edumed TV Século 21.
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação a Distância Profª. Drnd. Ivane Almeida Duvoisin Universidade Federal do Rio.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância.
/ / Década de SAIR.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Transcrição da apresentação:

RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS MARCOS FORMIGA UnB – CNI/SENAI

Universidade Virtual: Mega Universidade * surge na década de 80; * Educação Superior; * Educação Aberta e a Distância; * Número mínimo de 100.000 alunos. Universidade Virtual: * Surge nos anos 90; * Avanço da Mega Universidade; * Centrada em EAD por computador/Internet. Universidade Corporativa * Corporações tornam-se provedoras de educação; * A empresa como local de trabalho e aprendizagem; * Redução da vida útil do conhecimento; * Necessidade de renovar o conhecimento a cada dois anos e adquirir novas habilidades.

Educação Aberta e a Distância Evolução dos modelos de EAD e de tecnologias de entrega 1ª Geração – Correspondência: * Impresso. 2ª Geração – Multimídia: * impresso, áudio, vídeo, computador; * vídeo interativo (disquete e fita). 3ª Geração – Teleducação: * áudioconferencia; * vídeoconferência; * rádio e tv em rede (Broadcast). 4ª Geração – Aprendizagem flexível: * multimídia interativa on-line; * www com acesso por Internet; * comunicação mediada pelo computador. 5ª Geração – Aprendizagem flexível inteligente * multimídia interativa, www e Internet; * comunicação mediada pelo computador utilizando sistemas de respostas automáticas; * portal de acesso ao Campus (USQ-Austrália). James Taylor

 Universidades Virtuais  Portais Educacionais EAD: Na Virada do Século  Mega Universidades  Universidades Virtuais  Portais Educacionais  Universidades Corporativas  Aprendizagem Flexível  Convergência de Mídia (TV digital +INTERNET III)  Sistema Dual (simultaneidade da educação presencial e a distância)  e-learning EAD de educação “step” para educação dos grandes contingentes

Multilingüismo na Internet Posição Língua   Porcentagem   Inglês   Alemão   Japonês   Francês   Espanhol   Sueco   Italiano   Português   Holandês   Norueguês   Finlandês   Tcheco   Dinamarquês   Russo   Malaio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 84,0 % 4,5 % 3,1 % 1,8 % 1,2 % 1,1 % 1,0 % 0,7 % 0,6 % 0,6 % 0,4 % 0,3 % 0,3 % 0,3 % 0,1 % Fonte:http://babel.alis.com

Educação Corporativa: a) Estágios da Universidade  Primeira onda: Igreja Idade Média (Século XI);  Segunda onda: Estado Pós Revolução Francesa (Século XIX);  Terceira onda: Empresas Sociedade da Informação e do Conhecimento (Século XX e XXI).

Semelhanças e Diferenças Corporação empresarial busca solução intramuros; Timing acadêmico; Empréstimo de nome de prestígio; Busca a academia o que tem de melhor:  Sapiência;  Conhecimento;  Pesquisa. Afasta-se da academia:  Urgência e celeridade;  Soluções e resultados.  Flexibilidade; Conclusão O sucesso da educação corporativa é um fenômeno de aprendizagem que acontece à margem das autoridades educacionais. A não regulamentação ou a pouca importância dada pelas empresas à legislação educacional é o indício do bem sucedido empreendimento.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos Formiga “Enquanto a indústria, o governo e a academia não se entenderem, a indústria será cada vez mais dependente de inovação importada, até um ponto em que estaremos completamente globalizados, no pior sentido do termo”. Silvio Meira OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos Formiga mmformiga@cni.org.br formiga@unb.br