RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS MARCOS FORMIGA UnB – CNI/SENAI
Universidade Virtual: Mega Universidade * surge na década de 80; * Educação Superior; * Educação Aberta e a Distância; * Número mínimo de 100.000 alunos. Universidade Virtual: * Surge nos anos 90; * Avanço da Mega Universidade; * Centrada em EAD por computador/Internet. Universidade Corporativa * Corporações tornam-se provedoras de educação; * A empresa como local de trabalho e aprendizagem; * Redução da vida útil do conhecimento; * Necessidade de renovar o conhecimento a cada dois anos e adquirir novas habilidades.
Educação Aberta e a Distância Evolução dos modelos de EAD e de tecnologias de entrega 1ª Geração – Correspondência: * Impresso. 2ª Geração – Multimídia: * impresso, áudio, vídeo, computador; * vídeo interativo (disquete e fita). 3ª Geração – Teleducação: * áudioconferencia; * vídeoconferência; * rádio e tv em rede (Broadcast). 4ª Geração – Aprendizagem flexível: * multimídia interativa on-line; * www com acesso por Internet; * comunicação mediada pelo computador. 5ª Geração – Aprendizagem flexível inteligente * multimídia interativa, www e Internet; * comunicação mediada pelo computador utilizando sistemas de respostas automáticas; * portal de acesso ao Campus (USQ-Austrália). James Taylor
Universidades Virtuais Portais Educacionais EAD: Na Virada do Século Mega Universidades Universidades Virtuais Portais Educacionais Universidades Corporativas Aprendizagem Flexível Convergência de Mídia (TV digital +INTERNET III) Sistema Dual (simultaneidade da educação presencial e a distância) e-learning EAD de educação “step” para educação dos grandes contingentes
Multilingüismo na Internet Posição Língua Porcentagem Inglês Alemão Japonês Francês Espanhol Sueco Italiano Português Holandês Norueguês Finlandês Tcheco Dinamarquês Russo Malaio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 84,0 % 4,5 % 3,1 % 1,8 % 1,2 % 1,1 % 1,0 % 0,7 % 0,6 % 0,6 % 0,4 % 0,3 % 0,3 % 0,3 % 0,1 % Fonte:http://babel.alis.com
Educação Corporativa: a) Estágios da Universidade Primeira onda: Igreja Idade Média (Século XI); Segunda onda: Estado Pós Revolução Francesa (Século XIX); Terceira onda: Empresas Sociedade da Informação e do Conhecimento (Século XX e XXI).
Semelhanças e Diferenças Corporação empresarial busca solução intramuros; Timing acadêmico; Empréstimo de nome de prestígio; Busca a academia o que tem de melhor: Sapiência; Conhecimento; Pesquisa. Afasta-se da academia: Urgência e celeridade; Soluções e resultados. Flexibilidade; Conclusão O sucesso da educação corporativa é um fenômeno de aprendizagem que acontece à margem das autoridades educacionais. A não regulamentação ou a pouca importância dada pelas empresas à legislação educacional é o indício do bem sucedido empreendimento.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos Formiga “Enquanto a indústria, o governo e a academia não se entenderem, a indústria será cada vez mais dependente de inovação importada, até um ponto em que estaremos completamente globalizados, no pior sentido do termo”. Silvio Meira OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Marcos Formiga mmformiga@cni.org.br formiga@unb.br