Ontro de Profissionais da Seminários em Ciências Atuariais e Estatística – 2006 Prof. Natalie H. Hurtado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raphael K. Cunha Silva Vice-Presidente do Grupo Referência – Aliança é graduado em Ciências Atuariais pela PUCMINAS, com mais de dez anos de experiência.
Advertisements

Entendendo o tema: Educação Financeira
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Agosto
Estudos Econômicos Sincor-SP
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
Miguel Fonseca de Almeida
Hugo Legis Fernandes Elsenbusch
SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS ATUARIAIS E ESTATÍSTICA
Princípios de Prática Atuarial
Carla de Souza Lôbo Estatística 28/03/08
Programa de Qualificação
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
TÉCNICAS ATUARIAIS DOS SEGUROS
TÉCNICAS ATUARIAIS DOS SEGUROS
TÉCNICAS ATUARIAIS DE SEGUROS
Mercado Financeiro Finalidade básica: Forma de atuação: Agentes:
Livro: Introdução à Pesquisa Operacional
Instituto Brasileiro de Atuária Comissão de Normas Técnicas
Novas Tendências da Prática Atuarial
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
Tábua de Sobrevivência Bi-dimensional do Prof. Rio Nogueira
Regimes Próprios de Previdência Social: Enfoque Atuarial
“Miguel Roberto Soares Silva”
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
Mercado de Seguros & O Atuário
Fundos de Pensão Oportunidade para os Atuários.
Desenvolvimento Acadêmico e Profissional
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
1 / 5 Planejamento de ações É o desenvolvimento da resposta a ocorrência do evento de risco Determina que ações serão tomadas para cada aspecto de risco.
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
PREVIC Superintendência Nacional de Previdência Complementar
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
Para início de estudo Estatística.
Conhecendo o Instituto de Matemática.
Gestão de Riscos em e-Learning
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
RPPS: ASPECTOS DE GOVERNANÇA
5. UM CASO PRÁTICO DE GOVERNANÇA E GESTÃO
CIÊNCIAS ATUARIAIS.
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Transferência de Risco de Longevidade
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
CENTRO PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia – Mauá
1 Reforma da Previdência e Perspectivas de Regulação e Fiscalização de Previdência Complementar  Reforma da Previdência  Previdência Complementar Pública.
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
CONSULTORIA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA. Totalprev Corretora de Seguros Comercializa produtos e serviços em todos os ramos de seguros pessoal ou empresarial.
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
CONTABILIDADE GERENCIAL
5ª MOSTRA STATÍSTICA ATUÁRIA.
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
Coordenador de Relações Internacionais
REGIME DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Maria Angélica M. Lima UNIME-Itabuna Agosto/2009
Gerência Financeira das Reservas Técnicas
V Semana de Atuária da UFRJ
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
Mercado de Seguros: Surgiu da necessidade de se resguardar possíveis danos ou perdas de bens e serviços. A apólice é contrato bilateral onde constam os.
Pag e 1 FACISA BH 2/2012 FACISA BH 2/2012. Nocões Introdutórias As Lei (por exemplo, a Lei Complementar 109/01) e também a Constituição Federal (art.40.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A ANBIMA e o seu papel como autorreguladora do mercado 14º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM
A Matemática Atuarial Em uma linguagem bastante simplista, poderíamos dizer que os cálculos atuariais combinam os princípios da Estatística com a Matemática.
Prof. Ricardo Alonso Gonzalez
ATUÁRIO DO FUTURO Professor Paulo Pereira Ferreira.
Transcrição da apresentação:

ontro de Profissionais da Seminários em Ciências Atuariais e Estatística – 2006 Prof. Natalie H. Hurtado

Sumário O que é Atuária O que faz um atuário O que é um atuário Como tudo começou Perspectivas para o futuro Nosso curso Onde estão nossos alunos Sites importantes

Risco – Possibilidade de perda ou dano O que é Atuária É a ciência da medição e gerenciamento de riscos e divide-se nos ramos vida e não-vida. Risco – Possibilidade de perda ou dano A ciência atuarial pode ser aplicada se: A “perda ou dano” pode ser economicamente dimensionada; “possibilidade” pode ser medida ou estimada por um modelo probabilístico; Aquele sob risco deseja evitar, mitigar ou reduzir o risco.

O que faz um atuário “Um atuário aplica modelos matemáticos a problemas de seguros e finanças. Para ser mais específico, os atuários melhoram os processos de tomada de decisão financeira, por meio do desenvolvimento de modelos que avaliam impactos financeiros decorrentes de eventos futuros e incertos” www.beanactuary.org

O que faz um atuário 1) Desenvolvimento e precificação de planos previdenciários Quanto uma pessoa deve pagar mensalmente para daqui a 30 anos receber uma renda vitalícia? E se ela ainda desejar que seus beneficiários recebam uma pensão quando ela vier a falecer?

O que faz um atuário 2) Gerenciamento dos ativos de um fundo previdenciário Como o gestor de uma carteira de uma entidade de previdência deve investir seus recursos, de modo a daqui a alguns anos honrar os compromissos assumidos com seus participantes?

O que faz um atuário 3) Avaliação de riscos industriais Como identificar o(s) risco(s)? Como calcular o valor do seguro? Como minimizar os efeitos de um acidente?

O que é um atuário Os atuários são os peritos na avaliação e desenvolvimento de produtos que minimizam os impactos financeiros dos riscos. Também são responsáveis pelo cálculo dos prêmios e pela gestão dos fundos garantidores das obrigações assumidas. Deve-se haver uma combinação de habilidade técnica, conhecimento do negócio e compreensão do comportamento humano para desenvolver e gerir programas de controle de risco.

Como tudo começou Século XVI : matemáticos que atuavam como consultores em todos os tipos de problemas. Richard Witt – 1º. livro em inglês sobre a teoria dos juros compostos. Século XVII : origens das Ciências Atuariais Desenvolvimento do cálculo de probabilidades; Conceito de tábuas de vida relacionadas a investigações sobre mortalidade – John Graunt, 1662; Jan de Witt (Primeiro Ministro holandês), 1671 – rendas vitalícias do governo; Edmund Halley, 1693 : publicação de seu famoso paper na Royal Society.

Como tudo começou Alguns dos pioneiros foram eminentes cientistas e matemáticos: Leonhard Euler, James e Daniel Bernoulli, Carl Friedrich Gauss, Abraham de Moivre, Benjamin Gomperz. Século XVIII : nascimento das Ciências Atuariais com a aplicação das técnicas para fins comerciais. Estabelecimento de companhias de seguros de vida no Reino Unido: James Dodson e Richard Price; Século XIX : considerável parte do trabalho fundamental já estava completo. Criação de organizações científicas e profissionais: Institute of Actuaries (1848), Faculty of Actuaries (1856), Society of Actuaries (1880), International Actuarial Association (1895) e Casualty Actuarial Society (1914).

Como tudo começou Século XX : expansão no refinamento e na aplicação prática da teoria atuarial Fórmula de Makeham para força de mortalidade; Graduação em tábuas; Desenvolvimento da análise do excedente financeiro; Desenvolvimento do risco e da teoria de credibilidade; Modelos de múltiplos decrementos e múltiplos estados; Avaliação de fundos de pensão; Formulação de princípios de investimento institucional.

Perspectivas para o futuro Habilidades que o atuário precisa desenvolver para continuar competitivo no século XXI; Senso comum atuarial: conhecimento profundo de probabilidade, estatística e modelagem estocástica atuarial; Criatividade Habilidades de comunicação Challenges to Actuarial Science in the 21st Century, Lemaire (2004). http://www.casact.org/library/astin/vol34no2/271.pdf

Nosso Curso www.im.ufrj.br/atuaria A partir de 2005, todos os alunos formados em Ciências Atuariais deverão fazer a prova nacional do IBA, a fim de poderem obter o registro de atuário.

Nosso Curso

Onde estão nossos alunos Consultorias Empresas seguradoras Fundos de Pensão Entidades Abertas de Previdência Privada Órgãos Governamentais (SUSEP, ANS, SPC) Resseguradoras (IRB-BrasilRe) Ensino/Pesquisa Empresas de Capitalização Mercado Financeiro www.im.ufrj.br/atuaria

Sites importantes Society of Atuaries www.soa.org Casualty Actuarial Society www.casact.org Instituto Brasileiro de Atuária - IBA www.atuarios.org.br International Actuarial Association – IAA www.actuaries.org