Nota Técnica elaborada por Carlos Alvares Campos Neto e

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Nota Técnica elaborada por Carlos Alvares Campos Neto e Assessoria Econômica da FEDERASUL Apresentação da Nota Técnica - IPEA: Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações Nota Técnica elaborada por Carlos Alvares Campos Neto e Frederico de Souza Abril, 2011

Introdução Em 2010, 14 dos 20 maiores terminais de passageiros funcionaram acima do limite. O aeroporto de Porto Alegre é considerado em situação crítica Ocupação chegou a 167% da capacidade do terminal. O número de passageiros, em 2003, era de 71 milhões e, em 2010, subiu para 154 milhões, o que significa um aumento de 117% em oito anos (média de 10% ao ano); Neste mesmo período os investimentos realizados pela Infraero foram apenas 44% dos autorizados Se continuar neste ritmo nos próximos 4 anos, serão investidos apenas R$ 2,5 bilhões dos R$ 5,6 bilhões previstos.

Taxa de Ocupação dos 20 principais aeroportos brasileiros Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea. Taxa de Ocupação (CARVALHO e ALVES, 2006) Adequada: abaixo de 80% Preocupante: entre 80 e 100% Crítica: Acima de 100%

Movimento de aviões e passageiros nos aeroportos brasileiros (em milhões de unidades) Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea.

Movimento dos passageiros e capacidade dos terminais em 2010 (em milhares de passageiros) Fonte: Infraero 5

Variação da Capacidade (%) Movimento previsto para 2014 Aumento na Capacidade dos Aeroportos e Movimento de passageiros nos terminais previstos para 2014 (em milhões de passageiros por ano) Aeroporto Capacidade em 2010 Capacidade em 2014 Variação da Capacidade (%) Movimento previsto para 2014 Mov. 2014 / Capac. 2014 (%) Manaus 2,5 5,0 100,0 4,0 79,2 Fortaleza 3,0 6,0 7,4 123,8 Brasília 10,0 18,0 80,0 20,7 115,1 Guarulhos 20,5 35,0 70,7 39,2 112,0 Salvador 10,5 0,0 11,0 105,1 Campinas 3,5 214,3 66,8 Cuiabá 1,6 2,8 75,0 3,1 111,6 Confins 8,5 70,0 10,6 125,1 Porto Alegre 8,0 9,8 122,2 Curitiba 33,3 8,4 105,6 Galeão 26,0 44,4 17,9 68,9 Natal 1,9 186,0 Recife 8,7 108,6 Total 94,5 148,7 57,4 151,8 102,1 Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea

Investimentos em Aeroportos no Brasil (R$ milhões) Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea

Plano de Investimentos da Infraero para a Copa de 2014 Fonte: Infraero. Elaboração: Ipea. *Informações referentes aos terminais de passageiros (existem outras obras); **Investimento total previsto para os aeroportos.

Prazos de execução de obras em infraestrutura no Brasil (em meses)/1 Tempo de espera para obtenção de licenças de instalação* fornecidas pelo Ibama (em meses) Fonte: Ibama. Elaboração: Ipea * Ainda há a licença prévia (LP) e a de operação (LO). Prazos de execução de obras em infraestrutura no Brasil (em meses)/1 Elaboração: Ipea /1 Não é considerada aqui a intervenção do TCU nas obras; *: cenário Federasul.

Conclusão As obras nos terminais dos aeroportos de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos (SP), Campinas (SP), Cuiabá (MT) e Salvador, por estarem na etapa de elaboração de projeto, deverão levar 92 meses (mais de 7 anos e meio) para suas conclusões Mesmo no cenário otimista, obras não ficariam prontas a tempo (levriam 45 meses); As obras nos terminais de passageiros de Porto Alegre e Confins (MG) que estão com projeto pronto, levariam 80 meses (mais de 6 anos e meio) no cenário otimista, ficariam prontas em julho/2014 Portanto, constata-se que dos 13 aeroportos com obras para a Copa de 2014, nove não deverão terminar as obras a tempo para a realização da Copa no cenário otimista, sete não ficariam prontas; Mesmo que os investimentos fossem concluídos nos prazos previstos pela Infraero, a situação dos 13 aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 continuaria de sobrecarga. 10