Consumo de Diesel, Rotas Tecnológicas e Normatização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

Evolução da Produção Mundial
A matriz energética brasileira, o etanol e o gás natural veicular
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Reunião Ordinária Audiência Pública 15/09/2004.
ENEM, uma prova diferente!
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
Centro de Energias Renováveis CERBIO
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
BIOMASSA Energia alternativa.
EFICIENCIA ENERGÉTICA I
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
Objetivo e metodologia de trabalho
Objetivo e metodologia de trabalho
Objetivo e metodologia de trabalho
Universidade Federal de Campina Grande
Indústria de Gás Natural no Brasil
Gás LP - all rights reserved th Latin America LPG Seminar Sheraton Rio Hotel, Rio de Janeiro November 3-6, 2008 Sergio Bandeira de Mello Sindigas.
Área de Operações Indiretas
Energia Elétrica para o Século XXI
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
Estimativa de Emissões de GEE
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
Biomassa.
Biomassa.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Mudanças Climáticas e MDL Superintendência de Planejamento e Pesquisa
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
O BIODIESEL.
REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Mercado Produtor e Consumidor de Gás Natural no Brasil
Antonio José de Figueiredo
Álcool Etanol Combustível
GLP representa 4% das fontes primárias de energia. OUTROS RENOVÁVEIS 3 % Energia Primária BIOMASSA 30 % PETRÓLEO 42 % HIDRÁULICA 14 % GLP representa.
Potencial de investimento na cadeia da Silvicultura
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Carmen LimaAMBIURBE, Lisboa, 11 de Novembro 2006 Apostar no Biodiesel, Preservar o Ambiente.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária e no setor.
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
TEMOS TODO GÁS.
Agronegócio no Brasil e no mundo
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
MADEN - 2 Jayme Buarque de Hollanda Seminário MadEn São Paulo, 25/11/2010 Rio de Janeiro.
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
BIODIESEL.
O Setor Sucro-alcooleiro
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Agronegócio no Brasil e no mundo
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
Energia das Biomassas.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Gás Natural no Pré-Sal: Grandes Volumes, Grandes Incertezas Ainda existem muitas incertezas relacionadas ao Gás Natural do Pré-Sal: Produção: –Quanto.
Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 1º semestre de 2008 Superintendência de Abastecimento Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2008.
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Eduardo Carlos Spalding Comissão de Energia ABAL – Associação Brasileira do Aluminio SEMINÁRIO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA O ESPÍRITO SANTO
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Consumo de Diesel, Rotas Tecnológicas e Normatização Frederique Abreu Coordenador Geral de Agroenergia

Cenário Atual 5 bilhões de superávit primário mesmo com o dólar baixo; Óleos de Palma e de Soja são os formadores de preços internacionais; Óleo de Soja tem cotação firme no mercado internacional; O preço doméstico do Diesel está defasado em relação ao mercado internacional;

Cenário Atual Biodiesel tem que ser competitivo pois não há espaço para a concessão de subsídio; Ainda que custe mais que o Diesel o impacto no preço é pequeno.

Produção e Consumo de Diesel no Brasil Fonte: ANP Ano

Siderurgia / metalurgia Grau de Vinculação entre o Tipo de Biocombustível e o Consumo de Energia no Setor SETOR BIOCOMBUSTÍVEL Etanol Biodiesel Bagaço / Palha Madeira Carvão Vegetal Residencial 1 2 Agroindústria 3 Transporte Siderurgia / metalurgia Cimento Química Têxtil / Cerâmica Alimentos / Bebidas Papel / Celulose Geração Elétrica 0 = Nenhuma vinculação 1 = Baixa vinculação 2 = Média vinculação 3 = Alta vinculação

Potenciais Mercados Consumidores de Biodiesel Região Norte De 350 a 650 mil litros de diesel gastos diariamente nas termo-elétricas Centro Oeste 80% dos transportes de carga são feitos pelas rodovias (5% do consumo de diesel); 15% do diesel é consumido pela agricultura dentro dos estabelecimentos rurais; Capacidade ociosa de esmagamento de grãos. Sul e Sudesde Frotas cativas

Rotas e Processos Etanol Vantagens: Desvantagens: Origem renovável; Ganhos no mercado de carbono; Pode ser produzido perto da indústria Não tóxico Desvantagens: Maior dificuldade no processo; Maior nível de investimento na unidade; Maior consumo energético;

Rotas e Processos Metanol Vantagens: Desvantagens: Menor custo; Processo mais simples e com maior rendimento; Menor consumo energético; Tecnologia madura comercialmente. Desvantagens: Tóxico; Atualmente sua origem vem do gás natural, possuindo eficiência de conversão baixa (50%); Não renovável;

Rotas e Processos Plantas comerciais A transesterificação alcalina é um processo simples e de domínio público. O problema atual é o custo e a eficiência da separação das fases e a purificação dos co-produtos; O processo contínuo não é viável através de catálise básica, devido a ausência de catalisadores heterogêneos básicos;

Normatização Segunda Reunião do Comitê Consultivo de Agricultura (CCA) Brasil – Eua (30/09) O MAPA enviará proposta por escrito para uma reunião para discutir a harmonização de normas relacionadas a especificações técnicas para o álcool combustível e futuramente para o biodiesel.

Muito Obrigado !! Frederique Abreu Esplanada dos Ministérios, bloco D - sala 716 70043-900 Brasília - Brasil Tel.: +55 61 3218-2956 fax.: +55 61 3322-0337 e-mail: frederique@agricultura.gov.br