Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

MUDANÇAS NAS COMPRAS PÚBLICAS EM RAZÃO DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Determina um tratamento diferenciado,
BANCO DO BRASIL Soluções Financeiras para sua empresa
Apresentação do Projeto
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Banco do Brasil Encontro da ABRASP
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Fundap – Grupo de Conjuntura Crédito no 1º semestre de 2009: a força dos bancos públicos.
Ferramentas de Acesso ao Mercado de Capitais
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo
Por que investir? 09 de junho de 2010
8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011.
O BRASIL DOS ÚLTIMOS 10 ANOS recuperação, desenvolvimento e oportunidades
E-COMMERCE 2011 Perspectivas e fatores críticos de sucesso
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
Política Nacional de Empreendedorismo:
Comitê Temático Investimento e Financiamento
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
Encontros de Comércio Exterior
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
Encontro de Comércio Exterior
FÓRUM ESTADUAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE FEMEP/GO I REUNIÃO ORDINÁRIA Goiânia, 04 de fevereiro de 2010.
22 de Outubro 2009 Desempenho do BNDES – 3º trimestre 2009.
Superintendência Estadual do Paraná Junho/2010
DINHEIRO EM CAIXA, CRESCIMENTO À VISTA!
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Diretoria de Agronegócios
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
FÓRUM PERMANENTE DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE Comitê de Investimento e Financiamento Abril/2008.
CONCLUSÕES COOPERATIVAS CORRESPON- DENTES NO PAÍS CORRESPON- DENTES NO PAÍS MICROCRÉDITO MICROFINANÇAS INTRODUÇÃO 1 Realidade atual e tendências das microfinanças.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
1 Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná Setembro de 2007.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
Diretoria de Micro e Pequenas Empresas Abril de 2008 Fórum Permanente das MPE 48ª Reunião do Comitê Temático Investimento e Financiamento Programa de Aproximação.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS BANCO DO BRASIL S/A Diretoria de Micro e Pequenas Empresas Novembro/2011 Arranjos Produtivos Locais.
F ó rum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Comitê Temático Investimento e Financiamento Abril/08.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 06 de abril de 2011 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP Realizações e renovação
Sicredicartões Produtos PJ
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Informações: PROGRAMAÇÃO DE CURSOS OUTUBRO/2014 Curso: GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES – NA Medida C.H: 24H de Capacitação + 02 horas de consultoria.
1 Julho/2009 BNDES Balanço e Destaques 2009 * Presidente Luciano Coutinho 29 de dezembro de 2010 *dados provisórios.
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
Superintendência Regional Revisão – 08/2012
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
1 IV SEMINÁRIO NACIONAL DE APLs DE BASE MINERAL Gestão e Desenvolvimento sustentável Setembro de 2007.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
I n s t i t u c i o n a l Fundação: agosto de 1997 pela Prefeitura de Juiz de Fora/MG, associada a mais 12 empresas privadas montando um aporte de R$
RELACIONAMENTO ENTRE BANCOS E MPES: PONTOS MAPEADOS Ambiente de Negócios com Micro e Pequenas Empresas Abril
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
Fórum Permanente da ME / EPP Brasília, 21/02/2008 Ações do BNB para apoio às ME / EPP do Nordeste Área de Negócios com Micro e Pequena Empresas.
CAIXA Segmento Petróleo e Gás Accelerate Oil & Gas Eugenia Regina de Melo Superintendente Rio de Janeiro, 15 de maio de 2012.
BRASIL: ciclo de expansão do Consumo e do Crédito distribuiu Renda e promoveu ascensão social de parcela significativa da população Fonte: IBGE, BACEN.
Crédito Imobiliário Junho
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
Transcrição da apresentação:

Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil Ary Joel de Abreu Lanzarin Banco do Brasil Junho/2010 1 1

O acesso ao Crédito Qual o papel do crédito? 2

O Crédito Sustentável O crédito sempre aparece como principal remédio – e principal veneno – na realização de negócios. O crédito jamais pode ter o mérito do sucesso de um negócio – assim como nunca pode ser o único responsável pelo seu fracasso. Deve ser entregue e aplicado de forma inteligente, respeitando os preceitos de sustentabilidade: ser socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto. 3

Relação Crédito/PIB no Mundo Há espaço para a manutenção do crescimento do crédito Fonte: Financial Structure Database e estudo BNDES (posição: 2008) 4

Evolução do crédito no Brasil Comparação da evolução do crédito com relação ao PIB Fontes: Bacen – Relatório Anual 2006 e 2008 Diris - Comparativo BB SFN (dezembro/2009) 5

Evolução do crédito no Brasil O Banco do Brasil tem contribuído para a elevação do volume de crédito aplicado no país por meio de: Taxas de juros competitivas; Desburocratização dos processos; Bancarização; Melhor gestão de risco para aumento de limites; Criação de produtos e serviços específicos para nichos e segmentos de mercado; Automação de processos bancários. Variação do Crédito PJ (dez/2005 a dez/2009) 223,7% 131,9% SFN BB 6

Evolução do crédito no Brasil Market Share do BB junto ao SFN - PJ Segundo o Sebrae, 31% do crédito consumido no Brasil por micro e pequenas empresas é proveniente do Banco do Brasil Atualmente, o BB é responsável pelo desembolso médio de R$ 585 milhões por dia 7

O Crédito no BB Em função disso, as medidas contribuíram para acelerar o crescimento da carteira de crédito do Banco do Brasil: SFN BB ∆ 16,8% ∆ 26,8% BB PJ ∆ 25,8% O Banco do Brasil tem foco estratégico no segmento de Micro e Pequenas Empresas 8

Ambiente favorável para realização de negócios Nos últimos anos, o Brasil intensificou ações visando melhorar o ambiente de realização de negócios, tais como: Lei Complementar 123, de 14/06/2006 - Lei Geral das MPE; Lei 11.101, de 09/02/2005 – Lei de Recuperação de Empresas; Criação da figura do MEI – microempresário individual; Simplificação tributária; Facilitação de acesso ao crédito; Facilitação do acesso à licitações públicas; Criação de Juizados Especiais; Criação do Fórum Permanente das MPE; Simplificação das relações trabalhistas; Estímulo à inovação e apoio ao associativismo; Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado – PNMPO. 9

Portfolio de Soluções para MPE O Banco do Brasil oferece um vasto portfolio de produtos e serviços para atender todas as necessidades das micro e pequenas empresas 13 linhas para Capital de Giro; 6 linhas de antecipação de recebíveis; 11 linhas para financiamento de investimentos; Gerenciador Financeiro Web e no Celular; Cartões de crédito empresariais, cooperativos e corporativos; Afiliação de domicílio bancário das redes Cielo e Redecard; Soluções para folha de pagamento de salários e fornececedores; Soluções para Comércio Eletrônico e Comércio Exterior; Metodologia específica de limite de crédito para novos empreendimentos; Fundos de Investimento, Seguros, Previdência, Consórcios e Capitalização. Destaques: BB Giro Empresa Flex BB Giro no Cartão Ourocard Empreendedor BB Giro Recebíveis Cartão BNDES

Perspectivas Mas entendemos que muita coisa ainda há de ser feita, e o momento é oportuno para mudanças! Reduzir custos de acesso ao crédito; Ampliar o apoio à inovação; Estimular o empreendedorismo; Apoiar a formalização.

Perspectivas

Ary Joel de Abreu Lanzarin (61) 3310-5300 dimpe@bb.com.br Obrigado!