Que movimento é esse? Autores:Profa. Marcia Nobue Sacay; alunos; Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage ; Supervisão: Profas. Marisa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Cinemática Movimento uniformemente variado
Que haja luz! Autores:Profa. Marcia Nobue Sacay; alunos; Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage ; Supervisão: Profas. Marisa Almeida.
MOVIMENTO EM II DIMENSÕES
Energia Potencial e Conservação da Energia
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Aceleração da Gravidade
CINEMÁTICA Velocidade.
MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
O que você deve saber sobre
OS MOVIMENTOS.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Velocidade A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede.
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Queda Livre e Lançamentos no Espaço
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO
Lançamento horizontal
Mecânica Cinemática escalar.
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Física Aula 14 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Aula de Física Movimento Circular.
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
Queda Livre e Lançamento Vertical
LANÇAMENTOS NAS PROXIMIDADES DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Vetores e movimento em duas dimensões
lançamento de projéteis
Lançamento Oblíquo (LO)
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Assunto: A queda dos corpos (Capítulo 12)
Experiências das Três Leis de Newton
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
FUNÇÃO DO 2ºGRAU.
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Lançamento horizontal lançamento oblíquo no vácuo
Física.
Movimento em duas dimensões
Movimento Circular : Espaço
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Física.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Será que você vai conseguir terminar esse curso? Bem, devemos dar um passo de cada vez... Há vários degraus a serem subidos. Mas vamos lá, aos pouquinhos!
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
FORÇA E MOVIMENTO II Prof. Bruno Farias
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Transcrição da apresentação:

Que movimento é esse? Autores:Profa. Marcia Nobue Sacay; alunos; Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage ; Supervisão: Profas. Marisa Almeida Cavalcante e Cristiane R. C. Tavolaro

Descobrir que tipo de movimento esta sendo realizado em cada filmagem. 2 Olá estudante, este é o... Desafio do dia Descobrir que tipo de movimento esta sendo realizado em cada filmagem. Vamos lhe dar uma explicação bem simples dos tipos de movimento, ok?

Dicas importantes Movimento Uniforme: Quando um móvel se desloca com uma velocidade constante, diz-se que este móvel está em um movimento uniforme (MU). Principalmente no caso em que ele se desloca com uma velocidade constante em trajetória reta, tem-se um movimento retilíneo uniforme. Não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.

Movimento Uniformemente Variado: Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa. Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado ,ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.

Movimento Vertical: Veja este vídeo As vezes, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair.Portanto, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade. Denomina-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, quando um corpo é abandonado no vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar. A queda livre é também um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante. Veja este vídeo

Movimento Oblíquo: Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal. Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade.O móvel se deslocará para a frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando a chamada trajetória parabólica. Veja este simulador !! Tente acertar o alvo

Movimento Circular Uniforme   Um corpo está em Movimento Circular Uniforme, se sua trajetória for descrita por um círculo com um "eixo de rotação" a uma distância R, e sua velocidade for constante, ou seja, a mesma em todos os pontos do percurso. No cotidiano, observamos muitos exemplos de MCU, como uma roda gigante ou um carrossel. Embora a velocidade linear seja constante, ela sofre mudança de direção e sentido, logo existe uma aceleração, mas que não influencia na velocidade.

Clique na figura para assistir o vídeo Agora é com vocês! Vídeo 1 O que é mostrado nele Tipo de movimento Clique na figura para assistir o vídeo

Clique na figura para ver o vídeo. O que é mostrado nele Tipo de Movimento Clique na figura para ver o vídeo.

Clique na figura para assistir o vídeo O que é mostrado nele Tipo de Movimento Clique na figura para assistir o vídeo

Clique na figura para assistir o vídeo O que é mostrado nele Tipo de Movimento Clique na figura para assistir o vídeo

Clique duas vezes para ver o vídeo. 1212 Vídeo 5 O que é mostrado nele Tipo de movimento Clique duas vezes para ver o vídeo. E aí, acertou?

... Mas a aula não termina por aqui Você já ouviu falar em velocidade? Lembra da fábula da “Tartaruga e a Lebre”? Quem era o animal mais veloz?

E na corrida do dia 7 de novembro em que Fernando Alonso ficou em sexto no primeiro treino liderou o segundo por boa parte do tempo, cravando 1 minuto, 41 segundos e 314 milésimos, mas preferiu ir para os boxes em seguida e viu o inglês da McLaren passar na frente, com 1 minuto, 40 segundos e 888 milésimos Quem fez a volta mais rápida?

Então, ser mais veloz significa fazer um mesmo percurso em um tempo menor. Preste atenção: Sempre que falamos em velocidade precisamos da distancia e do tempo.Por exemplo: 80 km/hora

Mas como posso medir a velocidade?

Agora é a sua vez!! Dê exemplos de como podemos medir velocidades.

Webgrafia: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/aprenda_mais/ jurema/ficha_movimento.htm http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/lo_ futebol_4.jpg

Colégio São Francisco Xavier Iniciação Científica Junior da PUC/SP http://picjrintelpucsp.blogspot.com/ http://virafacilconteudo.blogspot.com/ Colégio São Francisco Xavier Profa. Marcia Nobue Sacay (email...... ) Alunos: Eduarda Santana; Gabriel Bilesky; Karina Moura; Vivian Hage Supervisão: Profas. Marisa Almeida Cavalcante e Cristiane R. C. Tavolaro (GOPEF-PUC/SP)