Desenho e Modelação Geométrica (2014/15) Apresentação 2011/12
Objectivos Compreender a natureza da informação em Engenharia Compreender o papel da modelação e da representação geométrica Obter os conhecimentos necessários da linguagem do desenho técnico Treinar a representação de peças e conjuntos de peças em Engenharia
Avaliação TCAD:10% OTs:20% Trabalho final: apresentação inicial do tema: 5% representação completa em 3D:15% relatório e discussão oral :50% Obs.: Não são aceites notas de trabalhos de anos anteriores
TCAD Entrega a 13 de Abril Desenhos de um conjunto de peças Desenhos das peças individuais Desenho de conjunto Ficheiros CAD (3D) Impressão das representações em 2D Entrega de relatório em capa apropriada e devidamente identificada contendo Enunciado e Memória descritiva e justificativa seguida dos desenhos (de conjunto e depois os de peça a peça) Classificação de 0 a 20
OTs Todas as aulas, excepto se coincidir com outra avaliação da UC ou outra causa relevante. Com consulta Com apoio do docente Desenho de uma peça ou conjunto Classificação simplificada
Trabalho final Discutido e realizado ao longo do semestre 3 avaliações: Apresentação inicial Apresentação do CAD3D Relatório e discussão
Trabalho final Apresentação inicial Semana de de Março – Proposta de tema para o Trabalho Final – O objecto tem de ser apresentado materialmente na aula (cuidado com o tamanho e o peso!) durante a apresentação – Explicada a função e a forma – Identificação dos componentes – A proposta só é aceite com a aprovação do docente
Trabalho final Apresentação do 3D Semana de 4-8 de Maio Apresentação da solução proposta em CAD 3D. Representação dos componentes principais e do conjunto Apresentação pelo aluno durante ≈3’ seguida da discussão pela turma e pelo docente durante ≈2’
Trabalho final Relatório e discussão Relatório final Data de entrega: 28 de Maio de 2015 – Memória descritiva e justificativa (deve incluir discussão das questões abordadas nas apresentações durante o semestre) – Desenhos 2D (deve incluir desenho de conjunto, desenhos de subconjuntos, se houver e desenhos de peças a indicar pelo docente) Discussão oral Semana de de Junho Nota mínima: 10 valores