Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas em Rede para Geração de Resultados de Desenvolvimento
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Comissão Municipal de Elaboração
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
FÓRUM MINEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE ITABIRA MINAS GERAIS
Ações Estratégicas na Atenção Básica
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
PLANO DE GESTÃO.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Desafio das novas tecnologias
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PLENÁRIA FINAL.
Perfil do Profissional
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Reformas educacionais na América Latina
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
História nas atuais propostas curriculares
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
A Orientação Educacional face a legislação educacional do país
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos Disciplina: Políticas Publicas para Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. Pedro Ganzeli FE / Unicamp

Estrutura da apresentação Conceitos de Administração Educacional; História do Planejamento Governamental no Brasil; Reflexões.

Pensar a Gestão da Educação O educador precisa ter uma prática reflexiva sobre a estrutura organizacional que compreende a escola.

História da Administração Planejar = capacidade de pensar do homem Pré- História > caça Mundo Moderno  modo de produção Trabalho Artesanal = domínio de todo o processo. Revolução Industrial = divisão social do trabalho.

História da Administração Modo de produção capitalista Divisão social do trabalho Trabalho Intelectual = Administra o processo produtivo Dono de empresa (Gerente) Trabalho Manual = executa o que foi planejado Operário (Trabalhador) Sistema de livre mercado

Administração Educacional Eficiente Escola Clássica de Administração Organização como um sistema fechado; Princípio  produzir o máximo com o mínimo de energia, recursos e tempo; Eficiência = do latim efficiencia, ação, força, virtude de produzir; Racionalidade produtiva - neutralidade dos processos administrativos; Os protagonistas de uma construção de administração eficiente pautam suas concepções pela lógica econômica e pela produtividade material, independente do conteúdo humano e natureza política da prática educacional.

Administração Educacional Eficaz Escola das Relações Humanas Estudo da influência do comportamento humano nos processos administrativos. Organização = Sistema Orgânico. Eficácia  do latim efficax, eficaz, que tem o poder de produzir o efeito desejado. Capacidade administrativa para alcançar metas estabelecidas. Os protagonistas de uma administração eficaz adotam uma orientação essencialmente pedagógica em seus esforços conceituais e analíticos, à luz dessa orientação pedagógica dominante, incentivam a eficiência para lograr eficazmente os objetivos específicos das instituições educacionais.

Administração Educacional Efetiva Pós-Guerra > Educação para o Desenvolvimento. Critério político de satisfazer as demandas concretas da sociedade (setor econômico). Efetividade  do verbo latino efficere, realizar, cumprir, concretizar. A administração efetiva preocupa-se com a produção de soluções para os problemas politicamente identificados pelos participantes da comunidade mais ampla. Os protagonistas de uma construção de administração efetiva adotam uma orientação essencialmente política e, à luz dessa orientação política dominante, utilizam os critérios de eficácia e eficiência na gestão da educação.

Administração Educacional Relevante Educação e diversidade social Preocupa-se com as características culturais e os valores éticos. A organização é vista como um sistema global e multicultural. Relevância  do verbo latino relevare, experiência real da comunidade, o que envolve a participação nos processos administrativos. Os protagonistas de uma construção de administração relevante adotam uma orientação essencialmente cultural e pautam sua ação pela pertinência e significância dos fatos administrativos para o desenvolvimento humano e a qualidade de vida dos cidadãos que participam do sistema educacional e da sociedade como um todo.

Planejamento Governamental no Brasil Anos 30-50 >MODELO DESENVOLVIMENTISTA ONU - 1945 Centralização das ações do Estado na organização da economia nacional O estado cria a infra - estrutura necessária para a instalação de um parque industrial Substituição de importações Mercado consumidor de massa Associação entre o capital nacional e internacional Desenvolvimento auto - sustentado JK - Plano de Metas Educação > 30ª meta

Planejamento Governamental no Brasil ANOS 60/70 - Planejamento Tecnocrático Planos Nacionais de Desenvolvimento; Setor Educacional voltados para as necessidades do desenvolvimento econômico; O Estado promove a educação de alto nível - ensino universitário e tecnológico; Financiamento (Banco Mundial / FMI) Atender a demanda do setor industrial e agrícola; Educação para o trabalho;

Planejamento Governamental no Brasil Anos 80 - Período de Redemocratização Política Crise econômica; Diminuição da capacidade de investimento do Estado; Mobilização da sociedade na luta por seus direitos; Constituição de 5 de outubro de 1988; Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Educação para a formação do cidadão e do trabalhador;

Planejamento Governamental no Brasil Anos 90/2000 - A onda Neoliberal chega ao Brasil Globalização da economia mundial; Estado Mínimo; Descentralização - Desconcentração - Privatização; Banco Mundial/ Unesco - diretrizes de política (Plano Decenal de Educação - 1993); Ênfase no ensino básico Educação - formação do trabalhador “flexível”; Desenvolvimento sustentado ; Emenda Constitucional n°14(FUNDEF) / LDB Lei n°9394/96 Plano Nacional de Educação – Lei 10.172(09/01/2001) Foco da Gestão = unidade escolar

Dois governos de FHC Política de focalização – especialmente aquelas voltadas para o ensino fundamental; Descentralização nas mãos de um governo central poderoso, ganha um sentido de centralização de concepção e descentralização da execução nos níveis subnacionais; Educação Básica = política de privatização – “amortecedores” do financiamento e do princípio da gratuidade associados ao direito do cidadão e dever do estado.

Dois Governos FHC Repasse para outros âmbitos federativos – capacidade de investimento – comprometimento no atendimento da demanda; Educação Infantil – EJA – Ensino Médio Parceria – Convênio – Tercerização

Dois Governos FHC Reordenamento do pacto federativo – Fundeb Aspectos lacunosos da Educação Básica Descontinuidade administrativa Projeto de Lei que defina o que é regime de colaboração recíproca entre os entes federados; Reordenamento do pacto federativo – Fundeb Política nacional da economia O passo fundamental é a consciência da importância da educação básica por parte dos cidadãos.