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Avaliação educacional: significados e relevâncias.

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Apresentação em tema: "Avaliação educacional: significados e relevâncias."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação educacional: significados e relevâncias.
OAPI I – primeiro texto sobre planejamento. PEÑA, M. D. & ACOSTA, S. F. (2004). Avaliação. Educação corporativa: fundamentos e metodologia de ensino. Projeto Petrobrás. Módulo 1, Caderno 2. São Paulo: PUC/SP. OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

2 Avaliação educacional – definições e conceitos
Sistema de informação com focos distintos: extra e intra-escolares. Foco extra-escolar – processos e resultados da educação como fenômeno social: avaliações de políticas, de programas, de sistemas de ensino, de cursos, de projetos, de currículos... Foco intra-escolar – avaliação da aprendizagem ou do rendimento escolar. OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

3 Avaliação educacional – definições e conceitos
Avaliação e concepção de homem, de sociedade e de projeto de formação dos aprendizes. Relacionada às concepções teóricas, filosóficas e pedagógicas adotadas. OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

4 Evolução das ações educativas
Concepção educacional tradicional (anos 50) e tecnicista (anos 70 e 80) – avaliação neutra e descontextualizada do processo educativo. Avaliação tradicional: Alunos distribuídos por grupos homogêneos Direcionada para a classificação Centrada os conteúdos de ensino Ensinar e avaliar como processos lineares Políticas educacionais seletivas e excludentes OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

5 Evolução das ações educativas
Avaliação em modelo tecnicista: Influência de Ralph Tyler Avaliação por objetivos Ligada ao planejamento e à medição dos resultados Centrada no comportamento e conteúdos de ensino Como propósito, medir e verificar a aprendizagem Corresponde à concepção de educação voltada para o padrão industrial OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

6 Evolução das ações educativas
Anos 90 – críticas às práticas pedagógicas tradicionais e tecnicistas, inclusas as de avaliação. Avaliação formativa: Em movimento, dinâmica, flexível. Professor conhecer sobre o processo de aprendizagem do aluno, suas estruturas de pensamento, para entender por que seu aluno não está aprendendo. Reflexão sobre o processo e tomada de consciência das estratégias de pensamento do aluno. OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

7 Avaliação da aprendizagem de adulto e trabalho pedagógico
Alerta – avaliação como meio de controle de disciplina. Avaliação e a verificação da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, para reorientar o trabalho do professor. Público-alvo – importante aspecto, sobretudo na andragogia (aprendizagem de adultos). Adulto aprende melhor se: sabe porque tem de aprender algo, experiencia o aprender e associa o aprendizado à resolução de problemas. O adulto tem: necessidade de conhecer, percepção de suas defasagens, a experiência como base da aprendizagem, resistência à aprendizagem imposta. OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

8 Estratégias de avaliação e abordagens pedagógicas
Abordagens educacionais tradicional e comportamentalista (primado do objeto)– avaliação somativa: Avaliação ao final da proposta de trabalho Define a conclusão de um processo OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

9 Estratégias de avaliação e abordagens pedagógicas
Abordagem educacional humanista (primado do sujeito) – auto-avaliação: Realce do fator subjetivo no processo cognitivo Na avaliação, a valorização dos indicadores internos a cada aprendiz OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

10 Estratégias de avaliação e abordagens pedagógicas
Abordagens educacionais cognitivista e sociocultural (interação sujeito-objeto) –avaliação formativa: Avaliação ao longo da proposta educacional Avaliação, compreendendo o aluno na sua especificidade Ajuste constante entre o processo de ensino e o de aprendizagem OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

11 Estratégias de avaliação e abordagens pedagógicas
As abordagens de avaliação somativa e formativa não são excludentes. Além delas, a avaliação diagnóstica – instrumentalizar o professor a adequar o seu planejamento às características de seus alunos (estruturar a programação a partir do que o aluno já sabe). Luckesi (1986) – avaliação não é neutra, desinteressada e objetiva, mas política e ideológica (opção de homem e de sociedade). Com base em diagnósticos da avaliação escolar são elaboradas políticas públicas. OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

12 Avaliação: diagnóstico do ensino e da aprendizagem
Avaliação diagnóstica aufere novos encaminhamentos à aprendizagem. Propostas de ensino com base nos objetivos, conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais), critérios de avaliação e juízos de valor. Indicar ganhos e dificuldades – o que manter e o que alterar. Etapas do desenvolvimento do trabalho avaliativo: coleta (observação), registro (atualizados, organizados e relidos à luz da teoria) e análises dos dados. OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS

13 Questões para discussão
Qual a relação entre as abordagens educacionais e os modelos de avaliação? Em que medida as distintas concepções de avaliação articulam-se aos momentos históricos nos quais se inserem? Qual a pertinência do desenvolvimento do trabalho avaliativo para os cursos de EaD? OAPI II - LUCILA PESCE - AVALIAÇÃO PETROBRÁS


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