Não há Crescimento sem Mudança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pressione “Enter” para mudar de página
Advertisements

Moisés sozinho fracassou.
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Por Quê os Planos Falham?
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
MARCOS
MARCOS
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
A Restauração de Israel A restauração material
A IMPORTÂNCIA DOS SUPERVISORES
Por Onde Começar ?. Por Onde Começar ? Tudo comeca pela lideranca.
O que você espera do discipulado?
Desenvolvendo Auxiliares
JESUS ANDA SOBRE ÁS AGUAS Mateus
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Imagem que transforma.
Profetiza Ez. 37.
OREM SEMPRE, MAS TAMBÉM VIGIEM
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Impedimento às bênçãos de Deus para uma família
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
RETIRO DE LÍDERES COMUNIDADE CRISTÃ DE LAJEADO NOVEMBRO IMIGRANTE (RS)
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
CONQUISTANDO A BÊNÇÃO DE DEUS
APREDENDO A ORAR.
Aprender a reconhecer que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Perceber que a oração é comunicação com Deus, pura e simples.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoria... como também todos.
O próprio Deus nos chama à liderança.
Palavra ministrada pelo
Ética e Moral na formação dos filhos
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Ministério da Fidelidade.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Delegando tarefas e desenvolvendo pessoas
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Diferença entre o ministro e o ministro líder
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Moisés, atravessando um mar de desafios!
Fogo Estranho.
Jesus é a VIDA João
Viver minha Herança Josué 14:6-15.
O casamento de Isaque e Rebeca
IGREJABATISTABRASILERIA
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também.
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino.
ETERNIDADE Letícia Thompson.
Princípios de organização do reino
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2015 e o tema da revista é Moisés, o legislador de Israel, tendo o Pastor Belchior Martins da Costa, Presidente.
Carta do Apóstolo Paulo
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
Igreja:Igreja: Prof.:Prof.: TEXTO ÁUREO “E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente;
Lição 06 Moisés, Um sábio recebendo Conselhos Igreja: Prof.:
ETERNIDADE.
“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.” 1 Timóteo 6.18.
Transcrição da apresentação:

Não há Crescimento sem Mudança

Se você continuar a fazer o que sempre fez, continuará alcançando o que sempre alcançou. Não há crescimento sem mudança. Quando você começar a mudar será o momento que começará a crescer.

A Bíblia nos mostra isto, em Êxodo 18:13-27, na história de Moisés: Verso 13 No dia seguinte assentou-se Moisés para julgar o povo e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até o pôr-do-sol.

Verso 14 Vendo o sogro de Moisés tudo o que ele fazia com o povo disse-lhe: Que é isto que fazes ao povo, porque assentas e o povo em pé diante de ti, desde a manhã até o pôr-do-sol? Verso 15 Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus.

Deus usou Jetro para despertar Moisés: “Não é bom o que fazes. Sem dúvida desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.”

Moisés era alguém que trabalhava muito, ele pensava que estava fazendo o bem, mas na verdade estava destruindo a si mesmo e ao povo. “Os ministros não devem fazer a obra que pertence a igreja, fatigando-se assim, e impedindo que outros cumpram seu dever” SC, 69.

Alguns pastores e líderes de hoje estão agindo da mesma maneira que Moisés. Estão estressados e sobrecarregados, e a maioria da igreja não está participando. “A idéia de que o ministro deve arcar com todos os encargos e fazer todo o trabalho, é grande erro.” SC, 68.

Deus usou o sogro de Moisés para que o fizesse mudar. Ele jamais poderia crescer em sua liderança sem mudar. Ninguém pode crescer sem mudar.

Jetro disse a Moisés: Verso 19 Verso 24 Ouve, pois, as minhas palavras e eu te aconselharei, e Deus seja contigo, representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus. Verso 24 Moisés atendeu a voz de seu sogro e fez tudo o que este lhe dissera. Crescimento implica em mudança.  

As grandes mudanças de Moisés:

1. Moisés mudou a sua maneira de pensar. A primeira mudança deve ser na forma de pensar. Você trabalha da maneira que trabalha porque você pensa que é a maneira correta de trabalhar. Eu trabalho da maneira que trabalho, porque penso que esta é a melhor maneira. Agimos assim porque pensamos que esta é a maneira correta de agir.

Mas a Bíblia diz que ele estava destruindo o povo. Moisés fazia o trabalho achando que era daquela maneira que deveria ser feito. Mas a Bíblia diz que ele estava destruindo o povo. Entretanto ele não acordava de manhã pensando: “A vida de quantas pessoas eu vou destruir hoje!?” Mesmo pensando que estava trabalhando corretamente, não estava. O mesmo pode estar acontecendo com muitos pastores e líderes de hoje.

Ellen White ilustra bem esta situação ao contar a história de um superintendente de Moinho que fazia um pequeno reparo numa roda enquanto seus operários o observavam.

O proprietário o demitiu dizendo: “Empreguei-o para manter seis homens ocupados. Achei os seis ociosos, e o senhor fazendo o trabalho de um apenas. Seu trabalho poderia ter sido feito por qualquer dos seis. Não posso pagar ordenado de sete para o senhor ensinar os seis a serem vadios.” SC, 70 

2. Moisés tornou-se um homem de oração. Verso 19 ...representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus. Moisés trabalhava o dia todo, de manhã até o pôr-do-sol e não tinha tempo para orar. O conselho de Jetro foi: Leve o problema do povo para Deus. Você não tem que resolver tudo sozinho.

Jamais esqueça que o primeiro princípio na vida de quem trabalha para Deus é a oração. Sem oração não haverá crescimento. Mas, se você não planeja fazer grandes coisas para Deus, então não precisa orar.   Moisés não estava sendo um bom líder e precisava mudar. Toda mudança começa com oração.

3. Moisés deveria Ensinar e Comunicar Verso 20 “...ensina-lhes os estatutos, as leis.” Deus estava pedindo que ensinasse o povo. Muitos estão prontos a ajudar se forem ensinados.

“Muitos teriam boa vontade de trabalhar, se lhes ensinassem a começar “Muitos teriam boa vontade de trabalhar, se lhes ensinassem a começar.” SC, 59 “O maior auxílio que se pode prestar a nosso povo é ensiná-lo a trabalhar para Deus, e a confiar nEle, e não nos ministros.” SC, 58

4. Moisés tornou-se um homem de Visão Verso 20 “faze-lhes saber o caminho em que devem andar...” Isto é liderança! Um dos princípios da liderança é a visão!!!

Deus estava mostrando a Moisés como ser um líder e ele deveria mostrar ao povo o caminho em que deviam andar. Isto é passar a visão. Muitas congregações não sabem o que fazer e nem o rumo que devem seguir. Isto acontece por falta de visão.

É possível saber de uma maneira bem clara se o pastor é um líder ou não: Se a igreja vai bem mesmo que o pastor não esteja lá, então ele é um líder; mas se a igreja não funciona sem o pastor, então ele não é um líder.

Um líder não precisa estar ali dia-a-dia para que as coisas funcionem. O que ele precisa é manter a visão e mostrar o rumo que a igreja deve seguir. O povo precisa saber qual é o rumo a seguir.

5. Moisés precisava desenvolver um plano. Verso 20 “Ensina-lhes... a obra que devem fazer”. Moisés tinha que dar tarefas ao povo e mostrar como realizá-las. Qual é a função do pastor hoje? Dar tarefas para os membros e ensinar como fazer. Quase tudo o mais pode ser feito pelos anciãos e outros líderes da Igreja.

“Aqueles a cujo cargo se encontram os interesses espirituais da igreja devem formular planos e meios pelos quais se dê a todos os seus membros alguma oportunidade de fazer uma parte na obra de Deus.” SC, 61 É muito triste ver um pastor sobrecarregado fazendo o trabalho que poderia ser feito pelos membros.

6. Moisés se comprometeu em selecionar líderes. Verso 21 “Procure dentre o povo, homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez.”

O sucesso está na escolha de líderes. É preciso ter habilidade para escolher pessoas capazes. Se o pastor escolher pessoas incapazes ao invés de aliviar a sua carga, vai sobrecarregá-lo ainda mais.

“Como saber quem será um bom líder?” Se você é um líder saberá quem pode ser um líder. Só um líder pode descobrir outro líder!  Se você não se sente assim, não desanime; pois os princípios de liderança podem ser aprendidos.

Moisés aprendeu que ser líder não é fazer tudo sozinho, mas é preparar colaboradores para auxiliar no trabalho. Então ele foi orientado a formar grupos, e grupos de grupos.

A Bíblia diz exatamente isto, para mostrar que Moisés precisava de lideres para ajudar no cuidado do povo. Há pessoas que podem liderar 1000, Há pessoas que podem liderar 100 e outros que podem liderar 50 e outros que podem liderar 10. Alguns podem liderar 100 mais facilmente do que aquele que consegue liderar somente 10. Tudo depende de liderança.

A melhor coisa que o pastor pode fazer por si mesmo é preparar-se para ser um bom líder. E quanto melhor líder ele for, mais sucesso alcançará no ministério. Se uma igreja não está crescendo, é porque a liderança parou de crescer, mas se ela crescer, a igreja também crescerá.

A igreja pode crescer até o limite de sua liderança. Jamais crescerá além da capacidade de seus lideres. Por isso é importante o líder crescer.

7. Moisés delegou um ministério para o povo Verso 22 “para que julguem este povo em todo o tempo. Toda a causa grave eles trarão a ti, mas todas as causas pequenas eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, eles levarão as cargas contigo.”

Deus disse a Moisés: “Eu estou lhe ensinado a ser um líder e eu te dei responsabilidades para dar ao povo, dê a eles e deixe que eles as desempenhem em todo o tempo”. Ocorreu uma grande mudança no ministério de Moisés: antes ele fazia tudo sozinho, depois treinou líderes e deu tarefas para cada um realizar parte do trabalho.

Nenhuma força para o crescimento da igreja vem através do grande sermão do pastor, ou de programas especiais. O crescimento da igreja está relacionado com o esforço do pastor em treinar e formar líderes para ajudarem no ministério.

8. Moisés faria somente o que o povo não podia fazer. Verso 22 “Toda a causa grave trarão a ti, mas toda a causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, eles levarão as cargas contigo.” Aqui está uma grande lição de liderança! O líder só deveria fazer aquilo que ninguém mais sabe fazer.

Há igrejas onde o pastor quer fazer tudo. “O ministro não deve sentir ser seu dever fazer todas as pregações e todos os trabalhos e todas as orações; cabe-lhe preparar auxiliares, em todas as igrejas.” SC, 69

“Deles se espera que vejam que os homens sobre quem se acham colocados façam a obra que lhes é designada, pronta e corretamente, e só em caso de emergência precisam executar os detalhes.” SC, 70

“Se os pastores dessem mais atenção a pôr e manter seu rebanho ativamente ocupado na obra, haveriam de realizar mais benefícios, ter mais tempo para estudar e fazer visitas missionárias, e também evitar muitas causas de atrito.” SC, 70,71