Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira

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Transcrição da apresentação:

Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira O COMEÇO DE TUDO Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira

INTRODUÇÃO O que podemos observar no céu em noites claras? Inúmeros pontos luminosos: Estrelas e corpos celestes que nos rodeiam Mistério que encanta o homem. Descobertas e potentes instrumentos: Ampliam o conhecimento já existente.

MODELO DE UNIVERSO Ptolomeu – século II d.C.: Modelo geocêntrico A Terra era o centro do Universo; Sol, Lua e outros planetas giravam ao redor da Terra em trajetórias circulares.

MODELO DE UNIVERSO Nicolau Copérnico (1473 – 1601): Modelo heliocêntrico: O Sol é o centro imóvel do universo; Todos os planetas giram ao redor do Sol em órbitas circulares.

MODELO DE UNIVERSO Galileu Galilei (1564 – 1642): Defendia o modelo heliocêntrico. Acrescentou novos dados a esse modelo: Júpiter apresentava vários satélites.

MODELO DE UNIVERSO Johannes Kepler (1571 – 1630) anunciou 3 leis: A trajetória dos planetas era elíptica; O Sol estaria situado em um dos pontos dessa elipse; Os planetas mais afastados do Sol teriam órbitas maiores.

MODELO DE UNIVERSO Isaac Newton (1642 – 1727): As leis que regem os movimentos da Terra são as mesmas que movem os demais astros e dependem da sua velocidade e da sua trajetória no universo.

MAS COMO O UNIVERSO SURGIU? Surgiu com uma imensa explosão: o Big Bang. 13,7 bilhões de anos, idade calculada através de estudos: Luz das estrelas; Velocidade com que os corpos se afastam.

MAS COMO O UNIVERSO SURGIU? George Gamov – “Teoria do universo oscilante”: Matéria que constituía o universo – concentrada num pequeníssimo volume; Imenso calor produzido – grande explosão; Matéria menos concentrada espalhada em todas as direções; Fragmentos podem se atrair pela força da gravidade – condições para novas explosões.

AS GALÁXIAS Edwin Hubble (1889 – 1953): Utilizou um telescópio da época e observou um enorme agrupamento de estrelas – nuvem. Galáxia (origem grega) – significa círculo leitoso. Formada por bilhões de estrelas, planetas, gases e poeira cósmica que giram ao redor de um centro comum.

AS GALÁXIAS Maiores – 1 trilhão de estrelas. Menores – 100.000 estrelas. Forma de uma galáxia: Esférica: Centauro Espiral: Mulinello e Via Láctea Irregular: M 82

A VIA LÁCTEA É a nossa galáxia. Forma: espiral. Possui um núcleo denso, branco e de forma oval. Diâmetro: 100.000 anos-luz. Espessura: 20.000 anos-luz. O Sol está a 25.000 anos-luz do centro da Via Láctea.

ANO-LUZ Representa a distância que a luz percorre em um ano. Vluz = 300.000 Km/s. Em um ano, a luz percorre 9,5 trilhões de Km. Grande Nuvem de Magalhães – galáxia mais próxima da Terra, situada a 170 mil anos-luz de distância.

COMO SÃO AS ESTRELAS? Corpos celestes que apresentam luz própria. Formadas por enormes quantidades de gases e poeira cósmica. Sua T interna é da ordem de milhares de graus. Reações nucleares: gás hidrogênio → gás hélio. T vai diminuindo.

COMO SÃO AS ESTRELAS? Produzem cores diferentes, dependendo: do tamanho, da temperatura superficial, da luminosidade. Classificação: Azul: Tsuperficial entre 11.000 e 40.000 ºC. Mais Branca: Tsuperficial entre 6.000 e 11.000 ºC. jovem Amarela: Tsuperficial entre 5.000 e 6.000 ºC. Alaranjada: Tsuperficial entre 4.000 e 5.000 ºC. Mais Vermelha: Tsuperficial entre 3.000 e 4.000 ºC. velha

COMO SÃO AS ESTRELAS? Ciclo de vida das estrelas: Nascimento: Concentração de gases e poeira cósmica em uma certo ponto do universo. Nuvem estelar ou nebulosa. ↑forças de atração – gera calor – ↑T Supernova: A produção de energia provoca uma dilatação e a estrela se expande e torna-se uma estrela gigante.

COMO SÃO AS ESTRELAS? Ciclo de vida das estrelas: Morte: A estrela sofre uma explosão, dispersando-se no espaço. O que sobra no núcleo pode se transformar em: Anã branca – estrela pequena. Buraco negro – massa muito comprimida que atrai tudo que passa por perto. Estrela de nêutrons – pequena estrela muito densa.

O SISTEMA SOLAR Formou-se há 5 bilhões de anos: Enorme nuvem de gases e poeira cósmica; Lento processo de contração; ↑ Velocidade de rotação; Forma de um disco; Sol, no centro; Movimento de rotação em torno do Sol; Formação dos planetas e satélites.

O SOL Formou-se há 5 bilhões de anos. Estrela amarela: Constituição: Meia-idade Tsuperficial = 6.000 ºC Tinterna = 15 milhões ºC Constituição: Gás hidrogênio (75%); gás hélio (20%); oxigênio, carbono e nitrogênio.

O SOL 109 X maior que a Terra e está há 150 milhões de Km do nosso planeta. Regiões: Núcleo – É o centro, onde ocorrem reações nucleares que produzem energia. Zona de transporte – A energia é transmitida para a superfície. Fotosfera – Superfície solar, visível a olho nu, com 500 Km de espessura. Cromosfera – Atmosfera solar. Coroa – Onde as protuberâncias se expandem com os ventos solares.

O SISTEMA SOLAR Conjunto formado pelo Sol e por todos os planetas que giram ao seu redor. Situado na periferia da Via Láctea. Os planetas: são classificados segundo sua distância em relação ao Sol. Cada um apresenta cores e características diferentes. Não emitem luz.

OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Estão divididos em 2 grupos: Planetas interiores: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; Planetas exteriores: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Mercúrio: Superfície marcada por crateras, com zonas montanhosas e vales. Vênus: Atmosfera densa e opaca; Superfície com imensas crateras e vulcões. Terra: Atmosfera azul; Translação – 365 dias; Rotação – 24 h; 1 satélite – Lua.

OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Marte: É quase certo que há água líquida no subsolo. Júpiter: Apresenta franjas de nuvens paralelas. Saturno: Apresenta belos anéis compostos por partículas geladas; Possui 23 satélites.

OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Urano: Apresenta cor azul-esverdeada. Netuno: Gêmeo de Urano; Apresenta diversos arcos – anéis destruídos. Plutão: Planeta mais distante e menos conhecido; Apresenta cor azul-prateada.