CUIDADO E IMPORTÂNCIA DO UNIFORME DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – NR 32

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamento De Proteção Individual - EPI
Advertisements

Marcia Cabral Enfermeira
Equipamento de Proteção Individual
PERMISSÃO DE TRABALHO A QUENTE
Padrões Mínimos de Segurança
Monstrinhos Irresistíveis
Capote e luvas cirúrgicas aula 4
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Individual
Higiene e problemas sociais
PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE AGENTES INFECCIOSOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE CDC 2007 GUIDELINE DE PRECAUÇÕES PARA ISOLAMENTO Hospital de Pronto Socorro Direção.
Por que usar EPI? EPI são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador rural, que utiliza os Produtos Fitossanitários, reduzindo os.
Equipamento de Proteção Individual EPI Nome: Ronaldo Pires Técnico em Segurança do Trabalho Seconci - DF.
PROTEÇÃO ( instead of prote o)
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO, ACONDICIONAMENTO E HIGIENIZAÇÃO
…a partir de óleo de fritura usado.
“PARA MELHOR OU PARA PIOR, MINHA VIDA TOMOU UM NOVO RUMO NO DIA EM QUE UMA AGULHA CONTAMINADA PERFUROU MINHA MÃO. ESTOU CONTANDO MINHA HISTÓRIA EM NOME.
ISOLAMENTO.
Padrões Mínimos de Segurança
PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS
Conservação de Energia
A recarga é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e atenção, depende diretamente das condições de uso de seu cartucho original. Nesta apostila.
Fabricio Romão Galdino AGENCIARURAL
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Educação Financeira.
BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL
HEPATITES VIRAIS PET FARMÁCIA UNIFAL – MG
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Equipamento de Proteção Individual EPI
Cuidado e Importância do Uniforme dos Profissionais da Saúde – NR32
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
1 Armazenamento Guarde as embalagens fechadas, em local seco e longe de fontes de calor Evite derramamentos Em caso de vazamentos, seque com areia, serragem.
Operação do EVS.
QUÍMICA NA LAVANDERIA JONATÃ NIENCZEWSKI Químico Industrial
Oficina de Compostagem
PECUÁRIA DE LEITE UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Serviço de Nutrição Hospitalar
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
Operação do EVS.
Equipamento de Proteção Individual EPI
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
ENFERMARIA LIMPEZA E PREPARO DA UNIDADE DO PACIENTE
Segurança com gás comprimido
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
Regras de ouro da “OMS” Preparação inócua de alimentos
NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Limpeza de Caixa d’água
Preservação do Acervo.
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Introdução: Quando o profissional de beleza não segue as regras de boas práticas em suas atividades, coloca em risco a sua própria saúde. Riscos: -Reações.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química – Unicamp Telefone
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho
NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

CUIDADO E IMPORTÂNCIA DO UNIFORME DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – NR 32 Autora: Verônica Germano Beserra Hospital Sepaco

Importância do Uniforme – NR 32 32.2 Dos Riscos Biológicos 32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. 32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado. 32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais. 32.2.4.6.3 O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposição das usadas. 32.2.4.6.4 A higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infecto-contagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico, deve ser de responsabilidade do empregador.

Adornos 32.2.4.5 O empregador deve vedar: a) a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; d) a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim; e) o uso de calçados abertos.

UNIFORMES Uniforme: Coleta de Roupa Suja e Resíduos Uniforme: Privativo Os benefícios que o uso do uniforme traz são diversos e vão desde o conforto e economia de tempo e dinheiro para o funcionário à adequação do ambiente do trabalho que reflete bom gosto e respeito pelos clientes. Uniforme: Avental de Isolamento e Avental de Proteção

Como cuidar do uniforme Instruções de Lavagem Recomenda-se durante a lavagem não friccionar fortemente a roupa sobre a pedra do tanque ou com escova, pois essas práticas desgastam o tecido, afetando, consequentemente, a uniformidade das cores; Caso a roupa apresente sujidade ou manchas de óleos, graxas, sorvete, gordura, etc., é recomendável deixá-la de molho em solução de água e sabão neutro ou produto especifico para cores, na sombra e tempo determinado, para permitir que a sujidade desprenda-se normalmente, sem aplicar o friccionamento agressivo; Em roupas coloridas, não utilizar alvejantes com branco óptico (Ex.: Água sanitária), usar sabão neutro ou especifico para cores; Para secagem da roupa ao sol, recomenda-se que a mesma seja feita pelo lado do avesso.

Como cuidar do uniforme Lavagem a máquina Esvazie os bolsos; Feche os zíperes; Não sobrecarregue a máquina de lavar; Nunca lave roupas brancas e coloridas juntas; Lavagem a mão Sempre use água fria e não deixe de molho a não ser que a roupa esteja muito suja; O sabão ou detergente funcionam melhor se você deixa-los dissolver totalmente na água antes de colocar as roupas nele; Deve-se ter cuidado com o tipo de sabão em pó e em pedra que se usa, principalmente quando se deixa de molho, a roupa pode desbotar. Secagem Dobre as roupas pesadas, elas ficam mais fáceis de passar; Roupas coloridas ficam menos "queimadas" se não forem colocadas para secar diretamente no sol; Roupas secadas em secadoras automáticas podem encolher mais e podem durar menos. Como passar Siga as instruções para cada tipo de tecido; Passar com o ferro muito quente pode estragar a roupa.

Tecidos Fibras naturais Lã Encolhe se for lavada com água muito quente ou se ficar de molho; A roupa deforma se for pendurada para secar Algodão Deve ser lavado separadamente a primeira vez; Sabão em pó e em pedra muito fortes podem desbotá-lo. Vantagens: Tecido arejado, flexível e alta resistência Desvantagens: Desbota mais que os mistos e amassa mais que os mistos Linho Lavar em água fria; Não pode ser secado em secadora. Vantagens: Material arejado e macio Desvantagens: Amassa muito e tem pouca elasticidade

Tecidos Fibra artificial Viscose Verifique instruções de lavagem para cada tipo de tecido; Podem deformar se colocadas em secadoras; Vantagens: Toque macio e mantêm as cores Desvantagens: Manchas fortes são difíceis de remover Fibras sintéticas Nylon, poliéster Sensíveis ao calor, devem ser lavados com água morna e passadas sem vapor à baixa temperatura. Vantagens: Muito resistente, amassam pouco e não desbotam Desvantagens: São feitos de materiais inflamáveis e possuem ação eletrostática.

ETIQUETA DA ROUPA