EVOLUÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO E SELEÇÃO NATURAL
Advertisements

Aula Bem vindo ao novo Sistema Solar
CURSINHO DOM BOSCO EVOLUÇÃO EDILSON SOARES.
Argumentos do evolucionismo
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Lamarck e o mecanismo evolutivo
Evolucionismo e fixismo
EVOLUÇÃO De Lamarck ao Neodarwinismo.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
ORIGEM DA VIDA Hipótese Criacionista (Criacionismo)
Evolução Biológica Idéias:
Evolução Seleção Natural.
Seleção Natural Evolução.
Universidade Federal de Rondônia __________________________
TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Biologia 1 Prof. Fernando.
História do pensamento evolutivo
Evolução Selecção Natural.
Análises moleculares do material genético
DARWINISMO E LAMARKISMO
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO.
ADAPTAÇÃO.
Evolução biológica.
EVOLUÇÃO Debora Soares Escola Villare 2014.
Profª. Roberta Fontoura
EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
A origem da vida.
Aula 2 – 2.1 – A continuidade da vida na Terra
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Evolução Seleção Natural.
Evolução:.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução Profa. Daniela.
Evolução – teorias e evidência
Evolucionismo e fixismo
Evolução.
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
EVOLUÇÃO.
Evolução – teorias e evidências
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
Evidências da evolução
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
BIOLOGIA: Professor: André Amorin. ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS.
Aleksandro Rodrigues.
Evolução dos seres vivos
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução.
Evolução.
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
EVOLUÇÃO Profa. Debora 2015.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO: TEORIAS E SUAS EVIDÊNCIAS
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Evolução. Evolucionistas Jean Baptiste Lamarck Não acreditava na existência de variabilidade entre indivíduos da mesma espécie.
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO

A Teoria da Evolução busca explicar o mecanismo que propiciou a imensa variedade de seres vivos no planeta. Ela se dispões de argumentos como por exemplo: registros fósseis, adaptação, evidências evolutivas, evidências moleculares. Até o sec. XIX defendia- se a ideia de que as espécies eram imutáveis, princípio chamado FIXISMO. A partir do sec. XX a evolução começou a ser mais aceita. O primeiro pesquisador a contestar o fixismo foi Jean-Baptiste Lamarck (1744 - 1829) e depois por Charles Darwin (1809 – 1882) e Alfred Russel Wallace( 1823 – 1913) Lamarck Darwin Wallace

Registros fósseis: são provas consistentes de que nosso planeta já abrigou espécies diferentes das que existem hoje. São evidências da evolução pois podem nos fornecer indícios de parentesco entre estes e os seres viventes atuais. Adaptação: capacidade de sobrevivência e reprodução de uma espécie num determinado ambiente. Exemplos: Cactáceas; Mariposas de Manchester (cidade inglesa-sec.XIX).

Evidências evolutivas: As homologias, analogias e os órgãos vestigiais também podem ser consideradas como provas da evolução baseadas em aspectos morfológicos e funcionais. Homologia: indica que diferentes organismos tiveram uma origem evolutiva comum. Órgão homólogos são aqueles que possuem a mesma origem embrionária. Analogia: indica a presença de estruturas análogas, estas se assemelham apenas no desempenho de suas funções, mas não apresentam a mesma origem embrionária. Órgãos vestigiais: são aqueles que em alguns organismos são de tamanho reduzidos e sem função, mas que em outros são desenvolvidos e exercem função definida.

Teorias evolucionistas Evidência molecular: nos mostra a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos sendo que, quanto maior as semelhanças entre as sequências das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos ou quanto maior a semelhança entre as proteínas destas espécies, maior o parentesco e, portanto, a proximidade evolutiva entre as espécies. Teorias evolucionistas Lamarckismo: é uma teoria evolucionista proposta por Jean-Baptiste Lamarck. Segundo ele, a evolução das espécies depende de dois fatores fundamentais. Lei do uso e desuso dos órgãos: diz-nos que os organismos desenvolvem os seus órgãos de acordo com as suas necessidades, e que, os que não são usados (desuso) se atrofiam. Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: de acordo com esta lei, as alterações sofridas no organismo, ao longo da vida de um determinado ser, eram transmitidas aos seus descendentes por herança hereditária

Darwinismo: teoria estabelecida por Charles Darwin, biólogo inglês (1809-1882), que tenta explicar a evolução das espécies (evolucionismo ou transformismo) pela seleção natural. A seleção Natural: considera que certas características podem contribuir para a sobrevivência de certos indivíduos num certo ambiente , constituindo portanto variações favoráveis. Indivíduos com variações desfavoráveis teriam dificuldade de sobrevivência e seriam normalmente extintos.

Fixação das variações favoráveis Neodarwinismo ou teoria sintética da evolução:  foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. Mutações Fixação das variações favoráveis Variações Espécie adaptada Recombinação gênica