REVISÃO FINAL DE GRAMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Tipos de sujeito.
Prof. Leonardo Queiroga
Termos essenciais da oração
Termos Integrantes da Oração
ESTUDO DO VERBO.
O PRONOME.
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Análise Sintática: sujeito
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Revisão – termos da oração
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
TRANSITIVIDADE VERBAL
Gramática da Sapatilha
Estudo do Predicado.
Sintaxe do período simples
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO
Prof. Francisco Platão Savioli
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
O modelo morfossintático
Sintaxe.
Sintaxe Aula 3 William Paixão – Professor
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Predicação Verbal e Complementos Verbais
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
DISCIPLINA: Português
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
VOZES DO VERBO PROFª Andréa
Análise Sintática Parte 2.
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
Transitividade Verbal
Termos essenciais da oração.
Professora: Vilma Paixão
Profª Adriana Paula Chaves
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Tipos de predicado.
PREDICAÇÃO VERBAL.
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
OS OBJETOS – PÁG. 13 (apostila 2)
PREDICADO VERBAL, NOMINAL E VERBO-NOMINAL
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Resumo Assuntos estudados
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite a outros termos da oração, que atuam como seus complementos. Os verbos.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO FINAL DE GRAMÁTICA 1º ANO –E. M. PROFESSORA MIRIAM RENATA FIGUR 2007 PREPARAÇÃO PARA EXAME FINAL

COESÃO

COESÃO REFERENCIAL De uma maneira bastante simplificada, podemos dizer que COESÃO é a relação que se estabelece entre as palavras em um texto. Quando um termo refere-se a outro, há uma referência, ou seja, COESÃO REFERANCIAL.

A coesão referencial pode ocorrer por: uso de pronome; elipse; repetição do mesmo item lexical; expressões nominais.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS 1ª PESSOA 2ª PESSOA 3ª PESSOA MASCULINO este esse aquele FEMININO esta essa aquela NEUTRO isto isso aquilo

PRONOME DEMONSTRATIVO PESSOA GRAMATICAL FUNÇÃO NO DIÁLOGO este, esta, isto 1ª pessoa Indica algo relativo à pessoa que fala esse, essa, isso 2ª pessoa Indica algo relativo à pessoa com que se fala aquele, aquela, aquilo 3ª pessoa Indica algo relativo ao assunto, aquilo de que se fala

Funcionam como pronomes demonstrativos: o primeiro... o segundo um... o outro a que (= aquela que) o que (= aquele que)

PRONOMES POSSESSIVOS MEU MINHA TEU TUA SEU SUA NOSSO NOSSA VOSSO VOSSA PESSOA GRAMATAICAL MASCULINO FEMININO SINGULAR 1ª MEU MINHA 2ª TEU TUA 3ª SEU SUA PLURAL NOSSO NOSSA VOSSO VOSSA

ARTIGOS DEFINIDOS INDEFINIDOS O, A, OS, AS UM, UMA, UNS, UMAS Lembre-se de que um artigo aparece antecedendo um substantivo e tem o poder de substantivar palavras de outras classes.

LÉXICO

O ESTUDO DO LÉXICO Quando estudamos as palavras e o seus significados, nos deparamos com casos em que uma mesma palavra pode apresentar vários significados diferentes, o que se denomina POLISSEMIA; ou, com palavras diferentes que têm o mesmo significado, ou seja, são sinônimas.

A polissemia... Desperta a possibilidade de aproveitamento expressivo de certos vocábulos, ao mesmo tempo que pode provocar ambigüidade; esta, por sua vez pode ser prejudicial ao texto, se não se tomar devido cuidado e atenção.

Os sinônimos... São assim denominados pela nomenclatura tradicional os vocábulos ou expressões que, num determinado contexto, apresentariam sentido equivalente. Mas devemos ficar atentos, pois, na verdade, duas palavras jamais apresentam sentido equivalente.

CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO DENOTAÇÃO: é o sentido mais próprio das palavras, sua designação, sua referência; é a relação direta das palavras com as coisas. CONOTAÇÃO: é o sentido que as palavras assumem dependo do contexto, da relação com outras palavras; é a significação.

SINTAXE

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO Os termos essenciais da oração são: o sujeito e o predicado, pois deles resulta a estrutura básica das orações da língua. Existe oração sem sujeito, mas não existe oração sem predicado.

SUJEITO Sujeito de uma oração é o termo com o qual o verbo concorda em número e pessoa. “Eduardo e Mônica nos visitam no verão “ (Legião Urbana) SUJEITO

PREDICADO Predicado é o termo da oração que tem verbo. Apesar de o sujeito e o predicado serem termos essenciais da oração, há casos em que a oração não possui sujeito, mas possui predicado. “O mar escuro/trará o medo”. (O Rappa) sujeito predicado “Chove lá fora”. (Marina Lima) predicado

VERBOS E COMPLENTOS VERBAIS VERBO QUANTO À PREDICAÇÃO Verbo intransitivo Verbo transitivo: direto indireto direto e indireto Verbo de ligação

VERBO INTRANSITIVO É aquele que traz em si a idéia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido, sua ação não transita. Não haverá resposta para a tradicional pergunta que identifica o objeto: VERBO+QUEM/O QUE?

PREDICADOS COM V.I. O sol / despontou. A criança / chora. As folhas / caem. sujeito predicado OBS: O verbo intransitivo pode formar sozinho o predicado, ou poderá ser acompanhado de palavras ou expressões indicativas de lugar, tempo, modo, intensidade, etc. EX: As folhas / caem no inverno. O prisioneiro / fugiu pelo túnel.

VERBOTRANSITIVO É aquele que não traz em si a idéia completa da ação, necessitando de um termo para completar o seu sentido, sua ação transita. Por completar o sentido de um verbo, esse outro termo é um complemento verbal ou objeto. VT OI EX: Os professores / precisam de melhores salários. sujeito predicado Ao verbo transitivo haverá resposta para a pergunta: VERBO+O QUE/QUEM?

VERBO TRANSITIVO DIRETO O VTD liga-se diretamente a seu complemento, não exige preposição. Seu complemento é o objeto direto. EX: Os feirantes / tiveram lucro. (objeto direto) Derrubaram a velha casa. (objeto direto)

VERBO TRANSITIVO INDIRETO O VTI liga-se indiretamente a seu complemento, exige uma preposição. Seu objeto é o objeto indireto. EX: Nós / precisamos de respeito. (objeto indireto) Eu / acredito em Deus. (objeto indireto) Não concordo com você. (objeto indireto)

VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO (BITRANSITIVO) O VTDI apresenta dois complementos (um direto e um indireto). EX: As crianças / receberam elogios de seus pais. OD OI Escrevi um bilhete a um amigo. OD OI Demos a Valter um lindo presente. OI OD

VERBO DE LIGAÇÃO É aquele verbo que expressa estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações. EX: O choro da criança / parecia fraco. VL característica do sujeito OBS: O homem anda depressa. (verbo intransitivo) O homem anda preocupado. (verbo de ligação) Os alunos estão na escola. (verbo intransitivo) Os alunos estão uniformizados. (verbo de ligação)

VOZES DO VERBO De acordo com a relação do sujeito com o verbo, diz-se que a voz do verbo é: ATIVA: quando o sujeito é agente O cachorro mordeu o garoto. (sujeito agente) PASSIVA: quando o sujeito é paciente O garoto foi mordidopelo cachorro (sujeito paciente) REFLEXIVA: quando o sujeito é agente e paciente, ou seja, age e sofre a mesma ação. O garoto mordeu-se. (sujeito agente e paciente=reflexivo)

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES Para a voz ativa o verbo deve ser significativo, ou seja, não poderá ser verbo de ligação; A voz do verbo só poderá ser transformada de ativa para passiva quando este for transitivo direto ou bitransitivo; deverá apresentar objeto direto.

REFLEXÃO... Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. (São Francisco de Assis)