UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Fórum Regional Biodiversidade e Sustentabilidade
Advertisements

Colégio Integrado Jaó 2ª Série/2010
de Alta Velocidade e Prova de Cross country
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Prof. Dr. Breno de Faria e Vasconcellos
Correlação intra-classe
PCR quantitativo (RT-PCR Tempo Real)
DELINEAMENTO COMPLETAMENTE CASUALIZADO
Etapas no Processo de Elaboração de um Artigo Científico
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
Estatística Básica Utilizando o Excel
Estatística Básica Utilizando o Excel
Regressão Múltipla para Dados Repetidos
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
VELOCIDADE MÉDIA ACELARAÇÃO GRÁFICO V x t
UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CARVÃO VEGETAL E ESTERCO DE GADO NA FORMAÇÃO DE MUDAS DE Enterolobium cyclocarpum (Jacq.) Griseb. Autores - Élson da Costa Passos,
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Introdução às Medidas em Física a Aula
Efeito de períodos de semeadura e das condições de armazenamento sobre a qualidade de grãos de feijão para o cozimento.
Armazenamento de Grãos.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O emprego da Variância e Parâmetros Genéticos
Modelamento e Estimativa
Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar
Probabilidade e estatística-Mat013
Estatística Descritiva
Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira
Carcass characteristics and meat quality of Aberdeen Angus Steers finished on different pastures Características de carcaça e qualidade de carne de novilhos.
Ginástica de Academia II Exercícios físicos na academia
Técnicas Experimentais Aplicadas em Ciência do Solo
Experimentos Fatoriais
FONTES E DOSES DE NITROGÊNIO, FÓSFORO E POTÁSSIO NA PRODUÇÃO DE PORTA-ENXERTOS E MÉTODOS DE ENXERTIA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TAMARINDEIRO (Tamarindus.
ESCALAS.
MEDIDAS DE VARIABILIDADE DADOS NÃO-AGRUPADOS
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Simples.
ESTATÍSTICA.
1ª. AULA PRÁTICA.
Coeficiente de Variação de Pearson
Minino Múltiplo Comum.
ANOVA: Análise de Variância APLICAÇÃO.
Modelagem Estatística
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
SEMINÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E META-ANÁLISE
LCE0602-Estatística Experimental
ESTATÍSTICA.
ENZIMAS MUSCULARES DE EQUINOS DE CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇÃO SUBMETIDOS A TREINAMENTO Bruno Gonçalves de Souza, Luciana Lacerda, Juliano Martins Santiago,
Exemplos de experimentos
ENSAIOS FATORIAIS Introdução Lima, PC Lima, RR.
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Guarapari Espirito Santo – Brasil Setembro de 2007 Congresso Brasileiro de Heveicultura Avaliação preliminar da produtividade de clones de seringueira.
GLICOSE E ÁCIDO ÚRICO DE EQUINOS DE CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇÃO DURANTE TESTE PROGRESSIVO EM ESTEIRA E PROVA DE CROSS COUNTRY Bruno Gonçalves de Souza,
Comparação de Sistemas Usando Amostragem de Dados por: Tiago A. E. Ferreira.
EFEITO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE CELULOSE E FÓSFORO NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO, NA PRODUTIVIDADE E NUTRIÇÃO DO Eucalyptus dunnii Celina.
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Estatística e Probabilidade
Melhoramento de Espécies Alógamas (cont.)
Sobre o uso de métodos estatísticos auxiliares nos estágios iniciais de seleção dos programas de melhoramento de plantas Luiz Alexandre Peternelli Área.
ENRAIZAMENTO EX VITRO E ACLIIMATAÇÃO DE PORTA- ENXERTOS DE MACIEIRA COM INTERESSE ECONÔNOMICO PARA SANTA CATARINA. Ciências Agronômicas. Prof. MSc. Celso.
MEDIDAS DE VARIABILIDADE, ASSIMETRIA E CURTOSE
GENÉTICA QUANTITATIVA
Aula 6. Delineamento amostral
Curso de Treinamento em Gestão do Risco Climático
TÍTULO DO TRABALHO¹ INTRODUÇÃO Resultados e discussão, resultados e discussão, resultados e discussão, resultados e discussão, resultados e discussão,
Título do trabalho Autores: Matias, José Ferreira; Silva, Marília Oliveira; Brito, Gabriel Duarte * Professor UFRN – Departamento de Recursos Naturais,
Física Experimental 1 Turma A Liliana Sanz A ser publicada em breve.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
EXPERIMENTOS FATORIAIS
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Departamento de informática Área de Estatística Eficiência relativa de delineamentos experimentais de uso potencial na fase inicial de seleção de plantas. Estudo via simulação. EMANUEL FERNANDO M. DE SOUZA LUIZ ALEXANDRE PETERNELLI

Introdução Metodologias estatísticas adequadas à fase inicial do melhoramento de plantas; Uso dos delineamentos aumentados; Este trabalho foi realizado através de simulação;

Objetivo Comparar a eficiência relativa dos seguintes delineamentos: Experimentos em blocos casualizados com tratamentos comuns e Blocos aumentados em relação aos reais valores; Levantar informações sobre a eficiência de ordenamento entre estes dois delineamentos.

Desenvolvimento Experimento em blocos casualizados com tratamentos comuns (EBCTC); Delineamento em blocos aumentados (DBA); Simulação baseada no layout de um grupo de experimentos em blocos casualizados com tratamentos comuns, sendo:

3 experimentos com duas repetições, média geral igual a 6,4; Continuação... 3 experimentos com duas repetições, média geral igual a 6,4; coeficientes de variação 10% e 20% para cada um dos erros ( residual e entre experimentos ); herdabilidades 0,80 tratamentos comuns e 0,70 e 0,30 para tratamentos regulares variância entre blocos dentro do experimento 0,40; Seleção de 10% e 20%;

Totalizando 16 cenários com 600 simulações. Continuação... Experimento 1 Bloco2 Bloco 1 Experimento 2 Experimento 3 Layout Totalizando 16 cenários com 600 simulações.

Análise gráfica da distribuição dos dados. Continuação... Foram quantificados a coincidência entre genótipos selecionados: experimentos vs reais e entre experimentos. Análise gráfica da distribuição dos dados.

Resultados Mesmo padrão para as duas intensidade; Intensidade de seleção 10% 20% % média de coincidência 20 40 60 80 100 Real x EBCTC Real x DBA EBCTC x DBA DBA / EBCTC Mesmo padrão para as duas intensidade; O EBCTC superou o DBA em todos cenários Melhor comparação

Implicações do uso do DBA. Continuação... Herdabilidade Real x EBCTC Real x DBA EBCTC x DBA DBA / EBCTC Baixa vs alta Implicações do uso do DBA.

Conclusões A eficiência do EBCTC e DBA em comparação com Reais melhora com maior percentual de seleção. A perda de eficiência do DBA na seleção dos melhores genótipos é de cerca de 15% comparado ao EBCTC. Para caracteres com baixa herdabilidade o aumento do percentual de seleção melhor a eficiência do DBA em relação ao EBCTC.

Referências Bibliográficas DUARTE, J.B. Sobre o emprego e a análise do delineamento em blocos aumentados no melhoramento vegetal. Piracicaba, 2000.Tese de doutorado – ESALQ/ USP. FEDERER, W.T. Aumented (or Hoonuiaku) desings. Hawaiian Planter’s Records, V.55, p 191-208,1956 PIMENTEL GOMES, F. Curso de Estatística Experimental.12 ed. Piracicaba: Nobel / USP-ESALQ, 1987, 467p.. RAMALHO,M.A.P.; FERREIRA,D.F.; OLIVEIRA, A.C..2000. Experimentação em Genética e Melhoramento de Plantas. Editora UFLA, 303p.