Registro do 1º Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais Curso de Conservação e Restauro Mestrado em Memória Social a Patrimônio Cultural Instituto de Ciências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MONITORES MIRINS POIE EDMILCE
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
O SETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DAS IFES E SUAS INTERFACES NO ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL Emilio Silva – Assessor Internacional UFBA Curso CRIA.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Identificação Nome: Rivelaine Militão Ottersbach Escola: Escola Estadual Senador Filinto Muller Cidade: Ivinhema – MS Ano: 4º Ano “A” Número de alunos:
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Componentes Arthur H. do Patrocínio Pós Ciências Sociais CUFSA Felipe Roman de C. Silva Pós Ciências Sociais CUFSA José Luiz Pereira Junior Pós Ciências.
Mariluci Vasconcelos Gonçalves Sabrina Martins Siqueira
Conhecendo o patrimônio Histórico de Vitória
Eliane Rose Alves da Silva
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ou MÉTODOS UTILIZADOS
ABC na Educação Científica Mão na Massa
ANO BRASILEIRO DO ENSINO RELIGIOSO
Anos de Democracia Exposições 40 Anos de Democracia, 40 Autores da Ficção Portuguesa Organização: Departamento de Estudos Portugueses.
Ponte Internacional Barão de Mauá - Jaguarão RS -
Museu Carris Visita online.
CRUZADINHA DO PATRIMÔNIO CULTURAL Autor: Carlos Henrique Rangel
educação NA ERA DIGITAL
A MEMÓRIA REPUBLICANA INSCRITA NAS RUAS E PRAÇAS DE ASSIS APRESENTAÇÃO Esta Exposição é fruto das leituras, discussões e pesquisas, realizadas por alunos.
O Uso Pedagógico do Blog
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
Clicar para correr as fotos
Livro Fotográfico Arte, Histórias e Natureza
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
Empresa: Torp Academia
Daniela Lima MSc. Ciência e Tecnologia Ambiental
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Construtores de Conhecimento e Construtores de Carreira.
Programa Comenius Bilateral
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
Monumento Nacional ao Imigrante
Perfil de consumo de cultura do brasileiro.  1000 entrevistas nacionais domiciliares;  Foram selecionadas 70 cidades, o que inclui 9 regiões metropolitanas;
Perfil do consumo de cultura do jovem brasileiro
A FERROVIA E SUA ORIGEM.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES GERACIONAIS ENFOCANDO A GERAÇÃO Z
Jardim Botânico Rio de Janeiro Histórico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares – UNIMINAS
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
Eventos de Aprendizagem Canadian Centre for Management Development (CCMD) Brasília, Brasil 17 de julho de 2003.
Como fazer a diferença?   Você fica somente reclamando e não faz nada por um mundo melhor? Saiba que nos pequenos gestos, fazemos grandes coisas. Veja.
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
Whiteboard Trabalho 2 Pablo Bioni. Ideia de funcionamento O objetivo deste projeto é criar uma maneira de conseguir filtrar imagens em movimento de imagens.
OBJETIVO Esta exibição tem como objetivo motivar os jovens a ter um maior interesse sobre ciências, em especial, a matemática. Desta forma, aumentando.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Perfil do consumo de cultura no Brasil. 1) Em 2009, você (% “sim”)
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Encontro Sobre o Patrimônio de Vitrais Workshop Ministrante - Mariana Wertheimer Arquiteta/Restauradora Pelotas /RS - 1º e 2 de setembro de 2009 Promoção.
Atividade: Analisar as diversas ciências envolvidas no trabalho do administrador.
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
EM TORNO DO MERCADO é uma viagem pela história do Mercado Público Central, a partir de sua inauguração até os dias de hoje. Através de textos e de farta.
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
“Não é o quanto fazemos, mas quanto de Amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.” Com muito carinho,
GESTÃO DO PATRIMÔNIO E POLÍTICAS PÚBLICAS
A Arte Naif e o patrimônio cultural Um pouco sobre Ponta Negra Bolsistas: Marcelly e Monique.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Currículos e Programas
Transcrição da apresentação:

Registro do 1º Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais Curso de Conservação e Restauro Mestrado em Memória Social a Patrimônio Cultural Instituto de Ciências Humanas – UFPEL Pelotas – RS/2009.

O 1° Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais foi realizado pelo Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais e o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPEL, em uma parceria com o Instituto João Simões Lopes Neto, nos dias 1º e 2 de setembro de 2009, na cidade de Pelotas - RS.

As patologias mais comuns nos vitrais, a importância cultural, as diferentes escolas e características estilísticas da arte do vitral, os danos e a história dos vitrais, além de análise de peças encontradas em Pelotas, foram alguns dos assuntos abordados por Mariana Wertheimer, restauradora de vitrais, durante o “Encontro Sobre o Patrimônio de Vitrais”.

 As discussões foram realizadas a partir de exposição dialogada de Mariana Wertheimer, acompanhada de uma exposição com ferramentas de trabalho e uma série de painéis que explicavam as questões relativas a história, conservação e restauro dos Vitrais.

 A realização de visitas técnicas na Igreja Anglicana de Pelotas e na Catedral São Francisco de Paula que foram tomadas como exemplos, proporcionaram um novo olhar aos participantes sobre o patrimônio de Vitrais de Pelotas, embasando, de forma suficiente, as discussões conseqüentes da proposta.

O trabalho de Mariana Wertheimer sobre os Vitrais no Rio Grande do Sul, já foi apresentado em congressos e eventos no Brasil, Estados Unidos e Europa, e conta com patrocínio importante de empresas como a PETROBRAS.

Nestas imagens vemos Vitrais encontrados junto do patrimônio arquitetônico de Pelotas, fotografados durante o encontro. O Curso de Conservação e Restauro e o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural agradecem a presença de todos os participantes e, em especial, dos alunos e técnicos administrativos que auxiliaram na organização das atividades e, agradece também, ao Instituto João Simões Lopes Neto, que gentilmente cedeu sua linda estrutura para a realização das atividades. Curso de Conservação e Restauro Endereço: Rua Barão de Santa Tecla, n 408, Pelotas – Centro. Telefone: (53) 32223209 E-mail: conservacao_restauro@hotmail.com