Valoração geral das tecnologias sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
EXTRATIVISMO Rubens Gomes.
Tempestade de idéias As sugestões apresentadas por nosso grupo tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da implantação de políticas.
INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Luis Roberto Carrazza Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Projeto de Inclusão produtiva e social
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
“Propostas de Projetos para os Territórios Rurais de Sergipe”
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
ORIENTAÇÕES PARA A INDICAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
PROGERIRH / PRODHAM.
Na ampla e crescente geração, e principalmente, na busca de uma disposição técnica e econômica, para os Resíduos Industriais. ORIGEM.
Plano Safra 2011/2012. Política Pública de Crédito Rural Direito Direito Conquista Conquista.
Sustentabilidade.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Programa de Responsabilidade Socioambiental da SAMA S.A. Minerações Associadas, criado em 2004.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2012.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade Ministério do Meio Ambiente Ministério do Desenvolvimento Agrário Ministério.
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
MOSAICO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO BAIXO RIO NEGRO
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Escala e impacto social no Nordeste: aprendizado e obstáculos
Proteção e uso sustentável de paisagens dos biomas brasileiros:
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
ECONOMIA SOLIDÁRIA  Concepção de ser humano  Concepção de natureza.
Restauração de Habitats
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA- UNIR
Finanças Solidárias e Desenvolvimento Rural Sustentável
Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
ELEMENTOS DE UM SISTEMA SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO
O GAO é um grupo composto por estudantes de diversos cursos que discutem muitos assuntos importantes e atuais como agricultura orgânica, alimentação saudável,
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais Encontro da Rede de Sementes da Amazônia.
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
FUNDO BABAÇU Criado por
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
João Elves da Silva Santana Nayara Franzini Lopes Thuany Araújo Silva Reserva de Desenvolvimento Sustentável MAMIRAUÁ.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL. REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL Reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de promover o desenvolvimento.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Transcrição da apresentação:

Valoração geral das tecnologias sociais Aproveitamento integral (do buriti, babaçu e outros) Formação de agentes de comercialização Rede Comunitária de Produção de Sementes Nativas (ECOAR Florestal) Meliponicultura (projeto Iraquara) (PAN – Projeto Abelhas Nativas) Encauchados de vegetais / Implantação de sistemas agroflorestais (RECA) Manejo florestal comunitário – ACAF (bambú, seringa) Banco Comunitário (Banco Palma) Agroextrativismo

Valoração geral dos “temas” Artesanato Ecológico Comercialização em rede Formação para organização / participação comunitária (lideranças e agentes) (GESTAR) Cooperativismo (Teoria da Organização – Laboratório Organizacional de Terreno) Inclusão digital / Integrar o trabalho das organizações sociais nas cadeias produtivas e Políticas Públicas Agroextrativismo

Maior potencial de transformação social Aproveitamento integral (do buriti, babaçu e outros) Rede Comunitária de Produção de Sementes Nativas (ECOAR Florestal) Manejo florestal comunitário – ACAF (bambú, seringa) Formação de agentes de comercialização Implantação de sistemas agroflorestais (RECA) / Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS Agroextrativismo

Maior potencial de reaplicação Formação de agentes de comercialização Aproveitamento integral (do buriti, babaçu e outros) Meliponicultura (projeto Iraquara) (PAN – Projeto Abelhas Nativas) Banco Comunitário (Banco Palma) Implantação de sistemas agroflorestais (RECA) / Encauchados de vegetais Agroextrativismo

Maior potencial de geração de trabalho e renda Aproveitamento integral (do buriti, babaçu e outros) Rede Comunitária de Produção de Sementes Nativas (ECOAR Florestal) Formação de agentes de comercialização Meliponicultura (projeto Iraquara) (PAN – Projeto Abelhas Nativas) Encauchados de vegetais Agroextrativismo