Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia Global Aula teórica 1: Globalização, uma época histórica
Advertisements

A GEOGRAFIA DO PODER.
Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Guerra Fria Geografia.
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
O MUNDO ATUAL.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
GLOBALIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade
Regionalização por nível de Desenvolvimento
Geografia Politica.
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A ANTIGA ORDEM MUNDIAL A NOVA ORDEM MUNDIAL.
Globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
GLOBALIZAÇÃO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Economia Mundial G5.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Globalização: Boa ou ruim?.
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
Capítulo 19 – O comércio internacional
Blocos econômicos Prof. Cisso.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Sistemas econômicos Capitalismo: Socialismo:
SOCIEDADE PÓS – CAPITALISTA Peter Drucker
Atividade sobre a Economia Europeia
Gay-Lussac Prof. José Victor
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Aspectos positivos Aspectos Negativos
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
Origens e bases do mundo global.
NOVA ORDEM MUNDIAL.
Estabilidade e instabilidade num mundo unipolar
O mundo dividido na era da Globalização
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Globalização e Gestão com Pessoas
A nova regionalização do mundo
Revisão para a prova.
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011 CNEC-2011 Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011

Globalização contexto histórico Capitalismo financeiro Concentração de capitais; Formação de transnacionais; Elevada competição; Neoliberalismo; Formação de monopólios; Aumento do fluxo de trocas; Interdependência econômica; Internacionalização dos capitais. 3ª Revolução industrial Informatização Automação; Robótica; Especialização da mão-de-obra; Biotecnologia; Telemática; Mundo virtual; Pesquisa científica; Avanço das comunicações e transportes; Descentralização da atividade industrial

O mundo hoje Fim do mundo bipolar; Surgimento da nova ordem multipolar; O poder econômico sobreposto ao militar; Fim do socialismo; Formação de sociedades de consumo e individualista; As inovações tecnológicas; Alterações nos conceitos de tempo e espaço.

O que é globalização             Do ponto de vista dos globalizados pode ser definida como o processo de internacionalização das práticas capitalistas, com forte tendência à diminuição ou mesmo desaparecimento das barreiras alfandegárias; liberdade total para o fluxo de Capital no mundo.             Sim, o planeta Terra, particularmente na região de hegemonia ocidental, ou seja, dos povos oriundos das cercanias do Mar Mediterrâneo, já sofreu a globalização egípcia, a globalização greco-macedônica, a globalização romana, a globalização muçulmana, a globalização ibérica, a globalização britânica, a globalização nazi-fascista e, desde o término da Primeira Guerra Mundial, agudizando-se ainda mais após o término da segunda, estamos sofrendo a globalização norte americana.

A Globalização Portanto, o processo de globalização é antigo e atualmente uma exigência das transnacionais; Visa eliminar as barreiras alfandegárias; Estimular o comércio internacional.

Os símbolos da globalização Internet Sistema financeiro

O lado positivo da globalização Aumento das trocas comerciais; Necessidade de um regime democrático; Consumo de produtos mais evoluídos; Evolução das comunicações ( transmissão em tempo real); Redução do isolamento de muitos países pobres; Investimentos em educação; Integração de povos e culturas.

Fases de um bloco econômico ZONA DE LIVRE COMÉRCIO UNIÃO ADUANEIRA MERCADO COMUM UNIÃO MONETÁRIA UNIÃO POLÍTICA

Os principais blocos econômicos

As liberdades fundamentais de um bloco econômico A livre circulação de mercadorias; A livre circulação de capitais; A livre circulação de serviços; A livre circulação da informação; A livre circulação de pessoas.

As conseqüências da Globalização Conseqüências econômicas Falências; Fusões; Inovações tecnológicas; Desnacionalizações; Desemprego estrutural; Redução do “custo país”; Privatizações; Introdução de políticas neo liberais; Reformas do Estado. Conseqüências sociais Nacionalismo; Xenofobia; Migrações; Padronização de hábitos; Fortalecimento da cultura ocidental,cristã e capitalista; Terrorismo; Crescimento de grupos radicais; Aumento das desigualdades sociais.

As conseqüências da Globalização Conseqüências políticas Fortalecimento de organismos supranacionais; Redução do papel do Estado; Fim dos Estados Nacionais.

E o vestibular? A partir dos anos 80, o mundo assistiu a grandes mudanças, emergindo daí uma “nova ordem mundial”, abaixo caracterizada. Assinale a(s) proposição(ões) que estiver(em) DE ACORDO com essa “nova ordem”. 01. Formação de blocos econômicos supranacionais, como a União Européia e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte. 02. Manutenção do bloco soviético e continuidade da Guerra Fria baseada na bipolaridade. 04. Expansão das multinacionais como agentes dessa nova fase da evolução capitalista. 08. Capacitação econômica como medida de poder no mundo multipolar. 16. Expressivo avanço técnico-científico e mais atenção à qualificação profissional.

E o vestibular Desde a queda do Muro de Berlim, em 1989, um dos assuntos mais discutidos é o surgimento de uma nova ordem mundial diferente daquela que existiu no período da Guerra Fria. Assinale a(s) proposição(ões) que tenha(m) relação com esta nova ordem mundial. 01. Com o fim da Guerra Fria, a nova ordem mundial é caracterizada pela emergência de um mundo multipolar, cujo padrão de poder é essencial-mente econômico. 02. A capacidade tecnológica, a produtividade e a competitividade fazem parte do novo padrão de poder da Rússia, que se mantém como potência no contexto da atualidade. 04. A globalização corresponde à fase de expansão dos capitais, no atual período técnico-científico do capitalismo, trazendo como conseqüência a interdependência econômica. 08. O surgimento dos megablocos econômicos significa que, regionalmente, em maior ou menor grau, as fronteiras econômicas entre os países estão sendo diluídas. 16. A União Européia forma um mercado comum e o seu processo integracionista é mais antigo e aprofundado do que o de outros blocos econômicos

A GLOBALIZAÇÃO E O FUTURO A globalização é um fato inexorável? Como será o mundo globalizado com o declínio econômico dos Estados Unidos?