Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Advertisements

O Welfare State e a Social Democracia
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
A SOCIAL-DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr
© 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Crise e Desemprego Charge desempregado Embraer.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Organização Método & Ambiente
Milton Friedman Foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos do liberalismo econômico. Principal apóstolo da Escola.
O Estado de bem estar social.
Neoliberalismo Globalização.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Macroeconomia Global Contemporânea
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
PROF. SANDRO CARINA MELO VEIGA
DO QUE TRATA A CONTABILIDADE SOCIAL
Após a recuperação económica do final da década de 70 proporcionada pela aplicação do primeiro acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), Portugal.
“Capitalismo Selvagem”
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
NEOLIBERALISMO E SUAS FACES
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Instrumentos de Política Macroeconômica
Agências Reguladoras Professor: Rafael Lorenzo Fernandez Koatz 2010/2
Economia POLÍTICA Unidade 01
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Política Monetária no Brasil
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
Economia Monetária Carvalho et al (2007)
Mario RodarteFinanças Públicas 4. Financiamento dos gastos públicos.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO - RESUMO
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Professor Edley
Gestão Social Controle social
América Platina.
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Macroeconomia Aula 1.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
CRISE INTERNACIONAL NOS ANOS 1970
O CAPITALISMO EM CRISE A CRISE DE 29.
Fundamentos de Economia
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas
Introdução à Macroeconomia
O processo de desenvolvimento do capitalismo
A Crise de 1929 Contexto histórico:
Serviço Social – Política Social I Profª Tânia Araujo
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 1 e 2 – Evolução do Pensamento Econômico; Escolas Econômicas; e Teoria Keynesiana. Prof. Abimael de Jesus Barros.
Aula 2 A Revolução keynesiana
Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Introdução Metas de Política Macroeconômica Estrutura da Análise Macroeconômica Instrumentos de Política.
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
DISCIPLINA DE MACROECONOMIA I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA BOA VISTA, RORAIMA DEZEMBRO DE 2012.
A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO URBANO –INDUSTRIAL MUNDIAL G5.
Capitalismo x Socialismo
Keynes - Neoliberalismo
Transcrição da apresentação:

Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General theory of employment, interest and money) [Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General theory of employment, interest and money) [John Maynard KeynesJohn Maynard Keynes

consiste numa organização político-econômica, oposta às concepções neoliberalistas, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego.consiste numa organização político-econômica, oposta às concepções neoliberalistas, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego.organização políticoeconômicaneoliberalistasorganização políticoeconômicaneoliberalistas

Tais teorias tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado.Tais teorias tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado.

Atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantam à população um padrão mínimo de vida como a criação do salário- mínimo, do salário-desemprego, da redução da jornada de trabalho e assistência médica gratuíta.Atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantam à população um padrão mínimo de vida como a criação do salário- mínimo, do salário-desemprego, da redução da jornada de trabalho e assistência médica gratuíta.salário- mínimosalário-desempregosalário- mínimosalário-desemprego

O Keynesianismo ficou conhecido também como "Estado de Bem-Estar Social"O Keynesianismo ficou conhecido também como "Estado de Bem-Estar Social"Estado de Bem-Estar SocialEstado de Bem-Estar Social

John Maynard Keynes o criador da Macroeconomia, foi um dos mais influentes economistas do século XX. Suas idéias intervencionistas chocaram-se com as doutrinas econômicas vigentes em sua época e estimularam a adoção de políticas intervencionistas sobre o funcionamento da economia.John Maynard Keynes o criador da Macroeconomia, foi um dos mais influentes economistas do século XX. Suas idéias intervencionistas chocaram-se com as doutrinas econômicas vigentes em sua época e estimularam a adoção de políticas intervencionistas sobre o funcionamento da economia. Macroeconomiaeconomistasséculo XX Macroeconomiaeconomistasséculo XX

A escola keynesiana se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto- regulador como pensavam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espírito animal" dos empresários.A escola keynesiana se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto- regulador como pensavam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espírito animal" dos empresários.

É por esse motivo, e pela ineficiência do sistema capitalista em empregar todos que querem trabalhar que Keynes defende a intervenção do Estado na economia.É por esse motivo, e pela ineficiência do sistema capitalista em empregar todos que querem trabalhar que Keynes defende a intervenção do Estado na economia.

John Maynard Keynes, em 1926, postulou sua teoria que rompia totalmente com a idéia liberalista do deixai fazer, afirmando que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e em quais áreas achasse necessário.John Maynard Keynes, em 1926, postulou sua teoria que rompia totalmente com a idéia liberalista do deixai fazer, afirmando que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e em quais áreas achasse necessário. economia

Assim, essa corrente baseada na intervenção do Estado, denominada Welfare State, reinou após o fim da Segunda Guerra Mundial, isso aliado ao fato da grande necessidade de recuperação dos países envolvidos na guerra.Assim, essa corrente baseada na intervenção do Estado, denominada Welfare State, reinou após o fim da Segunda Guerra Mundial, isso aliado ao fato da grande necessidade de recuperação dos países envolvidos na guerra.

As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado.As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado.

O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.

Na década de 1970 o keynesianismo sofreu severa crítica por parte de uma nova doutrina econômica: o monetarismo.Na década de 1970 o keynesianismo sofreu severa crítica por parte de uma nova doutrina econômica: o monetarismo.

Em quase todos os países industrializados o pleno emprego e o nível de vida crescente alcançados nos 25 anos posteriores à II Guerra Mundial foram seguidos pela inflação.Em quase todos os países industrializados o pleno emprego e o nível de vida crescente alcançados nos 25 anos posteriores à II Guerra Mundial foram seguidos pela inflação. emprego

Os keynesianos admitiram que seria difícil conciliar o pleno emprego e o controle da inflação, considerando, sobretudo, as negociações dos sindicatos com os empresários por aumentos salariais.Os keynesianos admitiram que seria difícil conciliar o pleno emprego e o controle da inflação, considerando, sobretudo, as negociações dos sindicatos com os empresários por aumentos salariais.

Por esta razão, foram tomadas medidas que evitassem o crescimento dos salários e preços, mas a partir da década de 1960 os índices de inflação foram acelerados de forma alarmante.Por esta razão, foram tomadas medidas que evitassem o crescimento dos salários e preços, mas a partir da década de 1960 os índices de inflação foram acelerados de forma alarmante.

A partir do final da década de 1970, os economistas têm adotado argumentos monetaristas em detrimento daqueles propostos pela doutrina keynesiana; mas as recessões, em escala mundial, das décadas de 1980 e 1990 refletem os postulados da política econômica de John Maynard Keynes.A partir do final da década de 1970, os economistas têm adotado argumentos monetaristas em detrimento daqueles propostos pela doutrina keynesiana; mas as recessões, em escala mundial, das décadas de 1980 e 1990 refletem os postulados da política econômica de John Maynard Keynes.

Keynes em 1944, dirigiu a delegação britânica na Conferência de Bretton Woods, onde promoveu a criação do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).Keynes em 1944, dirigiu a delegação britânica na Conferência de Bretton Woods, onde promoveu a criação do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Suas idéias influíram na criação de uma nova escola de pensamento denominada keynesianismo.Suas idéias influíram na criação de uma nova escola de pensamento denominada keynesianismo.

Keynes foi o maior dos economistas do século XX porque teve a coragem de criticar a ortodoxia neoclássica, e principalmente porque, com essa crítica, foi capaz de fundar uma nova disciplina dentro da teoria econômica: a macroeconomia.Keynes foi o maior dos economistas do século XX porque teve a coragem de criticar a ortodoxia neoclássica, e principalmente porque, com essa crítica, foi capaz de fundar uma nova disciplina dentro da teoria econômica: a macroeconomia.

Para realizar essa notável façanha ele usou uma notável capacidade de abstração, e concluiu seu trabalho afirmando ter construído uma teoria geral.Para realizar essa notável façanha ele usou uma notável capacidade de abstração, e concluiu seu trabalho afirmando ter construído uma teoria geral.

Referencias Bibliograficas Keynes, J. M. Teoria Geral do Emprego do Juro e da MoedaKeynes, J. M. Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda