UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GLOBALIZAÇÃO.
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
O Welfare State e a Social Democracia
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Crise e Desemprego Charge desempregado Embraer.
Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.
Ciência Política e Teoria do Estado
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PLURALISMO, CAPITALISMO CORPORATIVO E O ESTADO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR:
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul POLIARQUIA: YOLANDA CASADO Professor: Dr. Dejalma Cremonese Elaborado por: Fabiano S. Hildebrandt.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A DEMOCRACIA LIBERAL PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.
Milton Friedman Foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos do liberalismo econômico. Principal apóstolo da Escola.
Neoliberalismo Globalização.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
A DÉCADA PERDIDA Para quem?.
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
“Capitalismo Selvagem”
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Revisão Sistemas socioeconômicos: capitalismo
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Prof. Jeferson C. de Souza
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DORIO GRANDE DO SUL
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Liberalismo contemporâneo
Três “Funções” do Estado
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
LIBERALISMO & NEOLIBERALISMO
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
A CRISE DE 1929 Prof. Fernando Gondim.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Macroeconomia Política Fiscal
O NEOLIBERALISMO.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Gestão Social Controle social
Direito Econômico e Ideologia
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
DIREITO ECONÔMICO Douglerson Santos. Histórico do Direito Econômico O que levou à Crise de 1929? O que levou.
A construção histórica, política e social do Estado moderno encontra-se vinculada às profundas transformações ocorridas principalmente, nos séculos.
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Globalização e avanço tecnológico
Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
O Crack de 1929 A Primeira Crise Capitalista nos EUA
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Capítulo 27 – “O Liberalismo Contemporâneo”
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
Serviço Social – Política Social I Profª Tânia Araujo
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
Aula 4 Escola Neoliberal
DISCIPLINA DE MACROECONOMIA I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA BOA VISTA, RORAIMA DEZEMBRO DE 2012.
O Estado na Economia Globalizada
Capitalismo x Socialismo
A CRISE MUNDIAL DE ANTECEDENTES:  EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.  Produção em larga escala (40% da produção industrial mundial). 
LIBERALISMO ECONÔMICO
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008

NEOLIBERALISMO ANOS 70: DOUTRINA ECONÔMICA QUE DEFENDEU A ABSOLUTA LIBERDADE DE MERCADO E UMA RESTRIÇÃO À INTERVENÇÃO ESTATAL SOBRE A ECONOMIA, SÓ DEVENDO ESTA OCORRER EM SETORES IMPRECINDÍVEIS E AINDA ASSIM NUM GRAU MÍNIMO.

NEOLIBERALISMO NOS REMETE À ESCOLA AUSTRIACA NO FINAL DO SÉCULO XIX. FRIEDRICH VON HAYEK e LUDWIG VON MISES CONFRONTO TEÓRICO COM KEYNES (1930) CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL (MUITO PRESENTE AINDA HOJE NOS ESTADOS ESCANDINAVOS) SUÉCIA; DINAMARCA; NORUEGA; FINLÂNDIA.

EM 1947: MONT PÉLERIN (SUIÇA). ATIVISTAS CONTRA O ESTADO DE BEM-ESTAR (considerado coletivista e cerceadora das liberdades individuais). CONTINUADORES DA ESCOLA AUSTRIACA.

OS NEOLIBERAIS SE OPUSERAM AO RELATÓRIO BENVERIDGE PRINCIPIOS DO BEM-ESTAR SOCIAL POLÍTICA DE PROMOÇÃO DE UMA AMPLA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA BASEADA NO TRIPÉ: EDUCAÇÃO SEGURO NACIONAL LEI DO SERVIÇO NACIONAL BANDEIRA DO PARTIDO TRABALHISTA INGLÊS DE 1945

O CAMINHO DA SERVIDÃO 1944 DE HAYEK SE OPÔS AO RELATÓRIO DE BEVERIDGE O CONTROLE DO ESTADO ESTE MODELO LEVARIA A GRÂ-BRETANHA AO MESMO CAMINHO DIRIGISTA QUE OS NAZISTA HAVIAM IMPOSTO A ALEMANHA 1974: HAYEK GANHOU O PRÊMIO NOBEL DE CIÊNCIA ECONÔMICA DEFESA DO LIVRE MERCADO

NOS EUA: ESCOLA DE CHICAGO (MILTON FRIEDMAN) FRIEDMAN CRITICOU O NEW DEAL DE ROOSEVELT (1930) - INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA, APÓS A CRISE DE 1929.

NEOLIBERAIS: HAYEK e MISES FRIEDMAN(monetarista) Escola de Chicago Fundamentalismo do livre mercado. Queda do liberalismo clássico: 1929com a queda da bolsa de Nova York; Grande depressão.

Emerge a teoria KEYNESIANA Intervenção do estado na economia. 1944: BRTTON WOODS: REGRAS INTERVENCIONISTA PARA A ECONOMIA MUNDIAL; SURGE O FMI; ANOS DOURADOS DO CAPITALISMO (1940 – 1970).

CRISE DO ESTADO DE BEM-ESTAR ANOS 70: CRISE DO PETRÓLEO; ENDIVIDAMENTO DOS PAÍSES SUBDSENVOLVIDOS; INFLAÇÃO; SURGE O NEOLIBERALISMO GLOBALIZANTE.

A globalização neoliberal Não intervenção do Estado na economia. Chile de PINOCHET Thatcherismo e Reaganismo.

Neoliberais defendem: Adeptos do laissez-faire e do fundamentalismo do livre mercado; Defendem a redução gradativa do Estado, com a diminuição generalizada de tributos; Defendem as privatizações das empresas estatais; Diminuição ou neutralização dos sindicatos; Estabilização da moeda; Estancamento do déficit público.

Movimentos antiliberais (antiglobalização) O neoliberalismo trouxe: Mais desigualdade social; Piora na distribuição de renda; Maior concentração de renda; Fluxo de capitais dos países pobres para países ricos; Piora nos índices de pobreza.