Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

Seminário no Departamento de Ciência Política da USP,
A evolução da esquerda na América Latina: mito ou realidade. Prof
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE
Componente Curricular:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
ARISTOCRACIA Disciplina: TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Leonardo Hermes.
Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A DEMOCRACIA LIBERAL PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
“O populismo na política brasileira”
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
A República Velha Brasileira ( )
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
ANOS 80 - DÉCADA PERDIDA 1 – GOVERNO JOÃO FIGUEIREDO (1979 – 1985):
1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de “novas.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel ( ) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Regime Militar (1964 – 1985).
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PPLE – PARTIDO POPULAR DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO AFRO-BRASILEIRA
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ): A VOLTA AOS QUARTÉIS
90 anos de PPS.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
PARTIDOS POLÍTICOS DO RS
POLÍTICA.
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO Professor: Dejalma Cremonese Nome: ROCHELI BLANKE.
República Democrática Populista (1945 – 1964)
Segundo Reinado no Brasil ( )
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ELEITORAIS
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
República Federativa Do Brasil. DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA Equipe de Professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus CIESC.
SOCIALISMO.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
A Redemocratização do Brasil
A história dos partidos políticos no Brasil
REDEMOCRATIZAÇÃO Introdução
Política:Direita? Esquerda? Liberal? Conservador?
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
O regime militar e a questão da resistência: memória e história
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
Seminário de Formação Política PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO Secretaria de Formação Política.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Governos Sarney e Collor
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
Transcrição da apresentação:

Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluna: Dirlei Veneral de Oliveira Os Partidos Políticos no Brasil Ijuí, 24 de março de 2008

Partido político é uma pessoa jurídica de direito privado que consiste na união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizados nos princípios de hierarquia e disciplina.

Os partidos políticos tiveram sua origem na Grécia antiga e Roma antiga, onde dava-se o nome de partido a um grupo de seguidores de uma idéia, doutrina ou pessoa.

Mas foi só na Inglaterra, no século XVIII, que se criaram pela primeira vez, instituições de direito privado, com o objetivo de congregar partidários de uma idéia política: o partido Whig e o partido Tory.

No Brasil, este termo foi usado pela primeira vez por ocasião da Independência do Brasil, em que se falava em Partido Português e Partido Brasileiro. Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em 1822

Mas os primeiros partidos políticos brasileiros que tiveram existência legal foram o Partido Conservador e o Partido Liberal, no segundo reinado (1840-1889).

Na República Velha (1889-1930), os partidos políticos eram organizações regionais, existindo um Partido Republicano em cada estado, cada um tendo estatutos e direções próprias Proclamação da República 1889 momento em que o General Marechal Deodoro da Fonseca declara oficialmente que o Brasil se tornara uma República

Na época do Regime Militar, em 1964, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas : ARENA ( Aliança Renovadora Nacional ) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro )

A ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada . No início da década de 1980, o Brasil voltou ao sistema democrático pluripartidário.

Vejamos a relação dos principais partidos políticos em funcionamento na atualidade e suas principais idéias e características.

PDT - Partido Democrático Trabalhista Criado em 1981 Defende as principais idéias do ex-presidente Vargas Defende o crescimento do país através do investimento na indústria nacional De tendência social-democrata

PC do B - Partido Comunista do Brasil Fundado em 1962 a partir do antigo PCB Foi colocado na ilegalidade na época do regime militar Voltou à legalidade em 1985 Defende idéias socialistas

PR - Partido da República Criado em 24 de outubro de 2006 com a fusão do PL (Partido Liberal) e PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional ) Defende o liberalismo econômico

DEM - Democratas - Antigo PFL (Partido da Frente Liberal) O PFL foi registrado em 1984 e contou com a filiação de vários políticos dissidentes do PDS Defende uma economia livre de barreiras e a redução de taxas e impostos

PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro Fundado em 1980, reuniu uma grande quantidade de políticos que integravam o MDB na época do governo militar A principal legenda fundada pelos dissidentes do PMDB foi o PSDB.

PPS - Partido Popular Socialista Após a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo, o PCB deixou a denominação comunista de lado e transformou-se em PPS, em 1992 Aproxima-se mais da social-democracia

PP - Partido Progressista (ex-PPB) Criado em 1995 Surgiu a partir da antiga ARENA Defende idéias amplamente capitalistas

PSDB - Partido da Social-Democracia Brasileira O PSDB foi fundado no ano de 1988 por políticos que saíram do PMDB De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social

PSB - Partido Socialista Brasileiro criado no ano de 1947 defende idéias do socialismo com transformações na sociedade que representam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros

PT - Partido dos Trabalhadores Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980, na região do ABC Paulista De base socialista Atualmente, governa o país Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República

PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado Fundado em 1994 por dissidentes do PT Os integrantes do PSTU defendem o fim do capitalismo e a implantação do socialismo no Brasil

PV - Partido Verde De base ideológica ecológica, foi fundado em 1986 Os integrantes do PV lutam por uma sociedade capaz de crescer com respeito a natureza

PTB - Partido Trabalhista Brasileiro Fundado no ano de 1979, contou com a participação de Ivete Vargas, filha do ex-presidente Getúlio Vargas Defende idéias identificadas com o liberalismo

No diagrama abaixo vejamos sinteticamente como ocorreu o surgimento dos principais partidos políticosdo Brasil, de acordo com as informações anteriormente expostas:

Os partidos de esquerda, que estão entre os principais do país, como por exemplo e PT, o PSol e o PSTU, surgiram a partir de lutas ou idéias próprias, independentes da ARENA ou MDB

Além dos partidos anteriormente citados existem também os seguintes: PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro PT do B - Partido Trabalhista do Brasil PTN - Partido Trabalhista Nacional PTC - Partido Trabalhista Cristão

PSL - Partido Social Liberal PSC - Partido Social Cristão PSDC - Partido Social Democrata Cristão PMN - Partido da Mobilização Nacional PSOL - Partido Socialismo e Liberdade

Estes últimos, considerados pequenos em relação ao número de partidários, têm menos representação nos cargos eletivos

Este trabalho ojetivou uma retomada na história do surgimento dos partidos políticos e uma sintética abordagem sobre cada um dos principais partidos do Brasil

Fonte de Pesquisa: www.suapesquisa.com, e www.wikipedia.org