UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
O Welfare State e a Social Democracia
O ciclo da revolução burguesa no Brasil
A SOCIAL-DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr
1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.
Sob o domínio do Capital.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS - UNA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER UNIDADE: ELEMENTOS PARA ANÁLISE DA POLÍTICA BRASILEIRA PROF.
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTU- RAS DE PODER UNIDADE III: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIALISMO.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER (LIBERALISMO) PROF.
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
NAZISMO.
CONTEXTO EUROPEU - Regimes Totalitários ( Alemanha e Itália)
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
POLÍTICA DE PROTEÇÃO SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
UNA – CENTRO UNIVERSITÁRIO
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS
Uma Ideologia Progressista
Desenvolvimento Econômico
O Marxismo de Adam przeworski
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Era Vargas – Estado Novo
Temas da sociologia brasileira. In. Sociologia e Sociedade no Brasil.
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)
1 BEM-VINDOS À REVOLUÇÃO DE 1930 AULA 02 – PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL– 2009 LIVRO 3 -PROF. VICENTE.
Três “Funções” do Estado
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
Governo Constitucional (1934 – 1937) Estado Novo (1937 – 1945)
Capítulo 01 – A Geopolítica Mundial
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
ANÁLISE DO MOMENTO HISTÓRICO Taubaté –
Pluralismo diversidade de interesses e de opiniões na sociedade presença de múltiplas associações voluntárias - participação não obrigatória → escolha.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Gestão Social Controle social
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
Corporativismo Mihaïl Manoïlescu (09/12/1891 – 30/12/1950)
Socialismo.
Mudança do padrão de acumulação
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Revolução Russa.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
DO GOVERNO PROVISÓRIO AO ESTADO NOVO.  Revolução de 30 (superação ao modelo do Estado oligárquico)  Estado Novo (Projeto autoritário desde o Governo.
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula12_Da multinacional ao Estado profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015.
Repressão e fechamento político
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Barbárie e Modernidade: o Agronegócio e as transformações no campo.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair AS REVOLUÇÕES LIBERAIS.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
Transcrição da apresentação:

UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA CURSO DE ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER - UNIDADE II: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIAL DEMOCRACIA PROF. OSWALDO DEHON R. REIS

SOCIAL-DEMOCRACIA CONCEITO: IDEOLOGIA POLÍTICA QUE DEFENDE UMA TRANSIÇÃO PACÍFICA PARA O SOCIALISMO, ATRAVÉS DO PROCESSO POLÍTICO ELEITORAL. A PROPOSTA SE BASEIA EM UMA RE-VISÃO/ABANDONO DO MARXISMO QUE PREVIA A REVOLUÇÃO COMO ME-IO DE SE CHEGAR A SOCIEDADE SOCIALISTA.

HISTÓRICO: AS IDÉIAS SOCIAIS-DEMOCRATAS SURGEM COM O NASCIMENTO DO PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA DOS TRABALHADORES DA ALEMANHA, EM 1869. FUNDADO POR AUGUST BEBEL, SENDO QUE AS IDÉIAS CENTRAIS SÃO DEFENDIDAS POR EDUARD BERNSTEIN: “OS PRES-SUPOSTOS DO SOCIALISMO E AS TAREFAS DA SOCIAL-DEMOCRACIA”.

IDÉIAS DE BERNSTEIN: LIGADAS A NOÇÃO DE QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA SOCIAL-DEMO-CRACIA ALEMÃ MELHORARAM A VIDA DOS TRABALHADORES, SENDO IMPROVÁVEL A CRISE FATAL DO CAPITALISMO. . ABANDONO DA VISÃO DE DEMOCRACIA POLÍTICA BURGUESA, FEZ COM QUE A SOCIAL-DEMOCRACIA OPTASSE PELA PARTICIPAÇÃO ELEITORAL E VENCESSE ELEIÇÕES NA EUROPA, ESPECIALMENTE APÓS A II GUERRA.

ECONOMIA: USO DO KEYNESIANISMO (CORRENTE DA ECONOMIA QUE DEFENDE A DEMANDA E O PLENO EMPREGO) . ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL . REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA . MODELO DE ESTADO: INTERVENCIO-NISMO

ECONOMIA E POLÍTICA DOS GOVERNOS SOCIAIS-DEMOCRATAS . PARTIDO E SINDICATO: FORTE RELAÇÃO. . NEOCORPORATIVISMO: ARRANJO QUE PERMITE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL (SIN-DICATOS E EMPRESÁRIOS) FRENTE AOS INTERESSES PÚBLICOS. HÁ RESPONSA-BILIDADES PARA TODOS OS ATORES DO PROCESSO, COM FORTES EXIGÊNCIAS DE COESÃO E CREDIBILIDADE DOS ENVOLVIDOS

. ECONOMIA: A) TRIBUTAÇÃO DA RENDA PROGRESSIVA B) TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS PARA SETORES ECONÔMICOS ESTRATÉGICOS E/OU PROGRAMAS SOCIAIS C) KEYNESIANISMO: APOIO A DEMANDA E PLENO-EMPREGO D) ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

A POLÍTICA ECONÔMICA DA SOCIAL-DEMO-CRACIA ANTES DE 1930: NACIONALIZAÇÃO DA ECO-NOMIA. CONTROLE ESTATAL DA PRODUÇÃO. APÓS A GRANDE DEPRESSÃO: KEYNESIANISMO: POLÍTICAS ANTICÍCLICAS QUE PERMITIAM A DISTRIBUIÇÃO ECONÔMICA NA SOCIEDADE E O BEM-ESTAR. AS POLÍTICAS DE SAÚDE, HABITA-ÇÃO, SEGURO PREVIDENCIÁRIO E VESTUÁRIO PERMITIRAM O REDIRECIONAMENTO DA ECONOMIA PARA O OBJETIVO DO BEM-ESTAR.