A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasil Colônia I.
Advertisements

Expansão Marítima e Comercial Européia.
Os Primeiros Anos Aula 02.
Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral
O Quinhentismo no Brasil
O Período Pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Descobrimento e Administração Colonial
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Literatura Informativa
A Expansão territorial
HISTÓRIA HISTORIA DO BRASIL PERIODO COLONIAL ( )
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
história do brasil - colônia
Estrutura político-administrativa da Colônia
Período pré-colonial e antigo sistema colonial
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
Frente: História do Brasil 1° Semestre de 2013 Professora: Franciely – Fran-
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
AULA 2 os primeiros anos.
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
Literatura de informação no Brasil.
O GOVERNO GERAL: a busca pela descentralização administrativa
A Colonização do Brasil
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Profª. Karen Neves Olivan
PERÍODO PRÉ-COLONIAL 1500 A 1530
COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
Exploração do pau-brasil e escambo
Quinhentismo – Literatura Brasileira
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Capítulo 12 - Como os indígenas reagiram a ocupação do Brasil?
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Administração Colonial
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Nela não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro. (...) Terra maravilhosa, com habitantes amistosos e bonitos “O.
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Administração Colonial
A conquista da América Portuguesa
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
A colonização da América Portuguesa Grupo 07 – Capítulo 11
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
Legitimar a posse lusa sobre a terra do Brasil. Inserir a colônia nos quadros do mercantilismo europeu. Buscar novas fonte$ de renda Promover a ocupação.
AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
Cap. 2 - A conquista e a exploração da América Portuguesa
Profª. Lilian Larroca. Mas muitas capitanias fracassaram… O Brasil ficava muito longe de Portugal Não havia pessoas para o cultivo da terra Os índios.
Fundamentos da Administração Colonial
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL :
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
Legitimar a posse lusa sobre a terra do Brasil. Inserir a colônia nos quadros do mercantilismo europeu. Buscar novas fonte$ de renda Promover a ocupação.
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Transcrição da apresentação:

A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL

UNICAMP 2014 Desde o início da colonização, os portugueses chamaram de tapuias os grupos indígenas que julgavam bárbaros, por seus hábitos culturais distintos dos que habitavam o litoral e por seu poder de resistência aos portugueses. a) Contextualize historicamente os significados de Guerra Justa para os portugueses a partir do fim da Idade Média. Os significados de Guerra Justa para os portugueses no final da Idade Média e início dos Tempos Modernos inserem-se em três momentos históricos: a consolidação do Estado Nacional Português na Península Ibérica (contra os infiéis muçulmanos e os castelhanos); o processo de preparação para a Expansão Marítimo-Comercial (espírito cruzadista); e a conquista e a colonização das populações encontradas nas regiões descobertas. b) Indique duas práticas dos indígenas que os portugueses consideravam bárbaras. Práticas indígenas consideradas bárbaras pelos portugueses: a antropofagia; a ausência de utilização de roupas para cobrir a nudez; e as práticas pagãs.

MARTIM AFONSO • 1531 • Combater os franceses • Introduzir a cana • Vila de São Vicente • Permanece 3 anos

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS • Experiência nas ilhas do Atlântico • Franceses no Brasil ∟ território vazio • Sucesso de São Vicente • Colonizar

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS • 15 faixas de terras ∟ Para particulares ∟ Capitão donatário ∟ Carta de doação → Certificado ∟ Foral → Deveres ∟ Sesmarias ∟ Fundar vilas ∟ Defesa ∟ Aplicar as leis ∟ Impostos ∟ Sucesso → PE → São Vicente

GOVERNO GERAL • Tomé de Souza → 1549 ∟ Salvador ∟ Centro político ∟ Funcionários ∟ Soldados ∟ Artesãos ∟ Gado ∟ Estradas

GOVERNO GERAL • Duarte Coelho ∟ 1553 ∟ Colonos ∟ Jesuítas ∟ José de Anchieta ∟ Colégio São Paulo ∟ Confederação dos Tamoios ∟ Tamoios e Franceses

GOVERNO GERAL • Mem de Sá ∟ 1557 ∟ Combate indígenas ∟ Jesuítas ∟ Anchieta e Nóbrega ∟ Paz com os tamoios ∟ Luta contra os franceses ∟ Forte de São Sebastião do Rio de Janeiro

GOVERNO GERAL ● Câmara municipal ∟Questões sobre a vila ∟ Homens-bons ∟ Senhores de escravos ∟ Minoria decide

ENEM 2011 Em geral, os nossos tupinambá ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto e, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vos outros, mairs e peros (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?” LERY, J. Viagem a Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974. O viajante francês Jean de Lery (1534-1611) reproduz um dialogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido a) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais. b) da preocupação com a preservação dos recursos ambientais. c) do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil. d) da curiosidade, reverencia e abertura cultural reciprocas. e) da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

UNICAMP 2013 “Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos destes índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns índios em aldeias que são de paz e amigos dos portugueses.” (Pero de Magalhães Gandavo, Tratado da Terra do Brasil, em http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/ganda1.html. Acessado em 20/08/2012.) Conforme o relato de Pero de Gandavo, escrito por volta de 1570, naquela época, a) as aldeias de paz eram aquelas em que a catequese jesuítica permitia o sincretismo religioso como forma de solucionar os conflitos entre indígenas e portugueses. b) a violência contra os indígenas foi exercida com o intuito de desocupar o litoral e facilitar a circulação do ouro entre as minas e os portos. c) a fuga dos indígenas para o interior era uma reação às perseguições feitas pelos portugueses e ocasionou o esvaziamento da costa. d) houve resistência dos indígenas à presença portuguesa de forma semelhante às descritas por Pero Vaz de Caminha, em 1500.