Aula 3 Sistema de Nomes de Domínios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Comitê Gestor da Internet Ivan Moura Campos, coordenador
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
DNS Domain Name System.
Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Rede Local Instalação de Software Base
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Curso Técnico de Informática
DNS Introdução.
DNS Suporte - DI.
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Aula 9 - Camada de aplicação
HIP Protocolo de Identificação do Usuário Uma visão geral sobre este protocolo que promete ser uma solução às atuais dificuldades de implementação da internet.
DNS (Domain Name System) Sistema de Nomes de Domínios
PERÍCIA EM INFORMÁTICA Aula 09 –Análise de sites e mensagens eletrônicas Curso de Sistemas de Informação. Prof. Diovani Milhorim.
Histórico e conceitos básicos.
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
FTIN Formação Técnica em Informática
Corporativo com o Google Apps Standard Apresentação destinada a câmaras municipais aderidas ao Programa Interlegis, auxiliar na implementação de.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Serviços de Nomes e DNS 1.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Maria Alessandra Dubowski Nascimento
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
INTRODUÇÃO AO IPv6.
11/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 11 –ENDEREÇO ELETRÔNICO
Falso, HTTP usa TCP. 1) HTTP usa arquitetura cliente servidor, aceitando conexões UDP na porta 80.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 06 Prof. Gabriel Silva.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Administração e Projeto de Redes
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
Active Directory Services Serviço de Diretório Ativo
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
DEFINIÇÕES DE DNS DNS é a abreviatura de sistema de nomes de domínio (DNS, Domain Name System) Sistema de Resolução de Nomes. É um sistema para atribuir.
Termos – redes de computadores
Tema 07: A camada de aplicação: protocolos HTTP, SMTP, DNS, FTP
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B Elielso Dias  Domínios e redirecionadores.
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
DNS = Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios)
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Active Directory Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
REDES DE COMPUTADORES II
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Aula 6.  Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Segurança de Rede Prof. Sales Filho Infra-estrutura de chaves públicas.
CAPÍTULO 1- Apresentação.  A Elipse Software é uma empresa genuinamente brasileira, com foco na produção de software de supervisão para automação industrial,
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
REVISÃO - AVALIAÇÃO 2 TEMAS 5, 8, 9, 10, 11 E 12 PROFESSORAS ANA PATRÍCIA ALINE SALLES PAULA KARINI AULA 18 – 07/06/2006.
Transcrição da apresentação:

Aula 3 Sistema de Nomes de Domínios

DNS - Domain Name System Em 1983 é surge o DNS (Domain Name System). O DNS é o sistema de gestão de nomes de máquinas (hosts) na Internet, e tem por objetivos fundamentais: Traduzir nomes de máquinas (strings) em endereços IP (números). Permitir distribuir a gestão de endereços e respectivos nomes.

Registro.BR No Brasil, a entidade responsável pelos registros de domínios com terminação .BR é o REGISTRO.BR.

Quem pode registrar um domínio ? Qualquer entidade legalmente estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (instituições) ou física (Profissionais Liberais e pessoas físicas) que possua um contato em território nacional. Empresas estrangeiras que possuam um procurador legalmente estabelecido no Brasil.

Por que preciso registrar meu domínio no Registro.br ? Domínios que não estão registrados, não podem ser encontrados na Internet; Todos os domínios na Internet com extensão .BR são registrados, exclusivamente, no Registro .br.

Como faço para reservar um domínio ? Nenhum usuário do sistema de registro pode reservar um domínio. Reservas de domínios são prerrogativas exclusivas do Comitê Gestor, de acordo com a regulamentação vigente.

Eu preciso de um provedor para registrar um domínio ? O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor, caso você não tenha infra-estrutura própria. Você pode solicitar o registro de seu domínio sem informar os nomes do servidores DNS de imediato. Você terá 2 semanas, contados a partir da data de envio do formulário, para fornecer ao menos dois servidores DNS configurados para o domínio.

Para que servem os servidores DNS ? O servidor DNS será o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.

Posso registrar minha_empresa.NET.BR ? Somente se a sua empresa for detentora de autorização para os serviços de Comunicação Multimídia (SCM), Rede e Circuito Especializado (SLE) da Anatel e/ou detentora de Sistema Autônomo conectado a Internet

Posso registrar qualquer nome como um domínio .EDU.BR ? Não. Nomes de domínios .EDU.BR não podem ser genéricos. Domínio genérico é aquele composto por palavra ou acrônimo que defina conceito geral ou que não tenham ligação alguma com a razão social, nome fantasia ou seus respectivos acrônimos.

Estrutura DNS