Capítulo 3 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

Redação Científica Conteúdo do módulo:
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
DE TRABALHO CIENTÍFICO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
ARTIGO CIENTÍFICO.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Dissertações e Teses-PROPAD
Apresentação didática da NBR de ago. de 2002
FORMATAÇÃO.
Metodologia Da Pesquisa
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Metodologia de Pesquisa Científica
Metodologia da pesquisa científica
Programa Introdução ao uso de padrões e normalização
Metodologia de Pesquisa
Foto & Formatação: Ancelmo Atualizado em janeiro de 2010.

OS TRABALHOS CIENTÍFICOS
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
ARTIGOS CIENTÍFICOS ABNT NBR 6022 / 2003
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
ACADÊMICOS Marlene Zwerewicz
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
TRABALHO CIENTÍFICO Veruska Moura Faria.
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Normas para elaboraçao de PFC
Construção de relatórios
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Artigo Científico Funções Básicas:
A estrutura do artigo científico e outros
Normas para redação de TCC
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Elaboração de relatório
Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESUISA
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
Artigos de periódicos Normalização
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profa. Msc. Cinthya N. V. Silva
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins
ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
TRABALHOS ACADÊMICOS.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
Estrutura dos Trabalhos Científicos Acadêmicos Metodologia científica e Técnicas de pesquisa.
Apresentação de relatórios científicos: TCC, Monografia, Dissertação e Tese.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Geciane S Porto.
PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 3 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

É momento de conhecer ou rever as informações sobre o trabalho de conclusão de curso. A exigência para finalização do curso em questão é de elaboração de uma monografia mas será também alvo de estudo, a estrutura de um artigo científico.

O que é uma monografia? Trabalho técnico-científico sobre um tema específico, que é investigado obedecendo uma metodologia rigorosa. Resultado de reflexão teórica e prática. Relevante acadêmica e pessoalmente. Deve instigar novas pesquisas. Apresentado em formato impresso ou dentro de padrões de norma pré-estabelecidos.

Em síntese, Monografia = Fundamentação teórica (pesquisa bibliográfica e/ou documental) + Pesquisa de campo (apresentação e análise dos dados levantados) Conclusão e proposta de intervenção ou recomendações do trabalho

Alguns tipos de monografia Revisão bibliográfica - Reconstituir de forma crítica o desenvolvimento teórico e/ou experimental de um tema específico. Estudo de caso - Apresentar, analisar e discutir um caso ou um problema específico. Teórica - Busca produzir ou ampliar o conhecimento teórico

Empírica - Coletar ou produzir dados (experimentos) para descrever e entender a realidade por meio da análise desses dados. Teórico-empírica - Procura relacionar a teoria com observações experimentais. Didática - Apresentar textos didáticos com contribuições para melhorar o processo de ensino-aprendizagem

Algumas orientações quanto à utilização da linguagem nos trabalhos técnico-acadêmicos: A linguagem deve ser clara e objetiva. Deve-se utilizar os termos técnicos correspondentes a cada área. Esqueça o uso das expressões cotidianas! (ex. “se deu mal” no lugar de “foi mal sucedido).

Evitar frases que possam levar a várias interpretações diferentes Textos técnicos devem ser escritos sempre na 3ª pessoa Por exemplo: - Não utilizar: “Observei….” - Utilizar: “foram observados...” ou “Observou-se” Utilizar figuras, gráficos e ilustrações para complementar o texto.

Estrutura de uma monografia a) Elementos pré-textuais Capa Folha de rosto Folha de aprovação Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Resumo

Resumo em língua estrangeira (Abstract) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário

Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão Elementos pós-textuais Referências bibliográficas Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional)

Figura 1 Estrutura de monografia de acordo com a Norma para elaboração de trabalhos acadêmicos Unilins (http://www.unilins.edu.br/biblioteca/manual2009)

Artigo Científico Os artigos científicos são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro. Apresentam o resultado de um estudo ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalhos científicos pela sua reduzida dimensão e conteúdo. São publicados em revista ou periódicos especializados e formam a seção principal deles. (LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A., 2001, p. 238)

É um texto com autoria declarada que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas de conhecimento. (ABNT, 2003, p.2) O artigo científico é uma apresentação resumida de uma publicação (ou pesquisa inédita, não publicada), que tem por finalidade geral a divulgação das idéias centrais do problema tratado pelo autor.

Tipos de artigos Artigo científico: parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Artigo de revisão: parte de uma publicação que resume, analisa e discute. As informações já publicadas. Artigo original: parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

Estrutura de artigos A estrutura de artigos publicados em periódicos científicos está denominada na norma NBR 6022, criada para especificar a apresentação de Artigos em publicação periódica científica impressa cuja atualização foi realizada em Maio de 2003. Esta estrutura é constituída de três partes: Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais.

a) Elementos pré-textuais Título e subtítulo (se houver) – devem aparecer na página inicial do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e, no idioma do texto. Exemplo: INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE GEOPROCESSAMENTO E AUTOMAÇÃO APLICADAS AO SANEAMENTO

Autor(es): Nome(s) do(s) autor(es) acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos pós-textuais, onde também devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais à redação do periódico (ou à Secretaria de pós-graduação).

Exemplo: Enaldo P. Montanha Junior, Fernando L. Ferreira Pereira, Mirian C. Colpani enaldojr@ctgeo.com.br, lesco@ctgeo.com.br, mirian@ctgeo.com.br Discentes do Curso de Pós-Graduação - Lato Sensu - Geoprocessamento em Gestão Urbana e Cadastramento Rural - Centro Universitário de Lins – Unilins Enaldo Pires Montanha, Jozimeire Jordão Leandro, Luiz Fernando de O. Silva montanha@ceteclins.com.br, jozileandro@yahoo.com.br, tuca@ctgeo.com.br Docentes do Centro Universitário de Lins – Unilins

Resumo: Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo (palavras-chaves) conforme NBR 6028. Este resumo pode ser indicativo (indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc) ou informativo (informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento).

Palavras-chave na língua do texto: Elemento obrigatório Palavras-chave na língua do texto: Elemento obrigatório. Devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: e separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto.

Exemplo: RESUMO O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade do uso integrado das tecnologias de automação e geoprocessamento no gerenciamento e controle dos sistemas de abastecimento de água. O geoprocessamento aponta de uma maneira visível e eficaz resultados qualitativos no gerenciamento inteligente das informações cadastrais, pois as informações georreferenciadas são fundamentais para a efetivação de investimentos e decisões de gerenciamento. As tecnologias de automação atuam diretamente no processo de controle com o objetivo de minimização de perdas e customização de tarefas. Há poucos anos têm se notado principalmente nas grandes companhias de saneamento que essas tecnologias podem ser integradas e trazer ainda mais vantagens. Além de pesquisas sobre casos implantados, a avaliação da viabilidade dessa integração foi feita através de uma implementação de comunicação de banco de dados. Os resultados obtidos na pesquisa e no desenvolvimento evidenciam a viabilidade técnica e administrativa dessa integração física das tecnologias de geoprocessamento e automação. Palavras-chave: Geoprocessamento, Automação, Sistemas de Abastecimento de Água, Integração de tecnologias.

b) Elementos textuais Introdução. Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. Desenvolvimento. Parte principal do artigo que contém a exposição ordenada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024/2003, que variam em função da abordagem do tema e do método.

Conclusão. Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. Nenhum elemento novo deve ser apresentado. c) Elementos pós-textuais Título, e subtítulo em língua estrangeira devem figurar logo após a conclusão do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e precedem o resumo em língua estrangeira. Resumo em língua estrangeira é um elemento obrigatório, sendo uma versão do resumo na língua do texto com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Resumè, por exemplo).

Palavras-chave em língua estrangeira é um elemento obrigatório, sendo uma versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês Keywords, em espanhol Palavras chave, em francês Mots-clés, por exemplo).

Exemplo: ABSTRACT The objective of this work is to evaluate the viability of the integrated use of the automation technologies and geoprocessing in the administration and control of the systems of water supply. The geoprocessing, appears of a visible way and effective qualitative results in the intelligent administration of the cadastral information, because the information geo are fundamental for the effective of investments and decisions of management. As automation technologies act directly in the control process with the objective of minimization of losses and custom of tasks. There are few years have if noticed mainly in the great companies of sanitation that those technologies can be integrated and to still bring more advantages. Besides researches on implanted cases, the evaluation of the viability of that integration was made through an implementation of database communication. The results obtained in the research and in the implementation, they evidence the technical and administrative viability of that physical integration of the geoprocessing technologies and automation. Keywords: Geoprocessing, Automation, water supply systems, integration of technologies.

Nota(s) explicativa(s) Nota(s) explicativa(s). A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página.

Referências. Elemento obrigatório Referências. Elemento obrigatório. Formam o conjunto de informações que permitem identificar as publicações citadas no trabalho. Elas devem ser relacionadas em lista própria e devem incluir todas as fontes efetivamente utilizadas para a elaboração do trabalho (FRANÇA, 2003). Glossário. Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética. Trata-se de um pequeno dicionário com os termos pouco conhecidos e o significado correspondente.

Anexo é um elemento opcional, e consiste em texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração mas que não se incluem no texto para não prejudicar a seqüência lógica da leitura. (FRANÇA, 2003). O(s) anexo(s) deve(m) ser citado(s) no texto, entre parênteses, quando vier no final da frase ou sem se inserido(s) na redação. Os anexos devem ser identificados pela palavra ANEXO, travessão e ordem alfabética, acompanhados de seus respectivos títulos.

Apêndice é um elemento opcional e consiste em texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de completar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nudear do trabalho. Segue as mesmas regras do anexo para apresentação. Deve ser identificado pela palavra APÊNDICE, travessão e ordem alfabética, acompanhado de seu respectivo título. Siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Universidade Estadual Paulista (UNESP) Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Equações e Fórmulas: Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas dos parágrafos são centralizadas e, se necessário, deve-se numerá-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Exemplo: X2 + y2 = z2 (1) (x2 + y2)/5 = n(2)

Após a finalização do trabalho, seja uma monografia ou um artigo, via de regra, é realizada a banca examinadora ou a apresentação em workshop. Ambas apresentações sugerem um preparo prévio (cuidadoso) do material a ser utilizado e do próprio pesquisador.

Veja algumas dicas: Prepare-se previamente (física e emocionalmente), Prepare o material a ser apresentado (slides, pôster...) evitando excesso de cores e efeitos especiais, Treine a apresentação, Procure chegar com antecedência ao local da apresentação,

Verifique o funcionamento dos aparelhos, Teste o material (slides,) Posicione-se frente à banca, Procure agir de modo seguro, demonstrando domínio de si e do conteúdo, Seja gentil e agradeça a presença do público e as contribuições da banca.