CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Gerenciando o Projeto de Pesquisa
TCC: Monografia e/ou Artigo
Metodologia Científica
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Bruno Moreira Erik Lima
Como fazer uma pesquisa
José Ricardo Azambuja Andréia Ibarra Bandeira
Caroline Melo e Eduardo Rita
O PROJETO DA PESQUISA.
O projeto de pesquisa Cesar Vasconcellos e Fernando Fernandes
Projeto da Pesquisa Apresentação: Bruno Araujo, Everton Martins.
O Projeto da Pesquisa Carla Rodrigues e Elenise Millani
PROJETO DE PESQUISA.
O Projeto de Pesquisa.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Desenvolvimento de PROJETOS.
Projeto integrado. Aula 02 Tema, problema, hipóteses e justificativa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Disciplina: Prática Profissional II
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
PROGRAMAÇÃO 2010 CURSO: Nutrição PUC Campinas
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB

Orientação Importante:
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
ELEMENTOS DO PROJETO – EST I 1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
TIDIR I – Trabalho Interdisciplinar Dirigido I
Trabalho nas regras ABNT
Pesquisa Científica – Partes constituintes
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Metodologia da Pesquisa Científica
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia de Pesquisa
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso
Etapas da Pesquisa Científica
Metodologia da Pesquisa
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Trabalho de Conclusão de Curso
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO SEMINÁRIO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INFORMAÇÕES INICIAIS Distribuição do Manual de Elaboração TCC/ADM Apresentação da Disciplina Existência das Normas UNILINS e ABNT Presença nas aulas Forma de Avaliação da disciplina Inscrição do Projeto

Como escolher seu Orientador Antes de falar sobre a escolha do tema lembre-se que é preciso escolher qual será o professor que o acompanhará nesta jornada. É preciso ter cuidado , pois alguns podem querer que os alunos pesquisem algo que eles tem em mente e não o que o aluno precisa e deseja pesquisar. Sugira o tema ao professor e tente convencê-lo de que sua idéia é mais apropriada para o trabalho. DICA: Escolha um professor que você tenha bom relacionamento, mas principalmente, que seja capaz de auxiliá-lo. Por isso, não se deixe levar apenas pela amizade, veja também as condições do acompanhamento .

INTRODUÇÃO Os Trabalhos Acadêmicos tem como objetivo o estudo de um Tema/Assunto específico, utilizando uma metodologia de pesquisa de forma planejada e conclusiva.

TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS Os trabalhos acadêmicos considerados são : Tese Dissertação Monografia

MONOGRAFIA Elaborada após um planejamento definido através da elaboração de um Projeto de Pesquisa. Exigência para o nível GRADUAÇÃO. Trabalho Individual ***

O PROJETO DE PESQUISA Definições para entendimento: - Tema - Assunto

ASSUNTO Área Geral do trabalho a ser desenvolvido. Normalmente uma área comum. Exemplo : EDUCAÇÃO

TEMA Caracteriza o que vai ser pesquisado do assunto escolhido. Exemplo : O ensino superior e seus reflexos nos projetos sociais no Brasil.

PESQUISA Fatores Internos (Características Individuais) Fatores Externos ( Características Gerais )

FATORES INTERNOS Afetividade com o assunto. - Prazer x Motivação Tempo particular disponível. - Rotina individual x Ações de Pesquisa Capacidade em relação ao tema. - Conhecimento x Limitação

FATORES EXTERNOS Importância, Novidade, Valores Interesse de alguém Tempo disponível para ações externas Assunto que não permite cumprir os prazos Material de Consulta Disponibilidade de Fontes Coleta e Seleção das informações Localização, obtenção e organização do material coletado.

Preocupações dos autores durante a elaboração do TCC Cumprir prazos para poder realizar o trabalho. Obrigação de apresentar um resultado final para ser graduado. Posicionamento e interação com o orientador. Apresentar, Discutir e Aceitar as diretrizes de pesquisa. Gerar um trabalho organizado e aceito pela sua comunidade.

Como NÃO fazer um TCC * 1. Processo de trabalho desorganizado- Cronograma/Prazos 2. Desenvolver idéias sem colocá-las no papel 3. Acreditar que o orientador tem a solução do seu problema 4. Não acreditar nas diretrizes do orientador 5. Esperar que outros façam o seu trabalho 6. Tentar resolver todos os problemas do assunto 7. Achar que não há mais nada para ser investigado 8. Achar que alguém já fez um trabalho como o seu antes 9. Realizar o trabalho baseado em bibliografia desatualizada 10. Reduzir o trabalho a pesquisa de artigos no GOOGLE 11. Não estabelecer um vínculo entre teoria e prática . 12. Não estabelecer espírito de equipe e cooperação. 13. Plágio e Cópia na integra. Aquisição.....

PESQUISA - TCC Identificar o PROBLEMA Na escolha do ASSUNTO/TEMA. Não existe regra, pode ser uma pergunta ou afirmação. Exemplo: Assunto: Educação Tema: A Educação superior no Brasil. Problema: Os projetos sociais tem colaborado para a melhoria da educação superior no Brasil. (?)

PESQUISA - TCC Formação da HIPÓTESE Pré-solução do problema. Confirmar ou não a HIPÓTESE. Problema: Os projetos sociais tem colaborado para a melhoria da educação superior no Brasil. (?) Hipótese: Mostrar que os projetos e políticas direcionadas aos programas sociais do governo tem ajudado na melhoria e no acesso ao ensino superior no Brasil .

Estrutura de TCC Um trabalho acadêmico é composto de elementos obrigatórios e opcionais. Esses elementos dividem-se em: pré-textuais textuais pró-textuais

Estrutura de Trabalho Acadêmico

CRONOGRAMA 07 06 05 04 03 02 01 JUN MAI ABR MAR FEV Atividades/ Mês Nr 21 Apresentação TCC/Q - Início 07 TCC/Q - Entrega 06 x Iniciar Redação do TCC/Q 05 Coleta Informações 04 Pré Estrutura do TCC 03 Estabelecer Metodologia a ser utilizada 02 Escolha Tema/Assunto/ Orientador/Inscrição 01 JUN MAI ABR MAR FEV Atividades/ Mês Nr 08 x x x x x x

PROJETO DE PESQUISA Tema / Assunto Objetivo(s)‏ : O que se quer com o trabalho. Usar verbo no infinitivo : destacar..,mostrar.., esclarecer..,demonstrar... Metodologia a ser utilizada - Como vai ser desenvolvida a pesquisa Justificativa Cronograma das atividades - Organizar o espaço de tempo para as atividades da Pesquisa.

Projeto de Pesquisa Anexos : incluído para dar esclarecimento ao conteúdo. Apêndices: elaborado pelos autores. Referências: livros, sites, revistas......... Esquema de Trabalho : Planejamento para TCC

IDÉIAS DE TEMAS PARA TCC NA ADM Administração Pública Administração Privada Comércio Exterior Qualidade Produtividade Logística Comunicação Informações Clima Organizacional Relacionamento Interpessoal Recursos humanos

IDÉIAS DE ASSUNTOS PARA TCC NA ADM O Profissional - Administrador Origem da Administração Administração Moderna e Contemporânea Indústria - Industrialização - Globalização Marketing Empresarial e Industrial Educação Superior para a Administração Inteligência Emocional Liderança Cultura e poder nas empresas - Organizações Segurança Tecnologia Logística Estratégia Administrativa e Empresarial...............

Estrutura de TCC Um trabalho acadêmico é composto de elementos obrigatórios e opcionais. Esses elementos dividem-se em: pré-textuais textuais pró-textuais

PROJETO DE PESQUISA O que é pesquisa ? Conjunto de ações para encontrar respostas e soluções de um problema, através de procedimentos racionais e sistemáticos. É realizada quando se tem um problema e ainda não há informações para a sua solução.

Etapas de Realização O que quero abordar ? 2. Literatura existente 1. Escolha do tema O que quero abordar ? 2. Literatura existente Quem já escreveu sobre o assunto? Existe literatura ? O que ainda está em aberto no assunto? 3. Justificativa Porquê vou falar sobre este assunto. Importãncia. 4. Formular o problema que quer abordar Determinar objetivos a serem atingios 5. Metodologia a ser utilizada Como fazer a pesquisa : coleta de dados, bibliografia, tipo de pesquisa de campo, universo que vou estudar, pesquisa por amostragem, observação, entrevista, questionários... 6. Após coleta de dados : Tabular , apresentar, analisar, discutir e concluir 7. Redação do trabalho 8. Apresentação Final