RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Pesquisa Pesquisar Pesquisador
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Resumo.
CONHECENDO PELA LEITURA
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Comunicações Técnico-científicas
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
RESENHA CRÍTICA KERCHER, M e KERCHER, M. Monografia: como fazer. Rio de Janeiro: Thex Ed., 1998.
COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Professora: Rosana Santos
RESENHA Resenha-resumo:
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
GÊNERO TEXTUAL RESENHA
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Leitura de Textos Científicos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Resenha Produção de texto.
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
METODOLOGIA DIREITO 1º SEMESTRE Professor Frajola
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
CONHECENDO PELA LEITURA
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
2008. Resenha Segundo o dicionário é uma apreciação breve de um livro ou de um escrito.
Resenha ANBT - NBR 6028 Profa. Jean Márcia O. Mascarenhas Pesquisa em Alimentos I.
Trabalho nas regras ABNT
Importância da Leitura
ÁREA PROJECTO.
RESUMO.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resenhas.
Resumo.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
RESENHA.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia Científica
Fichamento.
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
UNIDADE VI – Folhas, Datilografia e Digitação
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Prof. Ms. Paulo H. M. Brambilla
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Metodologia Científica
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
RESENHA.
GÊNERO TEXTUAL RESENHA
Transcrição da apresentação:

RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA E BACHARELADO DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO RESENHA Profa. Drª Marli Hatje (hatjehammes@yahoo.com.br)

O QUE É RESENHA? A resenha envolve: a) enumeração por partes; É um texto de caráter efêmero. “Envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa. A resenha envolve: a) enumeração por partes; b) relação circunstanciada de alguma coisa; c) descrição minuciosa; d) relato; e) notícia; f) contagem, etc.

RESENHA = RESUMO? se resumo é o ato ou efeito de resumir; compilar, recapitular; se é compêndio; epítome ou sinopse (...) (...) e se sinopse é uma obra ou trabalho que representa, em síntese, o conjunto de uma ciência; um resumo; epítome; compêndio; súmula ou síntese?

Resenha é um trabalho de síntese que revistas e jornais científicas publicam geralmente logo após a edição de uma obra, com o objetivo de divulgá-la. Não se trata de um simples resumo.  A resenha vai além, resume a obra e faz uma avaliação sobre ela, apresentando suas linhas básicas, deve avaliá-la, mostrando seus pontos fortes e fracos.  Resenha = Resumo O resumo deve se limitar ao conteúdo do trabalho, sem julgamento de valor.

OBJETIVO DA RESENHA Divulgar objetos de consumo cultural como livros, filmes e peças de teatro;

Para a elaboração da resenha (crítica), o resenhista utiliza opiniões de autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo autor e se estabelece comparações com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores. A apreciação crítica deve ser feita em termos de concordância ou discordância, levando em consideração a validade ou a aplicabilidade do que foi exposto pelo autor. Para fundamentar a apreciação crítica, o resenhista levar em conta a opinião de autores da comunidade científica, experiência profissional, a visão de mundo e a noção histórica do país.

PARTES QUE COMPÕEM UMA RESENHA? Título Referência bibliográfica da obra; Dados biográficos do autor; Perspectiva teórica da obra; Síntese da obra Principais teses desenvolvidas na obra; - Avaliação crítica sobre a obra e suas implicações.

A) TÍTULO DA RESENHA A resenha deve ter título, que resume em uma ou duas palavras o conteúdo. Pode ter subtítulo. Título da resenha: Educar pelos meios e para os meios Subtítulo (linha de apoio): novas formas de comunicação estão muito mais a serviço do mercado que da cidadania e criam a necessidade de repensar as novas tecnologias e a própria teleducação. Título da resenha: Psicologia da educação virtual: aprender a ensinar com as tecnologias da informação e comunicação.

B) REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA RESENHADA Autor da obra: Pedro Demo Título da obra: Questões para a Teleducação Editora: Vozes Data da publicação do livro: 1998 Local de publicação: Porto Alegre Número de páginas: 392 (388) Valor: R$ 28,00 (Resenha publicada na Revista Veja sob o título: Educar pelos meios e para os meios, de Clóvis de Barros Filho). Autor da obra: César Coll e Carles Monereo Título da obra: Psicologia da educação virtual: aprender a ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Editora: Artmed Editora Data da publicação do livro: 2008 Número de páginas: 367 Valor: R$ 73,00 (Resenha publicada na Revista Pátio, nº 53, fev/abril 2010.).

C) DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR DA OBRA Apresenta-se as credenciais dos autores da obra a ser resenhada. O resenhista apresenta o autor da obra. Fala dos principais fatos relacionados à sua vida, como local e ocasião de nascimento, formação acadêmica, pessoas e estudiosos que influenciaram sobre sua obra e sua vida, fatos marcantes na vida, forma de pensar, outras obras publicadas, etc. Pedro Demo César Coll e Carles Monereo

D) PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA Toda obra escrita pertence a uma perspectiva teórica. É importante saber a que tradição/escola teórica pertence o autor da obra, isso permite compreender a forma como está organizada, bem como a lógica da argumentação utilizada. Quando se reconhece a perspectiva teórica do autor, sabe o que se pode esperar da obra que será analisada.

E) BREVE SÍNTESE DA OBRA Antes de iniciar a análise de uma obra, é importante ter uma visão panorâmica dela, pois ajuda a visualizar o começo, o meio e o fim, permitindo saber de onde parte e para onde vai o autor na sua argumentação. Esta parte pode, inclusive, ser feita em forma de esquema.

E) PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA Cumpridas as etapas anteriores pode-se analisar o conteúdo da obra. O objetivo nesta fase é traçar as principais teses do autor da obra e NÃO resumir (resenha não é resumo). É preciso ler com muita atenção para captar o que é fundamental no pensamento do autor.

E) AVALIAÇÃO CRÍTICA Depois de apresentar e compreender a obra, deve-se traçar alguns comentários pessoais sobre o assunto, ancorados em argumentos fundamentados academicamente.  A resenha (crítica) não deve ser vista ou elaborada como um resumo onde se acrescenta, ao final, uma avaliação . A postura crítica deve estar presente desde a primeira linha, resultando num texto em que o resumo e a voz crítica do resenhista se interpenetram. Observação: O tom da crítica poderá ser moderado, respeitoso, agressivo, etc. O resenhistas, assim como outros críticos ou pessoas que manifestam sua opinião, devem atentar ao fato de que eles também se tornam objetos de críticas por parte dos "criticados" (diretores de cinema, escritores, profissionais, etc.), que revidam os ataques qualificando os "detratores da obra" de "ignorantes" (pois não compreenderam a obra) e de "impulsionados pela má-fé".

RECOMENDAÇÕES - Ler resenhas de diferentes autores; - Acessar e ler as obras originais Identificar as características deste tipo de texto; Produzir resenha(s); Publicar ou apresentar em diferentes mídias