unccd CsW Youth 21 ONG Brasil CliMates COP 19 JUVENSUR Rio+20

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
Gabrielle Selani Cicarelli
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Quais são os Objectivos do Milénio?
Secretário Nacional de Juventude
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Desafios aos Futuros Engenheiros
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
HORA DE CUIDAR DA NOSSA ROSQUINHA !
Conhecendo a Carta da Terra
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Objetivos da Rio +20 Objetivo: renovar, em alto nível, o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável - DS Não é uma Conferência somente ambiental,
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
“Contra a fome e a violência sexista”
Reunião mensal Centro Franciscano. Pauta 1. Informes: Eventos (Lembrar: Pré-FSM Porto Alegre, evento UNB- Brasilia) 2. Deliberações: Documento.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Brasília, 28 de agosto de Pacto Global das Nações Unidas Lançado em 2000 Maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo Mais de 12 mil signatários,
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
COEP Rede Nacional de Mobilização Social Estratégias Gleyse Peiter
Agenda de Desenvolvimento pós-2015 e inclusão do tema migratório.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Evolução histórica da questão ambiental
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
História. CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Dr. Julio Suarez Brasília,2015 Desenvolvimento e Desigualdades no Contexto das Relações Internacionais.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Resultados serão compartilhados com os líderes mundiais que definirão a agenda de desenvolvimento.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Foi criado em 2004, em parceria com o PNUD e com o Movimento, para estimular e reconhecer projetos da sociedade civil e das prefeituras municipais para.
Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho Frederico Cavadas Barcelos
Declaração de Jacarta Quarta Conferencia Internacional de Promoção da saúde 21 á 25 de julho de 1997.
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
ENAP – MPOG Brasil Seminário Papel do Estado no Século XXI
1 Sociedade Civil na Agenda Pós 2015 Recife, Setembro 2014 IX Fórum Ungass AIDS-Brasil.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Transcrição da apresentação:

unccd CsW Youth 21 ONG Brasil CliMates COP 19 JUVENSUR Rio+20 “Engajamundo é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e apartidária, preocupada em tornar a participação da juventude brasileira em negociações internacionais mais efetiva e inclusiva. Trata-se de uma organização de liderança jovem que acredita no poder da juventude para superar os desafios contemporâneos.” Rio+20 CliMates unccd JUVENSUR CsW COP 19 Conference of Youth Seminário Juventude e Política Internacional FESTIVAL CIDADE POLIFÔNICA ONG Brasil Global Power Shift World Conference on Youth Youth 21

MAS COMO TUDO ISSO COMEÇOU? Em 2012, um grupo de jovens da PUC de São Paulo criou um Comitê para a Rio+20 que reuniu cerca de 20 voluntários; Tivemos uma delegação que esteve presente na Rio+20 e na organização do Youth21; Através da vontade de trabalhar em prol de um planeta mais sustentável e com uma participação maior dos jovens nas políticas internacionais, surgiu o Engajamundo.

E COMO FUNCIONAMOS?! O Engajamundo se dividiu internamente em grupos de trabalho, que chamamos de GT’s; O GT responsável por tratar assuntos dos Objetivos do Milênio e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é o GT do Pós-2015; O Engajamundo, junto com outras organizações, participa da Coalizão de Jovens Brasileiros para o Pós-2015. Essa coalizão, reúne as vozes dos jovens brasileiros em um único lugar.

E O QUE TEMOS EM RELAÇÃO AO PÓS-2015?! Todo esse processo é diretamente ligado com os planejamentos e atuações da ONU no Brasil e no mundo; Sendo assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formam um processo de elaboração mais plural e participativo do que o processo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O QUE FOI CRIADO? O Painel de Alto Nível foi convocado pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki Moon, em julho de 2012, para aconselhar na elaboração da Agenda Pós-2015; Isso contou com 27 membros, sendo eles: governos, setor privado e sociedade civil; Sendo produzido o relatório “Uma Parceria Renovada para o Desenvolvimento”, com recomendações para o novo quadro Pós-2015.

RECOMENDAÇÕES DO RELATÓRIO... Acabar completamente com a fome e extrema pobreza. Colocar o desenvolvimento sustentável no centro dos objetivos. Transformar economias para a criação de empregos e crescimento inclusivo. Construir a paz, instituições efetivas e transparentes; e a boa governança. Criar uma parceria global pelo desenvolvimento sustentável, que seja transversal.

Mas... E como funciona essa participação? Foi decidido na Rio+20, a criação do “Grupo de Trabalho Aberto”. Esse grupo seria responsável por criar uma proposta com Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Nesse grupo, fazem parte representantes de 70 países, representantes da sociedade civil, o setor privado e academia. A primeira reunião foi em março de 2013, e a última em julho de 2014. Foram 13 reuniões, ao todo.

E quais são esses Objetivos? Erradicar a pobreza em todos os lugares. Erradicar a fome, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Obter vidas saudáveis para todos. Promover educação de qualidade e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Alcançar equidade de gênero, empoderamento das meninas e mulheres em todos os lugares. Assegurar disponibilidade e uso sustentável de água e saneamento para todos.

E quais são esses Objetivos? Assegurar energia sustentável para todos. Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo contínuo, pleno emprego produtivo e trabalho decente para todos. Promover industrialização e infraestrutura sustentável e fomentar a inovação. Reduzir a desigualdade internamente e entre os países. Fazer assentamentos humanos e cidades inclusivas, seguras e sustentáveis. Promover padrões de consumo e produção sustentáveis.

E quais são esses Objetivos? Combater as mudanças climáticas e seus impactos. Conservar a promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. Proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, frear a desertificação, degradação da terra e perda da biodiversidade. Alcançar sociedades pacíficas e inclusivas, acesso à justiça para todos, e instituições efetivas e capazes. Fortalecer os meios para a implementação e para a parceria global pelo desenvolvimento sustentável.

E as participações do governo brasileiro? Grupo de trabalho interministerial para o Pós 2015. A Secretaria Geral da Presidência da República ficou responsável por fazer o diálogo entre o governo e a sociedade civil.

E os eventos do governo brasileiro? Seminário sobre Juventude e Política Internacional: apresentação da pauta do Pós-2015. Bienal de Jovens da CPLP: estratégias de mobilização. Diálogos Sociais: primeira grande consulta pública. Conferência Mundial de Juventude: posicionamento foi feito a partir de consulta no Participatório. Diálogos sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 na Arena de Participação Social.

E a Sociedade Civil Jovem? Participação das organizações que são parte da Coalizão de Jovens Brasileiros para o Pós-2015 em diversos eventos: Reuniões do Painel de Alto-Nível, em Londres, em Bali e no México. Reuniões na Sede da ONU em Nova York, em coordenação com o Grupo de Interesse de Jovens e Crianças da ONU (Major Group for Children and Youth, co-organizadores da Youth Blast). Desenvolvimento de um guia, para que grupos de jovens possam fazer suas próprias consultas. A partir do guia, mais de 8 mil alunos já participaram de debates sobre a Agenda Pós-2015.

Consultas com a Sociedade Civil Consultas com a sociedade brasileira nos moldes do My World (pesquisa feita pela ONU). 46 mil pessoas responderam sobre suas prioridades, 20 mil são jovens. 15% a partir das consultas feitas por organizações da Coalizão Brasileira de Jovens pelo Pós-2015. Prioridades com maior número de recorrência, segundo as consultas: Educação de qualidade, melhor sistema de saúde, segurança), mobilidade urbana e proteção para as florestas, rios e oceanos.

E o que nós queremos? Com base na experiência, foi possível elaborar algumas recomendações ao governo com perspectivas da juventude: Reconhecimento do papel essencial da juventude na municipalização das metas do Pós-2015; Garantir a efetividade do programa de municipalização das metas do Pós-2015; Tratar o tema juventude como transversal dentro de cada uma das metas; Criar indicadores para todos, mas criados por jovens;

WORLD CONFERENCE ON YOUTH 2014 E o que nós queremos? Criar processo de consultas, de participação para formação de indicadores para os jovens. WORLD CONFERENCE ON YOUTH 2014

OBRIGAD@! CONTATOS: REDES SOCIAIS: Engajamundo: contato@engajamundo.org Debora Souza: deborasouza@engajamundo.org Isabela Messias: messiasisabela@gmail.com Victor Baldino: victorbaldino@engajamundo.org REDES SOCIAIS: engajamundo.org facebook.com/engajamundo Twitter.com/engajamundo