INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 1 PLT (486) Pág. 01 à 05.

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INTERMODAIS Prof. Vagner Olegário Aula 1 PLT (486) Pág. 01 à 05

Geopolítica de Transportes Antecedentes Geográficos Brasileiros ÁREA: 8.514.876,599 km² (fonte IBGE) - representa 47,7% de todo o continente sul-americano. CAPITAL: Brasília POPULAÇÃO: 190.732.694 milhões (Censo 2010)  QUANTIDADE DE MUNICÍPIOS: 5.435 MOEDA:  Real ( R$ ) DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 22,4 hab./km2 CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,17% ao ano (2000 a 2010). EXPECTATIVA DE VIDA: 7,5 anos (Censo 2010) TAXA DE ANALFABETISMO: 9,6% (Censo 2010). RENDA PER CAPITA: R$ 16.414,00 (ano de 2009). IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,718 - alto desenvolvimento humano. O Brasil ocupa a 84º posição entre os 187 países analisados.(dados divulgados pelo PNUD em 2011) 

Geopolítica de Transportes ECONOMIA BRASILEIRA: Produtos Agrícolas: algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, laranja, soja.  Pecuária: Bovinos, Eqüinos, Muares, Caprinos, Asinino, Bubalino, Suínos, Ovinos, Aves, Coelhos. Mineração: bauxita, ferro, manganês, ouro e petróleo. Indústria: de transformação, de bens de consumo e bens duráveis. PIB (Produto Interno Bruto): 3,675 trilhões de reais (ano de 2010) 8ª Economia do mundo Balança Comercial: superavit de  US$ 29,790 bilhões no ano de 2011. Crescimento do PIB em 2010: 7,5% Salário Mínimo Nacional: R$ 622,00 ( a partir de 1º de janeiro de 2012) Inflação em 2011: 6,5% (IPCA) Taxa de desemprego: 6,7% (IBGE 2010)

Geopolítica de Transportes 47,7% do continente sul-americano Área: 8.511.965 km2 Fronteiras terrestres: 15.170 km

Geopolítica de Transportes FRONTEIRA BRASILEIRAS: Fronteira é um limite (linha) que divide dois países, estados ou cidades. O Brasil possui uma extensa fronteira. No total são 15.179 km de fronteiras com diversos países da América do Sul. O Brasil não possui fronteira com o Chile e com o Equador.. Guiana Francesa: 655 km de fronteira, situada totalmente no estado do Amapá. Suriname: 593 km de fronteira, sendo no estado do Amapá (52 km) e no Pará (541 km). Guiana: 1.606 km de fronteira, sendo no estado do Pará (642 km) e Roraima (964 km). Venezuela: 1.492 km de fronteira, sendo em Roraima (954 km) e Amazonas (538 km). - Colômbia: 644 km de fronteira, situada totalmente no território do estado do Amazonas.

Geopolítica de Transportes FRONTEIRA BRASILEIRAS: Peru: 2.995 km de fronteira, sendo no Amazonas (1.565 km) e Acre (1.430 km). Bolívia: 3.126 km de fronteira, sendo no Acre (618 km), Rondônia (1.342 km), Mato Grosso (780 km) e Mato Grosso do Sul (386 km) Paraguai: 1.339 km de fronteira, sendo no Mato Grosso do Sul (1.131 km) e Paraná (208 km). Argentina: 1.263 km de fronteira, sendo no Paraná (293 km), Santa Catarina (246 km) e Rio Grande do Sul (724 km). - Uruguai: 1.003 km de fronteira, totalmente com o Rio Grande do Sul. ,

Geopolítica de Transportes NORTE Ponto mais elevado do território nacional Grandes dificuldades para transposição terrestre

Geopolítica de Transportes NOROESTE Floresta amazônica adentra os países limítrofes Principal meio de transporte: bacia hidrográfica do rio Amazonas com aproximadamente 24.000 km navegáveis Fator de integração regional Não alcança as principais cidades e centros comerciais dos vizinhos de fronteira

Geopolítica de Transportes OESTE Cordilheira dos Andes impõe-se como obstáculo natural à transposição terrestre Única passagem por Paso de Mendoza (Argentina)

Geopolítica de Transportes SUDOESTE Planície do Pantanal, possui enchentes sazonais Sistema hidroviário dos rios Paraná e Paraguai possui conexão com a Bacia do Prata Bacia do Prata: complexo de rios que passam pelos territórios do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina

Geopolítica de Transportes SUL Boas ligações rodoviárias e fluviais com Uruguai e a Argentina Ponto de favorecimento das trocas comerciais no âmbito do Mercosul

Geopolítica de Transportes LESTE Costa do Atlântico, com extensão de 7.408 km Liga o Brasil com seus principais parceiros comerciais

Geopolítica de Transportes Estão próximos do nosso litoral: Todas as concentrações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes, exceto Brasília e Manaus Todas as refinarias de petróleo, exceto a de Manaus 97% de toda a produção industrial 90% do consumo de energia elétrica 85% de toda a população do país 83% de todas as receitas da União 75% das rodovias pavimentadas

Geopolítica de Transportes Rodoviário – realizado em estradas de rodagem, vantagem em ligar países Limítrofes Ferroviário - realizado em estradas de ferro, também tem vantagem em ligar Países limítrofes Aéreo – totalmente diferente dos demais, realizado por navegação aérea, Através de aeronaves Aquaviário – Pode ser: Marítimo – realizado por navios em oceanos e mares, podendo ser de cabotagem ( nacional) ou de longo curso (internacional) Fluvial – realizada em rios, portanto, interna ou seja dentro do país ou continente *** se juntar a costa de um país e um ou mais rios, será considerado cabotagem Lacustre – realizada em lagos e tem como característica a ligação de cidades e Países circuvizinhos (também é uma navegação de interior, como a fluvial) Dutoviário – transporte via dutos e pode ser dividido em oleodutos, minerodutos e gasodutos

72 mil km de malha 58 mil km pavimentados

Ferrovias 28 mil km de ferrovias, operados pelo setor privado

Portos 30 portos marítimos e 10 portos interiores, operados, basicamente, pela iniciativa privada

Hidrovias 28 mil km de vias navegáveis interiores e potencial de aproveitamento de mais 15 mil km de novas vias

Matriz de Transportes Brasileira 4,2% Modo: 0,4% 13,6% 20,7% 61,2% T o t a l: 794 bilhões de TKU (Tonelada por Km Útil) DADOS DE 2004

Matriz de Transportes Brasileira Ano: 1990 (em % do total)

Matriz de Transportes Brasileira

Matriz de Transportes Brasileira Ano: 2006 (em % do total) Fonte: ANTT, 2006

Matriz de Transportes Brasileira Ano: 2025 (objetivo) pretende-se diminuir a participação do modal rodoviário de 58% para 33%, distribuindo tal carga entre os outros modais O ferroviário passaria de 25% para 32%, o hidroviário de 13% para 29%, o dutoviário de 3,6% para 5% e o aéreo de 0,4% para 1%. Fonte: ANTT, 2006

Comparativo entre transportes 1 Barcaça 1500 t 15 Vagões “JUMBO HOPPERS” 100 t 15 x 100 t = 1.500 t 60 Caminhões 25 t 60 x 25 t = 1.500 t =

Comparativo entre Fretes HIDROVIA R$ POR 1.000 KM/T 36,00 FERROVIA 60,00 RODOVIA 95,00 Fonte: Caramuru

Custos Logísticos x Transportes Os custos de transporte representam 2/3 do custo logístico total Custos logísticos x PIB: Países % do PIB Peru 24,0 Argentina 21,0 Brasil 20,0 México 18,0 Hong Kong 13,7 Alemanha 13,0 Taiwan 13,0 Portugal 12,7 Canadá 12,0 Japão 11,3 Holanda 11,3 Itália 11,2 Reino Unido 10,6 Estados unidos 10,5 O Brasil possui um custo logístico muito alto se comparado aos demais países, Tal fato deve-se principalmente à dependência nacional das rodovias na matriz de transporte.

Desafios do governo… Atender com eficiência à demanda decorrente do crescimento interno e do comércio exterior Permitir a ligação do Brasil com os países limítrofes, fortalecendo a integração na América do Sul Reduzir os níveis de ineficiência: Acidentes Tempos de viagem Custos de transportes Estruturar os corredores estratégicos de transportes Estimular a participação dos modais hidroviário e ferroviário, com maior utilização da intermodalidade Apoiar o desenvolvimento da indústria do turismo

Geopolítica de Transportes CUSTOS APROXIMADOS DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL (POR KM): RODOVIA – R$ 600.000,00 (POR KM) FERROVIA – R$ 700.000,00 (POR KM) - HIDROVIA – R$ 100.000,00 (POR KM), MATRIZ DE TRANSPORTE MUNDIAL: (%) PAISES AQUAVIA FERROVIA RODOVIA Alemanha 29 53 18 Canadá 35 52 13 EUA 25 50 25 França 17 55 28 Rússia 13 83 4 BRASIL (*) 13,86 20,86 60,49 (*) Aerovias + dutos = 4,79% Fonte: Ministério dos Transportes (2001)

Conceitos básicos do transportes Até próxima aula Conceitos básicos do transportes

ATÉ A PRÓXIMA AULA...