DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Advertisements

TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Professor Roberto Petry
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social A AGENDA 21
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Apresentação do Projeto
A Reunião CNUMAD ou Cúpula da Terra
Meio Ambiente e Desenvolvimento
& DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Auditoria de Segurança da Informação
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Provas de Concursos Anteriores
A Agenda 21 é dividida em quatro seções:
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Conhecendo a Carta da Terra
Bolsas Vera Crevelin OBS: Nos slides disponíveis clique sobre o ícone de informação para visualizar mais fotos das bolsas.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
PLENÁRIA FINAL.
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Políticas territoriais e meio ambiente
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Rio Verde - Goiás - Brasil
AGENDA 21 Luciana Braga Silveira Janete Gonçalves Evangelista.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RIO 92 AGENDA 21 GLOBAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desenvolvimento Sustentável é aquele que harmoniza o imperativo do crescimento econômico com a promoção da eqüidade social e a preservação do patrimônio natural, garantindo assim que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras. Relatório Brundtland

A AGENDA 21 TRADUZ EM AÇÕES O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A AGENDA 21 é um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo preparatório que culminou na RIO-92. A AGENDA 21 TRADUZ EM AÇÕES O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

AGENDA 21 GLOBAL 40 Capítulos agrupados em 4 seções Dimensões Econômicas e Sociais (2-8) Conservação e Gestão dos Recursos para o Desenvolvimento (9-22) Fortalecimento do Papel dos Principais Grupos Sociais (23-32) Estabelecimento dos Meios para a Implementação (33-40)

4 - Mudar os padrões de consumo 40 Capítulos agrupados em 4 seções 1 - Preâmbulo 2 - Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável 3 - Combater a pobreza 4 - Mudar os padrões de consumo 5 - Dinâmica demográfica e sustentabilidade 6 - Proteger e promover a saúde humana 7 - Promover assentamentos humanos sustentáveis 8 - Integrar o meio ambiente e o desenvolvimento nas tomadas de decisão 9 - Proteger a atmosfera 10 - Integrar o planejamento e o gerenciamento dos recursos do solo 11- Combater o desflorestamento 12 - Combater a seca e a desertificação 13 - Desenvolvimento sustentável das montanhas 14 - Desenvolvimento rural e a agricultura sustentáveis 15 - Conservar a diversidade biológica 16 - Gestão responsável da biotecnologia 17 - Proteção dos oceanos, mares, e áreas costeiras 18 - Proteger a qualidade e suprimento dos recursos de água limpa 19 - Gerenciar de forma ambientalmente responsável os produtos químicos tóxicos 20 - Gerenciar de forma ambientalmente sustentável os resíduos perigosos

21 - Gerenciar de forma ambientalmente responsável os resíduos sólidos e esgotamento sanitário 22 - Gerenciar de forma segura e ambientalmente responsável os resíduos radioativos 23 - Fortalecer o papel dos principais grupos sociais 24 - Mulheres pelo desenvolvimento sustentável e eqüitativo 25 - Crianças e jovens e o desenvolvimento sustentável 26 - Reconhecer e fortalecer o papel dos povos indígenas 27 - Fortalecer o papel das organizações não-governamentais 28 - Iniciativas das autoridades locais em apoio à AGENDA 21 29 - Fortalecer o papel dos trabalhadores e sindicatos 30 - Fortalecer o papel da indústria e dos negócios 31 - Comunidade científica e tecnológica 32 - Fortalecer o papel dos fazendeiros 33 - Recursos e mecanismos financeiros 34 - Tecnologia ambientalmente responsável 35 - Ciência para o desenvolvimento sustentável 36 - Promover a educação, consciência pública e treinamento 37 - Mecanismos de cooperação para a capacitação 38 - Arranjos institucionais internacionais 39 - Instrumentos e mecanismos legais internacionais 40 - Informação para a tomada de decisões

Temas Básicos da Agenda 21 COOPERAÇÃO entre países, entre diferentes níveis de governo e entre vários segmentos e atores sociais EMPODERAMENTO e fortalecimento dos grupos socialmente vulneráveis ou em desvantagem relativa EDUCAÇÃO e desenvolvimento individual PLANEJAMENTO estratégico integrado CAPACITAÇÃO - condição para implementação dos planos INFORMAÇÃO e disponibilização de bases de dados e informações para a tomada de decisões DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO

Objetivos da Agenda 21: Ser um plano para alcançar o desenvolvimento sustentável que: - reconhece que o crescimento deve se dar sem empobrecer as futuras gerações ou os recursos que estarão disponíveis para elas. - promove ações locais, nacionais e internacionais; e - promove o envolvimento de todos os setores da sociedade.