Revestimentos em madeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Advertisements

A utilização da madeira para o design de móveis
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
MADEIRA E SEUS DERIVADOS
Metais Não Estruturais
MADEIRAS LAMINADAS E MELAMINADAS
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
EMPREENDIMENTO ANTAS HOUSES Promotor: FDO IMOBILIÁRIA
TECNOLOGIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO CC-47C
CONSTRUÇÃO DA CASA-DE-VEGETAÇÃO
FORMAS DE ISOLAMENTO TERMO-ACÚSTICO PARA TELHADOS
Steel Frame – Solução Usiminas para construção civil.
PRODUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
O Vidro.
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Patente Internacional PCT/IB2009/055671
A rolaria de madeira na construção de edifícios
Matérias Primas e Processos para Marcenaria
O Barro.
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Construção e Arquitectura
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
SISTEMA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA MEDIANTE PAINÉIS DE BETÃO.
Urbanismo e Mobilidade
Materiais absorventes acústicos
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Questões de Qualidade para Utilizações Finais
A minha casa de sonho Eu gostava que a minha casa de sonho tivesse:
Projecto de casa de sonho realizada pelos grupos
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
COMPARATIVO Concorrência Padrões
Piso Acquafloor Piso vinilico flutuante comercializado em réguas de 1,21m x 0,19m Espessura de 5,0mm – resistência mecânica muito superior Capa de proteção.
Técnicas de transformação que podem utilizar madeira de fraca qualidade e/ou de pequena dimensão EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
Apresentação.
Casa de sonho Margarida Matos.
Cerâmica para Fachada Ventilada
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Urbanismo e Mobilidade
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
TIPOS COBERTURAS Estacas Indiretas ou Profundas Pegões Poços
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ÁGUIA DA LUZ Alunos: Leandro Barros de Oliveira, Ricardo Pinto Castro, André Mota de Carvalho,
Madeira. Anna karolyna nº3.
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Painéis de Partículas (Indústria do Movel) Painéis MDF (Indústria do Móvel) Painéis Melamínicos (Industria do Móvel) Painéis OSB (Construção, Embalagens,
Arquitetura vernacular
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
FUNDIÇÃO.
Materiais absorventes acústicos
Marketing.Industria Unidade Botucatu.
MADEIRAS Disciplina PEF 415 Prof. Pedro A O Almeida.
Disciplina Vias de Comunicacao II
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Matérias Primas e Processos para Marcenaria
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
REVESTIMENTOS: Paredes (Azulejos) São peças de louça cerâmica, de corpo poroso, vidradas em uma das faces, na qual recebe corantes, a face posterior (tardoz)
Tratamento térmico no latão
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
Para ter acesso a esse material acesse:
Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
Transcrição da apresentação:

Revestimentos em madeira A madeira, sendo um produto natural e renovável, é dos produtos industriais com o consumo energético mais baixo no seu processo produtivo.

ISOLAMENTO TERMICO Hoje em dia, o isolamento térmico é um aspecto importante na redução de energia utilizada no aquecimento e climatização das habitações, comparado com o uso de tijoleira, granitos e azulejos.

A MADEIRA NA HABITAÇÃO A madeira é um isolante natural. Podemos reduzir a quantidade de energia necessária na climatização de espaços, usando-a especialmente nas janelas, portas, pavimentos e tectos.

A MADEIRA NA HABITAÇÃO Portas Interiores Roupeiro Piso e rodapé Caixilharia Escadaria em madeira

UTILIDADE Trata-se de uma matéria-prima muito versátil e fácil de trabalhar. Pode ser usada de forma muito variada.

CUSTOS Quantos aos custos da construção em madeira, eles podem ser compensadores, permitindo uma poupança em relação aos outros materiais, tais como o betão, na construção, vitrocerâmicos nos revestimentos e o alumínio nas portas e janelas

PRÉ FABRICAÇÃO A pré-fabricação também é outra das vantagens económicas a ter em conta. Uma casa em madeira com 90 m2, tem um custo aproximado de 32.000 €, um apartamento, com a mesma área, o custo é superior a 75.000 €.

REVESTIMENTOS Nas habitações tradicionais, usamos a madeira como revestimento ,tanto nos chãos , tetos e paredes

REVESTIMENTOS Também se utiliza a madeira nas portas, janelas e caixilharia, nas armações e estruturas de telhados.

A DIVERSIDADE DA MATÉRIA PRIMA Numa habitação pode-se usar diversos tipos de madeira, tais como: Afizélia Cerejeira Sucupira

Mogno Sapel Riga Mogno Desenrolado Tábua Pá Castanho\ Nogueira MDF MDF - Hidrofogo Nogueira

Isumbé IP Wengue Carvalho Cambala

TIPOS DE PAVIMENTOS SOALHO FLUTUANTES TACO PARKET

FLUTUANTES A delicadeza no caminhar e durabilidade quarto A colocação do pavimento Corredores e escadas

TACO Em madeira maciça o taco assume nomes diversos consoante as características e dimensões. Assim O Taco macheado alia o luxo de um soalho de madeira maciça à economia do sistema de aplicação. Fabricado em dimensões maiores que o Lamparquet, especialmente na espessura, o Macheado é aconselhado para aplicações em habitação, áreas comerciais, pavilhões gimnodesportivos e zonas de grande desgaste. O Taco Macheado pode ser colado directamente sobre a betonilha, ou pregado sobre ripado de madeira.

APLICAÇÕES DE TACO

LAMPARQUET O Lamparquet é um pavimento de madeira maciça, Fabricado com tecnologia alemã. É uma solução moderna e económica para novas construções. É também especialmente vocacionado para redecorações em casos em que a caixa da betonilha não exceda os 10mm. É o caso das betonilhas preparadas para alcatifas, vinílicos, parquet mosaico, etc. De grande efeito estético e fácil colocação, o Lamparquet permite várias aplicações: "corrido", espinhado, mosaico, "romano", etc.

APLICAÇÕES DE LAMPARQUET

SOALHO O Soalho é de todos os pavimentos de madeira o primeiro e o mais nobre. Distingue-se do Taco Macheado pelas maiores dimensões, especialmente na largura e no comprimento. Estas dimensões permitem-lhe evidenciar ainda mais a beleza natural da madeira nos seus veios, texturas e cores.

SOALHO É um pavimento que deverá ser aplicado por fixação a prego sobre uma estrutura de suporte em madeira, que permita a criação de uma caixa de ar que deixe a madeira “respirar”. Esta particularidade confere uma acústica característica deste pavimento.

APLICAÇÃO DO SOALHO

ASPECTO FINAL DO SOALHO

DECK UM DERIVADO DE MADEIRA As réguas de madeira de Deck são assentes sobre uma estrutura de suporte, semelhante ao soalho. Devem ser deixadas juntas importantes entre as peças para permitir as dilatações. As réguas podem ser ranhuradas na face superior, para aumentar a aderência. Podem ainda ser aplicados diversos produtos de tratamento de madeira de forma a evitar o seu envelhecimento.

APLICAÇÕES DE DECK

Outros derivados de madeira .Tabuapa MDF Contraplacado Platex OSB Todos estes derivados de madeira são muito utilizados na fabricação de móveis, forramento de paredes , tectos .

MDF É muito utilizado na fabricação de móveis lacados, é um material de fácil manuseamento e dá um acabamento excelente. Neste derivado também encontra-mos os MDF ídrófogados que são resistentes á água. Este material é usado na fabricação de flutuantes.

Contraplacados É um material muito resistente! é composto por várias camadas de madeira sobre posta que dá uma consistência e uma resistência que é fora do cumon. Nesta categoria também se emcontra os contraplacados Maritimos são muito resistentes á água devido ás colas com que são colados e prensados.

Outros locais onde se usa contraplacados Cofragens Carroçarias, plataformas e paredes interiores Mobiliário Apainelados decorativos Painéis publicitários Interiores de contentores Casas pré-fabricadas Móveis para parques infantis

Tábuapa Este produto tem as mesmas funções que os anteriores, embora não seja tão resistente como os outros, a única vantaguem que tem sobre os outros materiais é ser mais barato.

Plátex Este derivado é normalmente usado na parte traseira dos móveis, devido á sua dureza, também se usa na fabricação de portas principalmente no interior destas “são os chamados favos”

OSB O OSB (“Oriented Strand Board” ou aglomerado de partículas de madeiras longas e orientadas) é o desenvolvimento mais importante na indústria dos derivados de madeira nos últimos anos. As excelentes características do OSB resultam directamente da especificidade do seu processo de fabrico. Depois de revestidas com cola, as partículas de madeira são dispostas em camadas e cada camada é orientada de forma diferente, de modo a maximizar a resistência e a estabilidade do painel. Este colchão é, então, submetido a condições de pressão e temperatura muito elevadas, obtendo-se um painel estruturalmente denso, muito resistente, dimensionalmente estável e muito durável. As Vantagens Excepcionais do OSB Resistência Mecânica Elevada: Comparável aos valores do contraplacado e de outros painéis estruturais de classe equivalente. Grande Rigidez Resistência à Deformação, Ruptura e Delaminação Excelente Relação entre Resistência e Peso Grande Durabilidade: Produto dimensionalmente estável, mantendo intactos os seus níveis de desempenho ao longo do ciclo de vida, desde que utilizado de acordo com as respectivas recomendações de uso.

OSB

OSB Este colchão é, então, submetido a condições de pressão e temperatura muito elevadas, obtendo-se um painel estruturalmente denso, muito resistente, dimensionalmente estável e muito durável. Resistência Mecânica Elevada: Comparável aos valores do contraplacado e de outros painéis estruturais de classe equivalente.

Osb totalmente reciclável Impacto Ambiental Reduzido: Não são utilizadas árvores adultas no fabrico do OSB. A sua matéria-prima é constituída unicamente por madeira de pequena dimensão, proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Além disso, o OSB é totalmente reciclável.

ESTE TRABALHO FOI REALIZADO POR: JOAQUIM FERREIRA E ALBERTO LUCAS