Impressionismo.

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Transcrição da apresentação:

Impressionismo

Pintura Pintavam com base na observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos Registravam nas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza Figuras não devem ter contornos nítidos

Pintura As sombras devem ser luminosas e coloridas e não escuras ou pretas As cores e tons devem ser puras Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares

Tabela das cores complementares

Manet – Almoço na relva

Os grandes pintores impressionistas A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva em Paris. Público e crítica reagiram mal Só na década seguinte começaram ser compreendidos Renoir, Degas, Pissarro, Monet e Morisot participaram da exposição

MONET: as cores inconstantes da natureza Pesquisa a luz solar refletida nos seres humanos e na natureza Intusiasmo pela pintura ao ar livre, que lhe permite recriar os efeitos da luz natural

Monet – Mulheres no jardim

Monet – Impressão, nascer do sol

Monet – catedral de rouen amanhecer

Monet – catedral de rouen em pleno sol

Renoir: a alegria e o otimismo Seus quadros representam o otimismo, a alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX

Renoir – Baile no moulin de la galette

Degas: o ambiente fechado, luz artificial Sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor Pintou poucas paisagens e cenas ao ar livre Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial Gostava de flagrar um instante da vida das pessoas

Renoir – O foyer de dança no ópera

O pontilhismo Seurat e Signac dão uma nova tendência ao Impressionismo: o pontilhismo Realizaram pesquisas sobre a percepção óptica Seurat reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no seu conjunto, dão ao observador a percepção de uma cena

Seurat – tarde de domingo na ilha de grande jatte

Seurat – o circo

Signac - a boia vermelha

A arte da segunda metade do século XIX no brasil

contextualização Brasil prospera economicamente (café) Estabilidade política (Dom Pedro II) Imperador deu ao país desenvolvimento cultural Guerra do Paraguai serviu de tema artístico para pintores exaltarem a ação do governo imperial

A pintura acadêmica no Brasil Artistas que se destacaram: Pedro Américo (Areias/Paraíba) Vítor Meirelles (Florianópolis/SC) Almeida Júnior (Itu/SP) Estudaram na Academia Imperial de Belas-Artes Seguem padrões estéticos Neoclássicos, trazidos pela Missão Francesa Temas mitológicos, religiosos e históricos

Pedro Américo Temas das Pinturas: Bíblicos Históricos Retratos (Dom Pedro II)

Pedro Américo - Batalha do Avaí

Pedro Américo - Independência ou Morte

Vítor Meireles Temas das Pinturas: Históricos Bíblicos Retratos (Imperatriz Teresa Cristina e Pedro II)

Vítor meireles - A Primeira Missa no Brasil

Vítor Meireles - Moema

José Ferraz de Almeida Júnior Nascido em Itu, SP Foi aluno de Vítor Meireles na Academia Imperial de Belas-Artes Artista versátil

Almeida Júnior - Leitura

Almeida Júnior - O Violeiro

Almeida Júnior - Caipira Picando Fumo

Superação do Academicismo Artistas do final do século XIX vão à Europa e entram em contato com os movimentos Impressionista e Pontilhista.

Belmiro de Almeida- Arrufos