Leandro R. Tessler IFGW e Comvest, Unicamp

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Transcrição da apresentação:

Educação (Formação) Geral: Afinal, para que serve um curso de graduação? Leandro R. Tessler IFGW e Comvest, Unicamp Grupo Assessor do Reuni, MEC tessler@comvest.unicamp.br UFRB 5/12/2008

Sistema de ensino superior norte-americano Diversidade institucional Universidades públicas (California, Texas, SUNY, Wisconsin, etc) privadas (Harvard, Stanford, Yale, Brown, Cornell, etc) Institutos de Ensino/Pesquisa (MIT, Caltech, etc) Colégios de Artes Liberais (Dartmouth, Williams, Oberlin, etc) Colégios comunitários profissionalizantes, (onde estão mais da metade dos estudantes de nível superior) Estudantes com poder aquisitivo pagam por sua formação mesmo nas universidades públicas Medicina e Direito são cursos de pós-graduação Mercado de trabalho fortemente desregulamentado Não há lei que determine as políticas de admissões UFRB 5/12/2008

O sistema universitário norte-americano Ingresso não pressupõe a escolha de uma carreira Vagas declaradas Vagas não-declaradas Ênfase na formação mais do que em treinamento profissionalizante Em muitas universidades é exigido um grau menor (Minor) acompanhando o principal (Major) Em várias universidades o estudante nunca precisa declarar seu Major, bastando requisitar a certificação quando atendidos os requisitos para diplomação UFRB 5/12/2008

Exemplo: B.Sc. em Física no MIT Required Subjects 8.03 Physics III (vibrations and waves) 18.03 or 18.034 Differential Equations 8.033 Relativity 8.04 Quantum Mechanics I 8.044 Statistical Physics I 8.05 Quantum Mechanics II 8.06* CI-M Quantum Mechanics III 8.13* CI-M Experimental Physics I 8.14 Experimental Physics II 8.ThU Thesis (12 units) General Institute Requirements (GIRs) Science Requirement 6 Humanities, Arts, and Social Sciences Requirement 8 Restricted Electives in Science and Technology (REST) Requirement 2 Laboratory Requirement 1 Communication Requirement The program includes a Communication Requirement of 4 subjects: 2 subjects designated as Communication Intensive in Humanities, Arts, and Social Sciences (CI-H); and 2 subjects designated as Communication Intensive in the Major (CI-M). UFRB 5/12/2008

MIT Por que espera-se que um bacharel em Arquitetura, Estudos e planejamento urbano, Arte multi-mídia, Aeronáutica e astronáutica, Engenharia Biológica, Engenharia Química, Engenharia civil e ambiental, Engenharia elétrica e ciência da computação, Engenharia de sistemas, Engenharia e ciência de materiais, Engenharia mecânica, Engenharia e ciência nuclear, Antropologia, Mídias comparadas, Economia, Línguas e literaturas estrangeiras, História, Humanidades, Lingüística e filosofia, Literatura, Música e arte teatral, Ciência política, Ciência, tecnologia e sociedade, Escrita e estudos humanísticos, Programas interdisciplinares, Administração, Biologia, Cérebro e ciências cognitivas, Química, Ciências da terra, atmosfera e planetas, Matemática ou Física estude Ciências, Humanidades, Artes e Ciências Sociais? UFRB 5/12/2008

Por que Formação Geral? Columbia “O core curriculum é a base da educação em Columbia. Sua missão intelectual central é proporcionar a todos os estudantes de Columbia, não importando sua área de concentração, uma perspectiva abrangente das idéias e realizações em literatura, filosofia, história, música, arte e ciência”. http://www.college.columbia.edu/core/ index.php UFRB 5/12/2008

Harvard A filosofia do core curriculum baseia-se na convicção de que cada graduado por Harvard deve ter uma educação larga assim como treinado em uma especialidade acadêmica em particular. Ele supõe que os estudantes necessitam de alguma orientação para atingir esse objetivo, e que os professores têm a obrigação de guiá-los para o conhecimento, habilidades intelectuais e hábitos que são a marca de pessoas educadas. http://webdocs.registrar.fas.harvard.edu/courses/c ore/CoreCurriculum.html UFRB 5/12/2008

Por que Formação Geral? UCLA “As disciplinas oferecidas no currículo de FG proporcionam diferentes perspectivas sobre como os seres humanos pensam e sentem, resolvem problemas, expressam suas idéias, criam e descobrem novo conhecimento. Essas disciplinas também o ajudarão a adquirir as habilidades essenciais para o aprendizado no nível universitário: elas o desafiarão a avaliar a informação criticamente, preparar e expressar argumentos tanto oralmente quanto por escrito e identificar, obter e usar o conhecimento necessário para resolver problemas. FG é a base da educação na UCLA. http://www.college.ucla.edu/ge/ UFRB 5/12/2008

Formação Geral é a base da educação universitária norte-americana Por que Formação Geral? Formação Geral é a base da educação universitária norte-americana UFRB 5/12/2008

O que você vai ser quando crescer? Nos EUA quase TODAS as universidades foram concebidas como instituições para educar jovens nas diferentes áreas do saber. No Brasil, ao contrário quase TODAS as universidades se originaram a partir da união entre escolas isoladas concebidas para treinar jovens em alguma profissão. Exceções UDF (1935) Fechada pelo Estado Novo UnB (1962) Quase fechada pelo governo militar Unicamp (1966) Inspirada na UnB outras mais recentes Formação estritamente profissionalizante Há uma percepção social muito enraizada de que a formação superior deve ser estritamente profissionalizante e voltada para o mercado de trabalho, reservada para os que demonstram “capacidade” em baterias de provas que chamamos de vestibular. UFRB 5/12/2008

Por que não há formação geral no ensino universitário brasileiro? A sociedade brasileira atribui um valor social desmedido ao “diploma universitário” Há mesmo uma lei que determina que mesmo condenado por um delito o diplomado faz jus a tratamento especial Certificação confunde-se com acreditação profissional Ensino universitário confunde-se com ensino superior e ensino profissionalizante Todo o esforço que não seja estritamente ligado à diplomaçãoe profissionalização é entendido como perda de tempo e de energia para o estudante UFRB 5/12/2008

Formação Geral na história As Sete Artes Liberais da Universidade Medieval Trivium Gramática Retórica Lógica Quadrivium Geometria Aritmética Música Astronomia UFRB 5/12/2008

Formação Geral em Columbia Contemporary Civilization: 2 semestres: Leitura de textos fundamentais para entender a sociedade contemporânea Literature Humanities: 2 semestres: Leitura de clássicos University Writing: (1 semestre) Art Humanities: (1 semestre) Music Humanities: (1 semestre) Frontiers of Science: (1 semestre) Science: (1 semestre) Major Cultures Requirement: (2 semestres) Foreign Language Requirement: (4 semestres) Physical Education Requirement: (4 semestres e um teste de natação) UFRB 5/12/2008

Formação Geral em Wisconsin-Madison Communication, 3 to 5/6 credits Part A:  Literacy Proficiency. 2-3 credits at first-year level dedicated to reading, listening, and discussion, with emphasis on writing. Part B:  Enhancing Literacy Proficiency. 2-3 credits of more advanced course work. Quantitative Reasoning, 3 to 6 credits Part A: 3 credits of mathematics, statistics, or formal logic. Part B:  3 additional credits in quantitative reasoning.  Natural Science, 4 to 6 credits Humanities/Literature/Arts, 6 credits Social Studies, 3 credits Ethnic Studies, 3 credits UFRB 5/12/2008

UC Berkeley: Physics for Future Presidents Os tópicos mais importantes e interessantes da física, enfatizando a compreensão conceitual em lugar da matemática, com aplicações a atualidades. Os tópicos abordados variam e podem incluir energia e sua conservação, radioatividade, física nuclear, relatividade, lasers, explosões, terremotos, supercondutores e física quântica. http://webcast.berkeley.edu/course_details.p hp?seriesid=1906978373 UFRB 5/12/2008

Características da Formação Geral Garante educação muito além da área de especialização, atendendo a demandas da sociedade (americana) Proporciona vivências justamente em assuntos nos quais os estudantes não as buscariam Motiva os estudantes colocando-os já no início do curso em contato com grandes problemas do mundo contemporâneo (não de sua área de especialização) Estimula a convivência entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento: Diversidade Permite adiar a decisão sobre carreira Otimiza recursos das instituições UFRB 5/12/2008

Formação Geral e competitividade The World Business/INSEAD Global Innovation Index 2007 1 US 2 Germany 3 UK 4 Japan 5 France 6 Switzerland 7 Singapore 8 Canada 9 Netherlands 10 Hong Kong 11 Denmark 12 Sweden 13 Finland 14 UAE 15 Belgium 16 Luxembourg 17 Australia 18 Israel 19 South Korea 20 Iceland 21 Ireland 22 Austria 23 India 24 Italy 25 Norway 26 Malaysia 27 Spain 28 New Zealand 29 China 30 Kuwait 31 Estonia 32 Czech Republic 33 Chile 34 Thailand 35 Slovak Republic 36 Hungary 37 Mexico 38 South Africa 39 Portugal 40 Brazil http://www.worldbusinesslive.com/sea rch/article/625441/the-worlds-top- innovators/ UFRB 5/12/2008

Formação Geral e produção científica Dos países na frente do Brasil (e quase todos os próximos), Somente a Rússia não propõe Formação Geral no seu sistema universitário UFRB 5/12/2008

Formação Geral e o Brasil Universidades sempre se comportaram como confederações de faculdades com fim estritamente profissionalizante Reforma Universitária de 1968 Importação mal feita do modelo americano Ciclos básicos dos anos 70 UFABC (tecnológica) Documento da Academia Brasileira de Ciências recomendando a implantação de disciplinas de Formação Geral nos curricula brasileiros ReUni: excelente oportunidade real para a implantação do conceito de FG no Brasil UFRB 5/12/2008

Afinal, para que seve um curso de graduação? O mundo mudou desde que desenhamos nosso sistema de educação superior, mas o Brasil parece em geral congelado no final do século XIX Educação para o século XXI Precisamos formar uma elite intelectual letrada, cidadã e que possa encarar os desafios que vêm por aí Por que confundimos graduação com adestramento profissional? UFRB 5/12/2008

Gostei disso. E agora?... Por onde e como começar? Revisão curricular radical Identificar o que é realmente fundamental na formação “Limpar” horas-aula excessivas em disciplinas de especialização precoce Propor disciplinas de Formação Geral não é fácil Como motivar professores? Como motivar os estudantes? “Perda de tempo” x “letramento” Escolha da formação profissional deve depender do desempenho nas disciplinas de Formação Geral Como conciliar as expectativas da sociedade com uma formação melhor e mais eficaz? UFRB 5/12/2008