Campanha de Prevenção DST/Aids.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
Advertisements

O que sei sobre SIDA? Questionário
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
DTS/Aids/Hepatites Virais
Ampliação do acesso ao diagnóstico do HIV
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Estudo de prevalência de base populacional das infecções
DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DE EPIDEMIAS CONCENTRADAS
DST/AIDS e População Negra
Saúde e Prevenção nas Escolas
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
Recrutamento do protocolo HVTN 502 Estudo Step
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
“Considerações sobre Comportamento Sexual da População Brasileira - Mudanças Recentes” Pesquisa sobre Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira.
Procure na SMS dos Municípios os Locais da Campanha 22 novembro a 01 Dezembro de 2012.
Fórum Saúde da Mulher século XXI
Fórum Saúde da Mulher no Século XXI
Fórum Saúde da Mulher no
Histórico 20/04/ º Encontro de Prevenção as DST/AIDS/Hepatites nas Empresas do Guarujá. Proceder à pesquisa que tenha por finalidade avaliar o.
O HIV/SIDA em Moçambique Maputo, Março de PNC ITS/HIV/SIDA - MISAU
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
Mario E. Piscoya Díaz Helder dos Santos Augusto CEDEPLAR - UFMG
Dados Epidemiológicos
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Lucia Mardini | DVAS.
Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância em Saúde
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
MANEJO CLÍNICO BÁSICO DAS DST-HIV-AIDS
Metas Gestão e Desenvolvimento Humano e Institucional.
Orientações aos Profissionais de Saúde
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
Impactos da AIDS entre Adolescentes e Jovens.
Infecção pelo HIV no Brasil Evolução dos Indicadores Epidemiológicos
I SEMINÁRIO AIDS UM DESAFIO MISSIONÁRIO DE SETEMBRO DE SÃO PAULO - SP
Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista
Estudio de caso sobre abogacía: formando a la opinión pública, campaña de homosexuales, de Brasil.
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
A juventude e a sexualidade
ESTIMA-SE QUE HÁ 33 MILHÕES DE PESSOAS COM HIV NO MUNDO.
Casos de aids Cerca de 42 mil casos novos por ano Taxa de detecção em torno de 22 casos para cada 100 mil habitantes Ano de diagnóstico CasosTaxa de detecção.
casos novos de aids por ano
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Analise da realidade das DST no Brasil
Epidemia Concentrada 506,499 casos de AIDS de 1980 até julho/2008 Taxa média de casos/ano Estima-se que cerca de 630 mil pessoas entre 15 a 49.
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
Aids no Brasil 1980 – 2008 Novembro, 2008.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
O Homem e as DST/Aids Prof. Bruno Barbosa.
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação no Programa Nacional de DST/AIDS Mariângela Simão Programa Nacional de DST/Aids Secretaria de Vigilância.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
DSTs Doenças Sexualmente Transmissiveis
Monitoramento do Plano Nacional de Enfrentamento do HIV. Gays e a Política de descentralização de recursos (editais/PAM e Projetos Comunitários)
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Panorama das DST no Brasil
Epidemia da AIDS Discutir como o conceito de vulnerabilidade pode nos auxiliar para repensar práticas de prevenção e promoção de saúde.
VALE SONHAR.
“Estudo sobre as Respostas Empresariais Brasileiras ao HIV/Aids. 2012” Iniciativa do Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS (CEN AIDS)
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
1 De Dezembro Dia Mundial Da Luta Contra a AIDS. A AIDS A AIDS, mais do que uma doença é uma grave questão social, pois grande parte dos indivíduos infectados.
Secretaria de Estado da Saúde Panorama da sífilis, HIV e hepatites virais B e C Gerência de DST/Aids/Hepatites Virais Eduardo Campos de Oliveira.
“Discutir a isenção de ICMS para os preservativos” 05/07/2012 Objetivo: PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.
Transcrição da apresentação:

Campanha de Prevenção DST/Aids. Carnaval 2010

Mulheres jovens Jovens gays De 16 a 24 anos Público

Dados Epidemiológicos

A epidemia cresce entre meninas… Na faixa etária de 13 a 19 anos o número de casos de aids é maior entre as mulheres jovens. A inversão apresenta-se desde 1998. Em 1986, a razão era de 15 casos de aids em homens para cada caso em mulheres, e a partir de 2002, a razão de sexo estabilizou-se em 15 casos em homens para cada 10 mulheres. Fonte: Boletim Epidemiológico – PN-DST/AIDS 2009

HSH jovens são mais expostos… Entre homens que fazem sexo com homens ocorre uma tendência de estabilização. Entretanto, na faixa etária de 13 a 24 anos, há um aumento na proporção de casos de aids. Entre jovens do sexo masculino, na categoria de exposição sexual, há maior transmissão em homossexuais (34%) Fonte: Boletim Epidemiológico – PN-DST/AIDS 2009

Homens Jovens de 13 a 24 anos de idade Homens Jovens de 13 a 24 anos de idade. A principal forma de transmissão é homossexual. Fonte: Boletim Epidemiológico – PN-DST/AIDS 2009 Dados preliminares para os últimos 5 anos.

Dados Comportamentais

Uso do preservativo Apesar de usarem mais o preservativo, o uso não é consistente. Além disso, jovens têm mais parceiros casuais. Depois da primeira relação sexual esse uso cai de 61% para 50% nas relações casuais. Entre as mulheres jovens sexualmente ativas, somente 34% delas usaram preservativo em todas as relações casuais. Entre os homens jovens, 58% afirmaram ter usado o preservativo em todas as relações sexuais com parceiros ou parceiras casuais. É nessa faixa etária que se registra o maior número de parceiros casuais: 15% dos jovens tiveram mais de cinco parcerias eventuais. Uso do preservativo Fonte: PCAP 2008

Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009 O que pensam os jovens… Em relação à prevenção: Existe ainda um distanciamento dos jovens em relação às doenças: “não vai acontecer comigo”. Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009

Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009 O que pensam os jovens… Em relação ao preservativo: O não uso do preservativo está relacionado principalmente a “quebra do clima”. O jovem quer aproveitar o máximo de tudo o que a vida pode oferecer. Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009

Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009 O que pensam os jovens… Em relação ao teste: A recusa em realizar o exame está relacionada ao medo: não saber que tem o HIV é melhor, a ansiedade em relação a adoecer leva a negação da possibilidade de ter o vírus; Muitos jovens não sabem da existência do teste, muito menos do teste rápido. Pesquisa de Grupo Focal – Praxian, 2009

A Campanha

Objetivos Estimular o uso do preservativo. Estimular a realização do diagnóstico de HIV.

Estratégia: Dividir a veiculação em dois momentos: Antes do carnaval: campanha de prevenção. Depois do carnaval: campanha de testagem.

Antes do Carnaval:

Hot Site

Depois do Carnaval: