Saúde e Prevenção nas Escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Advertisements

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
DTS/Aids/Hepatites Virais
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretário Nacional de Juventude
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
1.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Educação Permanente em Saúde :
PRINCIPAIS DESAFIOS E AGENDA DE ENFRENTAMENTO Implementar a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens em 100% dos municípios; Superar.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE – Instituído pelo Decreto Presidencial
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE – Prof. Cezar Tchaikovski
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica casos notificados; pessoas.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
Programa de Controle da Hanseníase
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

Saúde e Prevenção nas Escolas Estratégias: Sensibilizar gestores/as de educação e de saúde para implantação do SPE; Estimular a implantação de uma política de promoção da saúde e de educação preventiva nos sistemas de ensino de todo o país de forma articulada com o Sistema Único de Saúde (SUS); Estimular o debate e a reflexão sobre questões relativas a sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva, direitos humanos, diversidade sexual, relações de gênero e cidadania; Ampliar as ações de prevenção das DST/Aids na educação básica em articulação com os serviços de saúde.

Gestão do SPE Descentralizada, por meio da constituição de grupos de trabalho e/ou grupos gestores intersetorais, nas três esferas de governo. Grupo Federal; Grupos Estaduais; Grupos Municipais.

SPE – contexto atual

Inserção no Programa Saúde na Escola Instituído pelo Decreto 6286 – 05/12/2007 contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde; Publicação da Portaria para adesão dos Municípios ao PSE

AÇÕES Divididas em 5 COMPONENTES: Avaliação das Condições de Saúde; Promoção da Saúde e Prevenção; Educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens para o Programa Saúde na Escola; Monitoramento da Avaliação da Saúde dos Estudantes; Monitoramento e Avaliação do Programa Saúde na Escola;                                                                

Componente 2 - Promoção da Saúde e Prevenção 2.1. Ações de Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável 2.2. Promoção das Práticas Corporais e Atividade Física nas Escolas 2.3. Educação para a Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva e Prevenção das DST/AIDS 2.4. Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas 2.5. Promoção da Cultura de Paz e Prevenção das Violências

Saúde e Prevenção nas Escolas Compromissos: Fortalecer o SPE no “novo” cenário político de interfaces entre as ações de educação e saúde no Brasil; Favorecer o desenvolvimento de estratégias conjuntas entre as secretarias estaduais e municipais de educação e de saúde; Incentivar a inclusão das temáticas relativas à prevenção e promoção da saúde nos projeto político-pedagógico das escolas; Constituir rede de referência em saúde para atuar em parceria com educação no acolhimento das demandas dos/as jovens; Incentivar a participação das universidades para garantir a formação continuada de profissionais de saúde e educação; Realizar o monitoramento e a avaliação das ações do projeto.

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE Compromissos: Ampliar o número de escolas e de serviços de saúde desenvolvendo ações articuladas; Ampliar o número de municípios com Grupo Gestor constituído, priorizando os municípios com PAM; Ampliar o acesso aos preservativos; Sensibilizar os grupos gestores para inclusão dos jovens vivendo com HIV/aids nesse espaço de gestão do SPE; Ampliar a participação de jovens vivendo com HIV/aids nos grupos gestores; Fortalecer a discussão de temas no desenvolvimento das ações: relações de gênero; enfrentamento do racismo, homofobia, viver e conviver com HIV/Aids, drogas, entre outros;

Agenda do SPE para 2009 Inclusão de ações com jovens vivendo com HIV/aids Fortalecimento da participação juvenil (guia formação, articulação em rede); Formação de Profissionais de Saúde, Educação e jovens (Encontros Regionais); Dinamizadores locais - apoiar os grupos estaduais no planejamento, implantação, monitoramento e avaliação das ações do SPE; Ampliação do acesso aos preservativos; Integração com agendas de outros planos: feminizacão, gays e outros HSH

Encontros Regionais do SPE Objetivos: Promover o intercâmbio de experiências de implementação do SPE; Identificar os fatores de êxito e desafios na implementação do SPE; Ampliar a formação dos membros dos GGEs; Colaborar para o planejamento e monitoramento de ações para o biênio 2009/2010;

Jovens vivendo com HIV - SPE Interlocução permanente do GTF com a RNJVHA +; Revisão, impressão e distribuição do guia de jovens contemplando a temática sobre viver com HIV; Participação de representante da RNJVHA + na formação dos dinamizadores regionais; Participação de jovens vivendo com HIV nas oficinas regionais do SPE para fortalecer a discussão, as ações estratégicas no planejamento dos estados e ampliar a representação dos jovens vivendo com HIV/aids nos grupos gestores.

Ações apoiadas Encontros Regionais/Nacionais de Jovens Vivendo (OSC) Escuta de demandas de Jovens+ no GT Prevenção Posithiva Saber Viver Jovem (2007) Participação de jovens vivendo nas discussões do consenso

Ações realizadas Campanha 1 dezembro

Obrigada! Nara Vieira Email: nara.vieira@aids.gov.br (61) 3448-8073 Isabel Botão E-mail: isabelc@aids.gov.br (61) 3448-8086