PREVISÕES ESTOCÁSTICAS PROGNÓSTICO CLIMÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ondas na previsão climática
Advertisements

Francisco Vilar Brasileiro
Comentário: Interpretando o Resultado do Prognóstico Climático Expresso em Tercis Versão de10/3/ :35 Curso de Gestão do Risco Climático no Setor.
Previsão Climática na FUNCEME: Histórico e Perspectivas Futuras
COORDENAÇÃO -GERAL DE DESENVOLVIMENTO E PESQUISA PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL DO INMET NOVEMBRO DE 2007.
PREVISÕES DE DEMANDA Correa e Correa, pag. 250; Slack, pag. 717.
Alterações Climáticas
PREVISÕES DE DEMANDA PROF. PAULO ROBERTO LEITE
Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2009
Operação de Reservatórios
MELHORAMENTOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM CISTERNAS NO NORDESTE SEMI-ÁRIDO.
IMPACTOS DO AQUECIMENTO GLOBAL NO ARROZ IRRIGADO DO RIO GRANDE DO SUL
ZCIT.
METEOROLOGIA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS Fórum Agronômico/OCEPAR Setembro/2012 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO.
Luiz Renato Lazinski TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS OCEPAR Meteorologista
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Transporte de Sal e de Energia no Canal do Espinheiro (Ria de Aveiro)
Previsão da qualidade do ar para Portugal
Otimização na Administração de Materiais
Previsão Climática Prof. Dr. Ruibran dos Reis
TR Consultoria em Mudanças Climáticas – Previsão Hidrometeorológica
Secção de Ambiente e Energia Instituto Superior Técnico
Previsão de consumos a curto prazo
O problema da previsão de consumos Cláudio Monteiro
Mercado de Trabalho no Brasil
CAPÍTULO 1 Continuação – Impactos Globais dos ENOS
Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SP SOJA Agritempo
ANÁLISE DE RISCO E TENDÊNCIA CLIMÁTICA DEFESA CIVIL DE SÃO PAULO JANEIRO DE 2012.
IMPACTO DA CIRCULAÇÃO OCEÂNICA DE GRANDE ESCALA NA MODELAGEM DE DISPERSÃO DE ÓLEO EM ESCALA DE BACIA. Autores: Luiz Paulo de Freitas Assad Orientadores:
Correspondência entre Pontos no Seguimento de Movimento em Imagens
Projeto Meteo Escola: Localização: Fenómeno Meteorológico Estudado:
Maria Aparecida Fernandes Ferreira APLICAÇÃO DE UM MODELO PROBABILÍSTICO CLIMÁTICO PARA O TRIMESTRE MAR-ABR-MAI/2005 PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO INSTITUTO.
Raquel Ramos Pinho, João Manuel R. S. Tavares, Miguel Velhote Correia
Séries Temporais: Projeções
SÉRIES TEMPORAIS.
GESTÃO DE DEMANDA E CAPACIDADE INSTALADA
Tendências climáticas Junho/2014 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA.
Ferramentas para Previsão de Eventos Meteorológicos Extremos e Aplicações em Inundações Urbanas, Deslizamento de Encostas e Impactos Sócio-Econômicos Recife.
 Estatísticos Fernando e Amauri.  Ex-colaboradores da CPFL.  Curva de Carga, Previsão de Demanda e Gestão de Mercado.  PhD. Miguel Taube.  Modelagem.
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMDEF Simulação de Gerência De Finanças Marketing B2B Mkt & Logística.
Gerência de Monitoramento e Hidrometria – GEMOH/AESA
1 Mudanças Paleoambientais INTRODUÇÃO AO CURSO. Desde sua criação, a Terra sempre esteve em constantes mudanças de temperatura, em ciclos de milhares.
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
DETECÇÃO DE POSSÍVEIS “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM SÉRIES HISTÓRICAS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL Gabriel Blain Estudo de caso: Campinas-SP (1890 a 2005)
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA
1 Condições hidrológicas e de armazenamento da Bacia do Rio Paraíba do Sul: Até 05/02/2015 Apresentação para o GTAOH 05 - Fevereiro ONS.
Beja Localização relativa Localização absoluta Mapa de Localização
Áreas de atuação Análise do Comportamento Dinâmico de Equipamentos Rotativos através de Medição e Processamento de Sinais Desenvolvimento de Sistema de.
OCEANOGRAFIA.
Classificação Climática
PREVISÃO CLIMÁTICA JUL, AGO e SET/2015 Mário Quadro / Camila Cardoso – Meteorologistas CTMET/IFSC CVII FÓRUM CATARINENSE DE DISCUSSÃO CLIMÁTICA.
CENÁRIOS DO MERCADO DE LÁCTEOS. ÚLTIMOS 10 ANOS AUMENTO MÉDIO DE 2,3%
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Teoria Quase-Geostrófica
Transporte de material particulado originado em queimadas na Amazônia durante Setembro de 2004 Carlos Pires Paulo Artaxo,
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
1 PREVISÃO DE DEMANDA. 2 Previsão da Demanda É essencial para o planejamento estratégico das empresas, seja em vendas, produção, logística, materiais,
OFICINA TÉCNICA: MONITORAMENTO, ALERTA E ALARME Sistema de Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina Frederico de M. Rudorff Gerente de Monitoramento.
… o tempo é o objecto de estudo de várias ciências.
Projeto Componente 2 Avanços tecnológicos... Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SPS AGRITEMPO Fábio Marin Embrapa Informática Agropecuária.
Apresentação sobre Modelagem Climática André Luiz Miranda Silva Zopelari Lúcia Xavier Félix.
Mudanças Climaticas Globais Reinaldo Haas. Glaciação.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS LABORATÓRIO ASSOCIADO DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA APLICADA Modelagem Computacional de base Empírica - Autômatos.
AVALIAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO DO SATÉLITE TRMM PARA A BACIA DE CONTRIBUIÇÃO DA UHE ITUMBIARA (GO) Alunos: Marcelo Pedroso Curtarelli,
REUNIÃO DE ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA Trimestre JJA/2016 Apresentador: Dr. Gilvan Sampaio - CPTEC/INPE Cachoeira Paulista, 23 de maio de 2016.
Atualizações no modelo numérico de mudança climática Eta da representação da cobertura da terra no Nordeste do Brasil Padrões e Processos em Dinâmica de.
Transcrição da apresentação:

PREVISÕES ESTOCÁSTICAS PROGNÓSTICO CLIMÁTICO Coordenação de Desenvolvimento e Pesquisa (CDP) Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

PREVISÃO ESTOCÁSTICA DE SÉRIES TEMPORAIS PROJEÇÕES NO TEMPO Objetivo: Entender o comportamento da série cronológica visando projeções futuras (previsão a curto, médio ou longo prazo), analisando a série histórica e o mecanismo (processo) que a gera.

MODELAGEM (HOLT-WINTERS versus ARIMA): CLIMATE PREDICTABILITY TOOL IDENTIFICAÇÃO ESTIMAÇÃO DIAGNÓSTICO CLIMATE PREDICTABILITY TOOL Avaliar a previsibilidade da precipitação para cada trimestre usando o campo médio da temperatura à superfície do mar (TSM).

ALGUMAS COMPARAÇÕES ENTRE PREVISTO E OBSERVADO PARA A REGIÃO SUL CASO DA PREVISÃO PARA O TRIMESTRE ND/2007-J/2008

2- VALIDAR ESTAS PREVISÕES OBTENDO SKILL OBJETIVOS FUTUROS 1- REALIZAR PREVISÕES MENSAIS, TANTO PARA TEMPERATURAS MÁXIMAS, MÍNIMAS E MÉDIAS E PRECIPITAÇÃO. 2- VALIDAR ESTAS PREVISÕES OBTENDO SKILL 3- TENTAR APROXIMAR CADA VEZ MAIS AS INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS COM INTERESSES DOS USUÁRIOS

OBRIGADO