A próxima geração de políticas de coesão: ponto situação das negociações comunitárias e próximos passos.

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Transcrição da apresentação:

A próxima geração de políticas de coesão: ponto situação das negociações comunitárias e próximos passos

Política de Coesão 2014-2020

Propostas apresentadas pela Comissão Europeia

Política de Coesão da EU - Missão e Objectivos Redução das disparidades entre regiões, reforço da coesão económica, social e territorial tal como previsto no artigo 174 do Tratado. Contribuição para a Estratégia Europeia para Crescimento inteligente, sustentável e inclusivo OBJECTIVOS Investir no crescimento e no emprego Reforçar a Cooperação Territorial Europeia

Propostas apresentadas pela Comissão Europeia Mudança de paradigma Focalização temática / Alinhamento dos mecanismos de apoio suportados pelos Fundos da Coesão com os Objectivos Estratégicos da UE Reforço do papel da Comissão Europeia Condicionalidades ligadas aos resultados das políticas económicas e orçamentais Enfoque na eficiência da política e no alcance de resultados – tónica na monitorização, importância da programação e da definição dos indicadores e metas

Objectivos Temáticos da Estratégia Europa 2020 Estratégia 2020: alinhamento estratégico entre a UE 2020 e a Política de Coesão Objectivo Prioridade Possíveis planos UE Crescimento baseado no conhecimento e na inovação Inovação EU Innovation Plan Educação Youth on the move Sociedade digital EU Digital Agenda Uma sociedade inclusiva com alta empregabilidade Emprego A New Jobs Agenda Competências New skills for new jobs Combate à pobreza European Action against Poverty Crescimento verde: uma economia competitiva e sustentável Combater as alterações climáticas Low-carbon Strategy Energia limpa e eficiente Energy Action Plan Competitividade Industrial Policy for the Globalization Era

Fortalecimento da Abordagem Estratégica e Reforço da programação Quadro Estratégico Comum Para todos os Fundos englobam as estratégias da UE Contrato de parceria Para todos os Fundos é decidido pela COM Programas Operacionais Cada PO pode conjugar FEDER, FSE e FC, PO FEADER e PO Pescas

Condicionalidades ex-ante Temáticas - Directamente relacionados com objectivos temáticos Gerais - Condições de eficácia horizontal (Directivas, regras comunitárias) Condicionalidades devem ser cumpridas dentro de dois anos da aprovação do contrato de parceria ou até o final de 2016 Não cumprimento das condicionalidades no momento da adopção dos PO ou dentro do prazo descrito acima constitui uma base para a suspensão de pagamentos

Condicionalidades macro-económicas Condicionalidades ao longo da execução dos PO ligadas à coordenação das políticas económicas e orçamentais Revisão dos Contratos de Parceria e dos PO Pode a Comissão assumir participação directa na gestão dos PO Suspensão de pagamentos e de compromissos dos PO

Reserva de eficiência A reserva de eficiência é de 5% da programação (excepção para Cooperação Territorial Europeia) A reserva de eficiência é estabelecida para cada Estado-Membro e por categoria de região A reserva de 5% é atribuída a cada Estado-Membro na sequência da revisão de desempenho a realizar em 2019 O rateio só pode ser usado para eixos prioritários onde o desempenho foi satisfatório (objectivos alcançados) - com base em proposta do Estado-Membro

Quadro de desempenho Centra-se na realização dos objectivos do PO Estabelece metas para o desempenho das prioridades do PO para 2022 e referências para 2016, 2018 Os referênciais para 2016 devem incluir indicadores financeiros e indicadores de realização Os referênciais para 2018 devem incluir indicadores financeiros, indicadores de realização e, quando possível, indicadores de resultado Eixos sem alcance de resultados podem ter suspensão de pagamentos e PO com níveis de desempenho não adequados podem ver reduzidas as suas dotações – correcções financeiras no encerramento

Focalização - Reforçar a Coesão Territorial Foco no desenvolvimento urbano sustentável Pelo menos 5% dos recursos do FEDER a atribuir às ações integradas de desenvolvimento urbano sustentável Criação de uma plataforma de desenvolvimento urbano Promover a capacitação e as redes de cidades e troca de experiências sobre a política urbana a nível da UE Adopção de uma lista de cidades para participar na plataforma Apoio a acções inovadoras no domínio do desenvolvimento urbano sustentável Sujeito a um tecto de 0,2% da dotação anual Lógica integrada nos investimentos Investimentos em um ou mais PO podem assumir a forma de investimentos integrados

Estratégias de Desenvolvimento Local Abordagem integrada do desenvolvimento de lideranças comunitárias locais Focalizadas em territórios sub-regionais Estratégias multi-sectoriais Lideradas por grupos de acção local compostos por representantes do sector público e privado numa base em que nenhuma das partes tenha mais de 49% dos direitos de voto Respondem a necessidades e potencialidades locais, são assentes em acções inovadoras no contexto local, dinamizadas em rede e, sempre que apropriado, promovendo a cooperação

Planos de acção conjuntos Abordagem opcional - operações executadas e financiadas com base em realizações e em resultados Adoptados pela Comissão, com base numa proposta do Estado-Membro Negociação sobre: Resultados necessários para atingir um objectivo, como a reforma do ensino "Preços" das realizações e resultados com base em montantes fixos e escalas normalizadas de custos unitários Pagamentos correspondem à realização das metas: Controlo das realizações e resultados, e não despesas pelo beneficiário Flexibilidade de práticas de gestão financeira para os beneficiários19

Cobertura geográfica Norte Centro Lisboa Alentejo Algarve TRÊS CATEGORIAS DE REGIÕES Regiões menos desenvolvidas (PIB per capita < 75% média UE) NORTE, CENTRO, ALENTEJO e AÇORES Regiões em transição (PIB per capita entre 75% e 90%) ALGARVE Regiões mais desenvolvidas (PIB per capita > 90%) LISBOA e MADEIRA A nova categoria de regiões em transição substitui as regiões em apoio transitório (phasing-out and phasing-in) Norte Centro Alentejo Lisboa Açores Madeira Algarve

Elegibilidade do Fundo Coesão 2014-2020 Fundo de Coesão para os Estados-Membros com um PIB per capita <90% Investimentos nas áreas de meio ambiente e redes transeuropeias de transportes

Limites de Apoio dos Fundos Taxas máximas de co-financiamento ao nível dos eixos dos PO 85 % para o Fundo de Coesão 85 % para as regiões menos desenvolvidas (PIB per capita no período 2007- 2009 é inferior a 85 % da média da UE e para as RUP 50 % para as regiões mais desenvolvidas 75% para Cooperação Territorial Europeia

PRÓXIMAS ETAPAS Preparação do próximo ciclo de programação As propostas estão a ser debatidas pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, com vista à sua adopção até final de 2012 Em paralelo, irão continuar as negociações sobre o quadro financeiro plurianual relativo ao orçamento global da UE. Durante 2012 e 2013 começará a preparação da nova geração de programas da Política de Coesão com o objectivo de os ver aprovados pela COM na segunda metade de 2013. Em 2014 terá início uma nova geração de Programas no âmbito da Política de Coesão A Comissão já apresentou uma proposta de afectação de 336 mil milhões de euros para os instrumentos da Política de Coesão período 2014-2020

Obrigado pela vossa atenção