Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Advertisements

José Fernandes Maio Um pilar na construção da Sociedade do Conhecimento.
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
Maio / 2006.
Projeto Teses e Dissertações Escola Nacional de Saúde Pública
Publicações Eletrônicas
Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Infraestrutura Física
ENSINO VIRTUAL – Cursos do INPI à distância: – Curso geral de propriedade intelectual em andamento (2500 vagas por edição); – Novos cursos a distância.
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
Universidade Federal de Santa Catarina
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
Arquivo e Documentação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
CVARICESU São Leopoldo - RS 03/06/2005. Ampliar e tornar mais ágil o acesso à informação científica corrente Otimizar o uso da informação Otimizar o custo/benefício.
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Propriedade Intelectual
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
BIBLIOTECA DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Biblioteca do Instituto de Física Gleb Wataghin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
MTPS 2 Roteiro para pesquisa bibliográfica na Internet.
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Biblioteca Prof. Joel Martins Faculdade de Educação UNICAMP - (BFE)
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Aula Inaugural Biblioteca
Sistema de Bibliotecas da UFU Atualizado em fevereiro de 2009.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
5º Encontro SophiA 29 e 30 de março de 2007 São Paulo-SP
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
O Portal Brasileiro de Acesso a Informações Científicas Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica, Diretoria de Programas, Capes.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos Open INPI: O INPI interativo e Virtual do Futuro Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos

A Biblioteca do INPI é especializada em Propriedade Intelectual, Inovação e Tecnologia em geral. Mantém em seu acervo fisico aproximadamente 10.000 publicações entre livros, periódicos, folhetos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e obras de referência. A Biblioteca também atua como unidade de informação do Mestrado e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação, sendo referência nacional para outros programas nacionais de pós-graduação. É uma das Bibliotecas Depositárias da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Ações 2013-2014 1. Processamento técnico de publicações em formato digital e disponibilização no catálogo eletrônico, especialmente: a) Biblioteca Depositária da OMPI; b) Dissertações do Programa de Mestrado; c) Coleções Memória Técnica e Memória Institucional; d) Materiais de apoio dos cursos presenciais e à distância realizados pelo INPI ; e) Outros documentos do Instituto.

Ações 2013-2014 2. Serviço de Referência, para fins de busca e exame de patentes, contando com os seguintes recursos eletrônicos: a) Programa de Comutação Bibliográfica - MCTI ∕ IBICT, promovendo a recuperação de documentos em mais de 100 unidades de informação em todo o Brasil ; b) Atendimento privilegiando encaminhamento dos documentos recuperados em formato digital;

Ações 2013-2014 c) Manutenção e ampliação do acesso ao Portal Periódicos CAPES (2006 – 9 bases ∕ 2013 – 12 bases), contendo textos integrais de documentos, pertencentes bases de dados de grande impacto na comunidade científica e tecnológica e com considerável número de títulos apontados pela OMPI, para fins dos procedimentos das Autoridades Internacionais de Busca (ISA) e de Exame Preliminar (IPEA). O INPI possui acesso às seguintes bases de dados: AAAS (Science), Academic Search Premier, American Chemical Society (ACS), Cambridge, JSTOR, Mary Ann Liebert, Nature, Science Direct, Scopus, SAGE, Springer e Web of Science.

d)Ações colaborativas, em conjunto com outras unidades de informação que atuam no contexto da Inovação no Brasil (MCTI, FIOCRUZ, EMBRAPA, EMBRAPII, entre outras), para intercâmbio de seus catálogos eletrônicos; e) Oferecimento de produtos e serviços (levantamento bibliográfico digital, buscas especializadas, etc.), bem como, sua expertise, como subsídios para a Inovação para outras Instituições e qualquer cidadão que busque informação no tema.

Visão 2022 1. Biblioteca do INPI como unidade de informação para a Inovação: Consolidação de rede nacional e internacional de unidades de informação em PI e Inovação, para intercâmbio de seus catálogos eletrônicos, bem como, disponibilização de produtos e serviços especializados.

Visão 2022 2. Biblioteca do INPI como espaço de convivência, comunicação e acesso à informação: a) Redimensionamento do espaço físico, bem como, renovação do mobiliário, visando permitir o conforto e usabilidade aos usuários: - Salas de estudo para grupos (pesquisadores internos e externos, estudantes, servidores e qualquer cidadão); - Arquitetura da Biblioteca, que busque a usabilidade e integração dos usuários ao espaço físico.

Visão 2022 3) Novos suportes, novas mídias: a) Espaços de mídia (para uso de computadores, imagem e som, para pesquisa, etc.); b) Serviços mais ágeis e interativos: - Mínima intervenção dos bibliotecários nos atendimentos pontuais; - Auto-atendimento para circulação de materiais; - Acesso ao acervo digital em tablets, celulares ou outras mídias.

Visão 2022 4) Biblioteca Digital Internacional de PI Atuar como referência internacional em termos de informação em PI, Inovação e Tecnologia, contando com um dos mais completos acervos especializados no mundo e privilegiando o acesso deste, através das modernas tecnologias de comunicação e informação.

Obrigado ! evanildo@inpi.gov.br