Especial Dicas de Produtividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Análise de Sistemas
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
5 – PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção
Custos ... afinal, o que é isto?
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO
UMA FERRAMENTA PARA PROJETAR OS PROCESSOS
PLANEJAR PARA EXECUTAR
Contabilidade de Custos
Treinamento Industrial
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
Repensando a Logísitica
CUSTOS.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Matérias Primas e Processos para Marcenaria
Ela oferece soluções completas e integradas em empreendimentos corporativos, desde a comercialização de escritórios nas melhores localizações, preparação.
Custeio da Produção.
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
MESTRE MARCENEIRO Saúde e segurança marceneiro.
MESTRE MARCENEIRO Controle de Máquinas
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Engenharia de Software
ESTOQUE DE DEMANDA INDEPENDENTE
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Análise e Projeto de Sistemas
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Existem no mercado diversos produtos desenvolvidos para reduzir o tempo de fabricação, garantindo a qualidade. A utilização desses produtos reflete diretamente.
Correção dos exercícios
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
Cuidado com as mãos.
Fases do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Atraso de obra, um problema crônico brasileiro? Eng. Clémenceau Chiabi Saliba Júnior Belo Horizonte – MG, 28/08/2014.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
CUSTOS EM RESTAURANTES
SERRAS CIRCULARES.
Controle de estoque.
Controle, custo e dimensionamento dos estoques
Pré-sinterização ativada por plasma
Apontamentos de aula Elementos de máquinas I
CUSTOS Profª Ana Cristina Reginaldo.
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
PM564 - PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAL
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
Técnico em Administração
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
Introdução à Microeconomia
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS Este capítulo estuda como é feito o planejamento das necessidades de materiais.
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
Administração de Materiais
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Programação da Produção
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
Logística Política de Estoques.
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
Sopradora de Plásticos
Engenharia de Produtos
Tecnologia de precisão, fruto de evolução. O homem promove a evolução sem fronteiras e através de suas ações, grandes resultados e verdadeiros frutos.
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
Transcrição da apresentação:

Especial Dicas de Produtividade INTRODUÇÃO Para atingir altos níveis de Produtividade uma empresa de marcenaria deve considerar todas as etapas que envolvem desde o atendimento ao cliente até a entrega da encomenda. Veja como é possível é possível extrair o máximo de informações a fim de tornar a produção mais eficiente, enxugando custos, garantindo prazos e a máxima qualidade do produto.

Especial Dicas de Produtividade VENDA DO PRODUTO Verifique quais são as reais necessidades do cliente De acordo com o uso do produto ou ambiente serão especificados os materiais e acabamentos para o projeto. Uma linha econômica é ideal para aquele cliente que não pretende permanecer muito tempo no imóvel (recém-casados, de estudantes ou moradores que ocuparão o local por tempo pré-determinado e etc.)

Especial Dicas de Produtividade VENDA DO PRODUTO Verifique quais são as reais necessidades do cliente Em locais de uso frequente, como hotéis e espaços públicos demandam soluções mais focadas na durabilidade. Nestes casos a relação custo X benefício dos materiais e serviços deve ser justificada para o cliente, pois interfere diretamente na produtividade.

Especial Dicas de Produtividade VENDA DO PRODUTO Verifique como e onde será entregue o produto A forma e o local de entrega são preponderantes na elaboração de custos e na produtividade. Muitos marceneiros se deparam com dificuldades na hora da entrega por falta de planejamento e com isto aumentam o tempo de permanência na obra, derrubando a produtividade.

Especial Dicas de Produtividade PROJETO Verifique se existe documentação suficiente para fabricar o produto. Se a encomenda for produzida a partir do projeto de um arquiteto/decorador, é preciso conferir se todas as informações estão disponíveis. Além das medidas devem constar informações sobre ferragens, acabamentos, acessórios e etc.

Especial Dicas de Produtividade PROJETO Verifique se existe documentação suficiente para fabricar o produto. Para evitar problemas é importante que o arquiteto (ou profissional responsável pelo projeto) assine os desenhos. Caso seja necessária alguma modificação no projeto, esta também deve estar assinada.

Especial Dicas de Produtividade PROJETO A leitura do projeto muitas vezes se torna um inimigo da produtividade. Muitos profissionais encontram dificuldades para entender desenhos mal elaborados, sem medidas e especificações. A função do projetista é documentar tudo o que será necessário para a produção e o marceneiro deve estar apto a ler estes projetos.

Especial Dicas de Produtividade PROJETO No projeto devem constar todas as informações sobre ferragens, acabamentos, acessórios e etc.

Especial Dicas de Produtividade PROJETO Para facilitar a leitura dos projetos utilize as “vistas explodidas”

Especial Dicas de Produtividade PROJETO O marceneiro pode sugerir modificações na forma de construção do móvel ou a substituição das matérias primas como forma de reduzir custos mantendo a qualidade. Porém estas modificações devem ser negociadas com o cliente ou arquiteto, visando sempre a manutenção do projeto original.

Especial Dicas de Produtividade UM ALIADO DA PRODUTIVIDADE UTILIZE O PROJETO COMO UM ALIADO DA PRODUTIVIDADE

Especial Dicas de Produtividade CUSTEIO DA PRODUÇÃO Verifique quais são os custos para produzir o móvel e garantir seu lucro. CUIDADO COM A FÓRMULA Matéria-prima X 3 1/3 = matéria-prima 1/3 = mão de obra 1/3 = lucro do marceneiro

Especial Dicas de Produtividade CUSTEIO DA PRODUÇÃO Quando o valor da matéria-prima ou da mão de obra não é equivalente a 1/3 do preço final, a margem de lucro é diminuída. Neste tipo de cálculo não são considerados os custos indiretos de produção, comprometendo o lucro da marcenaria.

Especial Dicas de Produtividade CUSTEIO DA PRODUÇÃO Para garantir ainda mais precisão à Planilha de Custeio, você pode lançar 20% a mais sobre o valor das chapas e painéis. Esta correção serve para cobrir custos de perdas e sobras de material, já apontada nos programas de Plano de Corte.

Especial Dicas de Produtividade PRODUÇÃO Verifique se há meios de produzir com qualidade e segurança. Para cada equipamento existem especificações de uso e segurança a fim de se obter os melhores índices de produtividade.

Especial Dicas de Produtividade PRODUÇÃO Nas serras esquadrejadeiras devem ser utilizados discos de corte específicos para cada material (MDF, MDP, compensados e etc.) Cada disco apresenta uma geometria de corte, numero de dentes, dureza e rotação específicos.

Especial Dicas de Produtividade PRODUÇÃO É importante observar o ciclo de afiação dos discos de serra, fresas e outras ferramentas, lançando esta despesa no rateio dos custos de produção. Trabalhar com discos de serra sem afiação adequada compromete o corte e desperdiça materiais, gerando retrabalhos e prejuízos.

Especial Dicas de Produtividade PRODUÇÃO Os acidentes de trabalho também podem comprometer a produtividade. Um trabalhador afastado por acidente prejudica o andamento do trabalho, gera atrasos e despesas diversas. Cuidados com a segurança garantem o bom andamento da produção e a qualidade do serviço.

Especial Dicas de Produtividade PRODUÇÃO Existem dispositivos que podem ser incorporados facilmente aos equipamentos de marcenaria para oferecer mais segurança: - Protetores de disco (coifa) - Molas de segurança - Guia de corte paralela - Guia de corte auxiliar para sobras - Sarrafo auxiliar - Aspiradores acoplados aos equipamentos de corte

Especial Dicas de Produtividade Dicas de regulagem para serras: Use a lâmina na serra na altura certa para a operação, nunca mais alta que o necessário Verifique a precisão de deslizamento do carrinho esquadrejador para evitar vibrações - Verifique a regulagem dos batentes paralelos

Especial Dicas de Produtividade Dicas de regulagem para serras: A rotação do eixo da ferramenta deve ser compatível com a velocidade de corte Evite contra-golpes das peças que estão sendo cortadas Desligue sempre o equipamento quando não o estiver usando

Especial Dicas de Produtividade Outras dicas Nas coladeiras de borda automáticas é preciso dosar a temperatura da cola com a pressão do equipamento para evitar retrabalhos e perda de produtividade O tipo de adesivo deve ser observado de acordo com a fita utilizada e superfície de colagem

Especial Dicas de Produtividade Outras dicas A limpeza e lubrificação adequadas das coladeiras devem seguir sempre às recomendações dos fabricantes Nas tupias, o uso de gabaritos facilitam a operação e possibilitam a utilização do avanço automático (para repetição de operações)

Especial Dicas de Produtividade Por excesso de confiança ou descuido, muitos profissionais acabam abrindo mão do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), fundamentais para garantir a integridade física do marceneiro: - Protetor auricular ou abafador de ruído Óculos de proteção Máscaras