Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Advertisements

PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Rede de Produção e Comercialização dos Produtores e Consumidores do Estado do Pará RECOPARÁ Rede de Produção e Comercialização dos Produtores e Consumidores.
ESTADO DA MATO GROSSO REGIÃO NORTE REGIÃO DO ARAGUAIA
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Saúde e Prevenção nas Escolas
A Rede Ecovida de Agroecologia e o PAA
Nome do Gestor: MDS/CONAB
Projetos PAA – Doação Simultânea
Rede de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar e do Agroextrativismo no Estado da Bahia
Apresentação do Projeto
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ORGÂNICA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AJUDANDO A PRODUZIR CONHECIMENTO A ECOSERRA: Fundação: 1999 Sócios Fundadores: 20 pessoas Número Atual.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Superintendência Regional de SC
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
no Extremo Sul Catarinense
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
DESENVOLVIMENTO RECENTE E PERSPECTIVAS DA BAHIA
Plano Estratégico Regional de Turismo
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional 13 de Julho de 2010 Florianópolis - Santa Catarina CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA.
Julho de 2007.
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
Nome do Gestor: Antonio Neto Nome da Experiência: Comercialização dos Produtos para as Políticas Públicas Município/Estado: Padre Marcos - Piauí Data:
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
Apresentação da Síntese do Trabalho
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
1.
Apresentação do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA)
FUNDO BABAÇU Criado por
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
REDE DE APOIO A COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR – RECAF/MS RELATORIO DE ATIVIDADES – 2009.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
MODALIDADE* FONTE DE RECURSO LIMITESEXECUTORFORMA DE ACESSO Compra DiretaMDS/MDAR$ 8 milCONAB Individual, cooperativa e associação Formação de EstoqueMDS/MDAR$
Transcrição da apresentação:

Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso Nome da Experiência: Rede de comercialização da Produção familiar e agroecológica Município/Estado: Mato Grosso Data: 25 de novembro de 2010

- Recebeu apoio financeiro da CONAB/PNUD em 2006 e 2007 ; REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇAO FAMILIAR E AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO - A rede de comercialização teve inicio em 2005 – desdobramento da linha de ação voltada para a comercialização do GIAS (Grupo de intercambio em agroecologia de MT) - Recebeu apoio financeiro da CONAB/PNUD em 2006 e 2007 - Inicialmente coordenada pela FASE e AJOPAM - Em 2008 novo apoio da CONAB/PNUD

Abrangência ;

Região Sul: área de 71.887,20 Km² e é composta por 16 municipios. Regiões do estado: Baixo Araguaia: abrange uma área de 116.040,03 Km² e é composta por 15 municípios Baixada Cuiabana: abrange uma área de 85.369,70 Km² e é composto por 14 municípios Região Sudoeste: conhecida por Território da Grande Cáceres, formada por 22 municípios Região Sul: área de 71.887,20 Km² e é composta por 16 municipios. Região Norte e Noroeste e região médio norte ;

Objetivo da rede: -Difundir e propor políticas públicas de comercialização voltadas para a agricultura familiar e extrativista no estado do Mato Grosso. O Foco principal da Rede é a promoção do acesso da agricultura familiar agorecológica ao mercado institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Rede também tem se empenhado na viabilização de outras formas de acesso a mercados, como feiras locais e regionais, entre outros. ;

Ações desenvolvidas: - Animação da rede - contratação de animadores/as, um/a em cada região Oficinas de sensibilização de agricultores/as sobre o PAA e PNAE Oficinas de capacitação de técnicos/as sobre o PAA e Paanet - Apoio a elaboração de projetos de organizações para o acesso ao PAA nas modalidades Doação e Estoque. - Avaliação de projetos PAA Doação e estoque em execução Intercâmbios técnicos entre as experiências Estudo do potencial do mercado institucional em cada região Seminários regionais Seminário estadual da rede ;

Oficinas de sensibilização de agricultores/as sobre o PAA e PNAE ;

Oficinas de capacitação de técnicos/as sobre o PAA e Paanet ;

Avaliação de projetos PAA Doação e estoque em execução ;

Intercâmbios técnicos entre as experiências ;

; Seminários regionais

; Seminário Estadual

Seminário Estadual ;

Seminário Estadual ;

Fortalecimento e dinamização da Rede de Comercialização: PRINCIPAIS RESULTADOS: Fortalecimento e dinamização da Rede de Comercialização:   As ações desenvolvidas pela Rede contribuíram muito para dar visibilidade e valorizar o papel estratégico da agricultura familiar e da agroecologia no Mato Grosso na resistência a monocultura de soja e gado através da produção diversificada de alimentos e do extrativismo

Sensibilização das associações e cooperativas para a importância da produção diversificada de alimentos, organização da produção e estratégias diversificadas de acesso a mercados A Rede buscou, em todas as atividades desenvolvidas, sensibilizar as associações e cooperativas para a necessidade de organizarem a produção e construírem estratégias diversificadas para acesso a mercados, sendo o mercado institucional uma das possibilidades mais concretas. - O debate sobre o PAA a partir das experiências concretas e exitosas mostrou que para acessar ao programa é fundamental que haja um a produção diversificada de alimentos e que a mesma esteja organizada, pois é assumido um compromisso de regularidade e diversidade na produção.

Democratização do acesso a informação sobre o mercado institucional Operações do PAA Modalidade Doação Em 2005: 09 operações Em 2009: 110 projetos tramitados na CONAB Em 2010 (ate setembro): 68 operações Cerca de 20 milhões aplicados de 2005 a 2010

Identificação dos principais entraves/dificuldades da agricultura familiar para acessar o mercado Valorizaçao dos espaços coletivos pra o diagnostico da produçao local e as estrategias de comercializaçao

Perspectivas de continuidade da Rede de Comercialização da Produção Familiar e Agroecológica de Mato Grosso   Os resultados reforçam a importância do trabalho desenvolvido pela Rede no Estado do Mato Grosso e a necessidade de avançar na sua implementação. .Organizações de agricultores/as acessarem outros mercados além do institucional .Necessidade na continuidade nas ações com apoio financeiro para a coordenação eleita no seminário possa implementa-las

OBRIGADO! FASE Programa Mato grosso Rua 06 quadra 03 casa 18 65 3223 4615 Site: www.fase.org.br E-mail: fasecac@terra.com.br